Dicas diárias de aprovados.

ESTUDAR OU NÃO NESSE FINAL DE ANO?

Olá pessoal, 

Vamos a postagem do dia, e nela responderei a uma pergunta que sempre me é feita: se eu estudava nessa época de festas? 

A primeira coisa que precisam saber: estudar ou não nesse período é algo muito pessoal, então o que eu escreverei nas próximas linhas é um conselho, e somente isso. 

Nos meus estudos eu encarava essa época do ano de duas formas.

A primeira, e que é a regra, eu não estudava. Tirava esses últimos dias do ano para descansar e me programar para o ano seguinte. Relaxava mesmo, e longe dos livros. Esquecia de vez o direito. 

Mas se for para descasar, descansem de verdade, sem peso na consciência. De nada adianta não estudar se isso for te fazer mal. O descanso é normal para todos, e não é essa folguinha de uma semana que fará falta a vocês.

Atenção: usem essa semana para dar início apenas a um planejamento para 2016, ao menos comprando os livros que iniciarão em janeiro próximo. Programem-se nesses últimos dias ao menos quanto ao material de estudos para o ano seguinte. 

E mais, o descanso de final de ano deve ser de uma ou duas semanas no máximo. Mais que isso pode fazer com que você perca sua disciplina. 

Agora vamos a segunda situação, que na verdade é excepcional; E aqui falo para o pessoal que está em segundas fases ou provas orais. Esses fazem jus a NO MÁXIMO UMA SEMANA DE REPOUSO. No meu caso, quando me preparava para a segunda fase da AGU, estuei sim dia 24/12 e dia 31/12, folgando apenas dia 25 e dia 01. Lembrem-se queridos: quem está nessa fase é sangue no olho, faca na caveira, não existe cansaço, não existe indisposição, pois você pode estar perdendo a chance de passar no concurso da sua vida. Em reta final, poucos dias fazem toda a diferença.

Então o pessoal da AGU/PFN. por exemplo, tem que estudar esse final de ano, e se forem descansar, que o façam por no máximo 01 semana. 

Por fim, nesse final de ano penso que todos devem fazer uma reflexão honesta do que foi 2015. Comparem sua evolução entre o ano passado e esse, e aí decidam se continuam nessa luta ou se chegou a hora de parar. Essa reflexão tem que ser honesta, pois somente assim você saberá se dizer se está disposto a lutar pelo sonho do concurso público ou se tem outras prioridades.

Bons estudos ou descanso a todos. 

Eduardo

1 comentários:

  1. Eduardo. Muito honesta sua publicação de hoje. De fato precisamos rever nossas prioridades. Não estou em segundas fases ou oral, mas também não consegui ficar sem estudar. Pensa num peso de consciência horrível!!!!! Espero que 2016 seja um ano de muito estudo, e também de aprovações.
    Feliz ano novo a vc e todos os que colaboram para o blog (especialmente minhas musas inspiradoras do MPF... Nathalia e Hayssa).

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!