Dicas diárias de aprovados.

SOBRE A CARREIRA E O CONCURSO DE AUDITOR FISCAL DO TRABALHO

Olá queridos, tudo bom? 
Hoje compartilho com vocês texto escrito pelo Daniel (@preparacaotrabalhista) sobre o concurso e a carreira de Auditor Fiscal do Trabalho.

Desde já agradeço ao Daniel por compartilhar experiências, bem como anuncio a você que já estamos trabalhando no edital específico para esse concurso no mesmo estilo dos demais. Será nossa estratégia para sua aprovação (aguardem). 

Vamos ao texto do Daniel. Confiram:
Falar do cargo e de como estudar para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho é algo que tenho feito diversas vezes desde que fui aprovado no último concurso realizado em 2013. Ora, o faço por meio do meu perfil no Instagram @preparacaotrabalhista, ora por meio de algumas entrevistas que já dei, ora pessoalmente a todos àqueles que se interessam pelo tema.
Inegavelmente, estudar para um concurso com 16 disciplinas de diversas áreas e com níveis de cobrança distintos não é tarefa fácil. É preciso foco no que a banca (a última foi Cespe, das outras vezes foi ESAF) exige para cada disciplina, seja na primeira seja na segunda fase. Algumas matérias exigem conhecimento profundo como é o caso de Direito do Trabalho e Segurança do Trabalho. Outras, como Economia do Trabalho, por vezes necessitam mais de uma noção geral do que um conhecimento tão denso.

Fato é: ser aprovado nesse concurso é projeto de médio-longo prazo para o qual todo postulante a AFT tem que começar o quanto antes. Quando você deve começar? Hoje, de preferência. Quando o edital sair provavelmente já será muito tarde.

As matérias já cobradas são diversas: português, raciocínio lógico, inglês, informática, economia do trabalho, sociologia do trabalho, segurança do trabalho, constitucional, administrativo, civil, penal, comercial, direito do trabalho, direitos humanos, contabilidade, administração pública, dentre outras. A depender da banca, ESAF ou Cespe, o enfoque tende a ser distinto entre elas.

Minha preparação iniciou-se com uma boa base nas matérias chave (trabalho, segurança do trabalho, constitucional e administrativo). Após isso, foi preciso trabalhar detalhadamente os conteúdos que já foram cobrados e aquelas apostas que os professores sempre fazem questão de frisar, para isso os PDFs foram essenciais.  Resolver muitas questões (50 por dia farão milagres no seu resultado final) pelo QConcursos e devorar toda legislação e jurisprudência relativa aos temas foi necessário para ir com todo aquele conteúdo decoreba bem recente na memória.

É claro que não se consegue isso do dia para noite. É preciso bastante dedicação. Foi por isso que prestei o concurso de 2010 ficando de fora por um ponto e o de 2013 no qual fui aprovado em 20o lugar. Detalhe que também prestei o de 2006, porém recém saído da universidade e sem ter estudado previamente. 

As provas são exigentes pois o concurso divide-se em duas fases. Em 2013, foram 220 itens na prova do CESPE na primeira fase. Um mês depois foram 6 questões discursivas, uma redação e um parecer técnico.

As notas de corte tendem a ser altas: 70-75% na primeira fase; 65-70% na segunda. 

E a carreira, sou suspeito para falar, é belíssima. O dia a dia da fiscalização é desgastante, porém recompensador pois concretizamos direitos fundamentais dos trabalhadores, nas mais diversas esferas. Às vezes é uma verba salarial que está sendo sonegada ou o FGTS está atrasado ou há no ambiente de trabalho um risco grave e iminente que enseja da fiscalização uma postura imediata de interditar ou embargar uma obra. 

Seja no campo, na área marítima ou na fiscalização eletrônica, sempre há algo que irá atingir, modificar e melhorar a vida de alguém que está trabalhando para seu sustento e necessitando de auxílio estatal.

Ser Auditor Fiscal do Trabalho é estar na linha de frente de um processo constante de construção da cidadania e de realização de justiça social. Brinco que é realizar quase que um "trabalho social" e ser remunerado por isso.

Bons estudos a todos. 

Eduardo 


6 comentários:

  1. Excelente depoimento! Obrigado Daniel (@preparacaotrabalhista)

    ResponderExcluir
  2. Excelente relato Daniel @preparacaotrabalhista

    Gostaria de saber se há coaching específico para este concurso. Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Aguardando ansiosamente o edital esquematizado! =)

    ResponderExcluir
  4. Lindo depoimento! Não vejo a hora! Tem previsão de quando vai sair o edital esquematizado?

    ResponderExcluir
  5. Aguardo ansiosamente o edital esquematizado!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!