Quem passa diariamente por aqui, PASSA!

QUAL O MELHOR VADE MECUM?

Queridos, boa tarde/noite de domingo. 

Hoje falarei de legislação de apoio, e aqui insisto em uma coisa: estudem com Vade Mecum do lado (nada de consultar ao site do planalto e dar um Ctrl+F para achar  arquivo desejado). Lembre-se: em segunda fase seu material de consulta será físico e não eletrônico (sem contar que o computador retira, e muito, a concentração dos estudos). 

Do mesmo modo, reitero: usem a mesma marca de Vade Mecum sempre, ou seja, não fiquem trocando todo ano. Usem  uma marca, entendam como o VADE está organizado e domine o seu código. Quanto mais você trocar, menos você dominará seu código e mais tempo perderá em segunda fase. 

Agora a indicação: particularmente eu sempre usei o da SARAIVA e gosto muito. Para mim é possível com esse código + legislações específicas (de Penal e internacional, especialmente) fazer qualquer prova. 

Para concursos federais, entretanto, indico o da RIDEEL (excelente) por ser mais completo em termos de legislação previdenciária e internacional. Ou seja, o da RIDEEL possui mais leis do que o da SARAIVA, sendo, portanto mais completo. 

Em que pese o da RIDEEL seja mais completo, acho um pouquinho mais desorganizado, o que não te prejudicará caso você comece a usá-lo o mais breve possível e tenha uma familiaridade com ele na data da sua prova. 

ATENÇÃO- ainda que vocês comprem o da RIDEEL, eu não dispensaria legislações específicas para a segunda fase. Acho muito arriscado comparecer em uma segunda fase só com o VADE MECUM. Eu mesmo levei todas as legislações que pude (uma específica por matéria - usava, entretanto, basicamente a de ambiental, internacional e penal; as demais ficavam inutilizadas, mas estavam lá). 


Por fim, destaco que o VADE MECUM DA RIDEEL É O PREFERIDO DE MAIS DE 50% DE NOSSOS LEITORES, o que ratifica seu caráter de maior completude. 

Feita a indicação, desejo a todos bons estudos. 

Bons estudos a todos.

Eduardo, em 14/02/2016 - atualizado em 01/03/2017

No Instagram: @eduardorgoncalves

16 comentários:

  1. Eu também sempre usei o da Saraiva após a faculdade, durante a faculdade usava os minicodigos da RT, acho até que nao tem mais. Enfim, troquei pelo método que - tem as carinhas dos professores, nao me adaptei com o tamanho e acabei cortando as matérias para usar separado, este ano volto para o Saraiva!

    ResponderExcluir
  2. Também utilizo o da Rideel e, particularmente, gosto bastante. De qualquer modo, saber usar o nosso - seja ele qual for - é imprescindível. Obrigado pelo post, Eduardo!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Eduardo, estava precisando desse post de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro o da Saraiva pelo tamanho da letra. Acho que isso faz diferença. Porém o da Rideel é mais completo.

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha o da Saraiva, mas ele tá muito estragado, por isso vou trocar esse ano para o da Rideel, só que eu n gosto muito dele por causa do tamanho, ele deve ser pesado para carregar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz isso ano passado e me arrependi. 2016 voltei para o da SARAIVA.

      Excluir
    2. foi o que eu fiz ano passado,me arrependi e EM 2016 voltei para o da SARAIVA.

      Excluir
  6. Saraiva é excelente...

    ResponderExcluir
  7. E o da JusPodivm? Alguém já testou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou pensando em adquirir este, portanto, ratifico a pergunta do colega.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Eu comecei a faculdade utilizando o da Saraiva, até conhecer o da RT, o qual adotei até então, pois achava mais organizado e a folha melhor para destacar. Mas agora, para estudar para concursos, não sei se seria o ideal. Vejo colegas indicam muito o da Rideel, mas outros que gostam da Método. Entre estes dois, qual seria o mais indicado para Magistratura Estadual?

      Excluir
  9. Adoro o verbo jurídico, acho um dos melhores

    ResponderExcluir
  10. Também gostaria de saber sobre o da editora método e da juspodium..

    ResponderExcluir
  11. Preciso saber da método tb por favor....

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!