Dicas diárias de aprovados.

CONCURSO MPF - O QUE FAZER AGORA?

Muita gente me mandou email pedindo uma análise do que fiz quando saiu edital do MPF, então vou contar minha little saga aqui.

Após passar um ano apenas estudando informativos e lei seca, sem muita disciplina e diante da demora no edital da DPU (era meu sonho dourado), decidi que após o recesso de 2012 iria iniciar os estudos para MPF. Então, em janeiro de 2013 comecei efetivamente a aprender o que era Graal, o que era PFDC, a futricar o site da PGR e ver as provas anteriores.

Em um primeiro momento o que fiz? Eu reuni material. Separei os livros que usaria (um manual em cada matéria), depois filtrei, porque o edital estava para sair, as matérias que nem tinha noção e as que eu tinha dificuldade: Internacional, Direitos Humanos (por causa do viés internacional), penal e Processo penal.

Separei minhas fontes de jurisprudência: lia os informativos puros e depois confirmava no dizer o direito (e ainda confirmava mais uma vez com os da EBEJI).

Separei livro de questões, não curto muito os revisaços e etc porque gosto de ler a questão e uma explicação dela que passe de um parágrafo. Logo usei o comentários das provas objetivas do MPF da JUSPODIUM.

Imprimi as provas do 25 e 26 objetivas.

Li toda a Resolução na parte de conteúdo programático, item por item, grifando os assuntos que eu nem sabia o que era, os que eu sabia o que era mas não efetivamente sabia o assunto e os nomes estranhos de teorias estranhas.

Pronto. Meu tempo era dividido em ler os assuntos das matérias que eu não tinha noção (as que listei acima) capa a capa do livro, riscando no edital, ler lei seca, ler informativo de pelo menos um ano atrás, ler as questões objetivas no livro e de olho na parte de notícias do site da PGR para ver o que estava sendo debatido, quais os temas do momento.

Ah nathália, e as outras matérias? Graal e revisão da lei, com estudo pontual dos temas que havia destacado na destrinchada do edital que falei acima!

Esse estudo durou 6 meses até a prova objetiva! Com muita, muita revisão! Memória Fresca, eis a alma do negócio!

Passa a objetiva, fiz aquela pesquisa de vida dos examinadores e fui ver as questões subjetivas das provas passadas, aprofundei nos temas cobrados, aprofundei nos temas cobrados na objetiva que havia feito e fui ler artigos, textos dos examinadores e aprofundar o debate dos pontos destaques do edital pelo perfil da prova e pelo perfil dos examinadores. Revisando sempre meu material anotado de questões, de informativos e criando afinidade com o vademecum para não perder tempo na segunda fase.

Na prova oral minha preparação foi mais em cima de saber pelo menos o feijao com arroz de cada ponto do edital, cada conceitinho, ter eles bem em mente na caixola, sempre com aquela pesquisa marota nas notícias do site da PGR!

Hoje tivemos a publicação da Resolução do 28CPR, em breve postarei aqui as novidades ou não, em uma olhada rápida vi alterações no edital de Processo Penal e Penal, mas apenas a titulo de condensamento de ponto! 
Farei uma postagem melhor sobre as eventuais alterações e já já estará no blog!

É isso, acelerar agora que a prova pode estar bem próxima já!

bjos!

Nath

2 comentários:

  1. Poxa, mas depois de 1 ano lendo informativo e lei seca, provavelmente já tendo iniciado antes os estudos... Qualquer coisa que você fizesse iria passar, você já estava preparada!
    Parabéns pela dedicação!

    ResponderExcluir
  2. Oi Boa Noite. Eu gostei muito do poste. Acabei de sair da faculdade e confesso que fiz uma faculdade meia boca mas pelo menos agora estou tentando focar em um boomm concurso. Minha grande duvida era de faria o concurso para juiz ou pra procurador. Estou aqui pesquisando e quase me decidindo pela carreira de PR. Gostaria apenas que falasse um pouco sobre os riscos da carreira. É em relação ao material? O que recomenda por exemplo, em processo penal só tenho um livro do Fernando Capez. Não sei se este livro é o fuciente ou se preciso ter outras doutrinas. Gostaria muito que respondesse. De já agradeço pelo poste e pela resposta. Bjo

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!