Quem passa diariamente por aqui, PASSA!

DICAS E BIBLIOGRAFIA PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ- PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO DO ESTADO DO PARANÁ (MP/PR)



Caros leitores, boa tarde.Hoje foi publicado edital para o concurso do Ministério Público do Estado do Paraná (edital disponível em http://concursos.mppr.mp.br/concursos/detalhes_concurso/92). 
Ano passado fiz a prova, e fiquei em 3º Lugar na fase objetiva, mas infelizmente não pude comparecer as demais etapas, o que não me impede de dividir minha experiência com vocês. 

O concurso é dividido nos seguintes grupos:

I - GRUPO 1 - 15 (quinze) para Direito Penal, 03 (três) para Direito Eleitoral e 02 (duas) para Legislação do Ministério Público;
II - GRUPO 2 - 11 (onze) para Direito Constitucional, sendo pelo menos duas referentes à Constituição do Estado do Paraná, 04 (quatro) para Direito Administrativo, 02 (duas) para Direito Tributário, 01 (uma) para Filosofia do Direito, 01 (uma) para Sociologia Jurídica e 01 (uma) para Direito Previdenciário.
III - GRUPO 3 – 08 (oito) para Direito Civil, 02 (duas) para Direito Comercial e 10 (dez) para Direito Processual Civil;
IV - GRUPO 4 - 11 (onze) para Direito Processual Penal, 04 (quatro) para Execução Penal, 03 (três) para Direito do Consumidor e 02 (duas) para Direito Sanitário e Saúde do Trabalhador;
V - GRUPO 5 – (05) cinco para Direito da Infância e da Juventude, 04 (quatro) para Proteção ao Patrimônio Público, 03 (três) para Direito Ambiental, 03 (três) para Ação Civil Pública, Inquérito Civil, Procedimento Preparatório e Procedimento Investigatório Criminal, 03 (três) para Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e  Direitos Humanos e 02 (duas) para Habitação e Urbanismo. 

Vamos as dicas por disciplinas:

1- DIREITO PENAL- Foquei na parte geral. São 15 questões, e praticamente todas foram extraídas do volume 01 das obras de direito penal. Prova muito teórica, logo preste atenção em detalhes. 
2- DIREITO ELEITORAL- Aulas do CERS. Se você nunca estudou essa matéria, com a publicação do edital não é a hora de estudá-la, até pelo número reduzido de questões. Leia a parte Constitucional, ações eleitorais e as disposições gerais sobre crimes eleitorais que será suficiente. 
3- LEGISLAÇÃO DO MP- Passei longe, e não fez falta. 
4- DIREITO CONSTITUCIONAL- Estava com o Pedro Lenza na ponta da língua. Não li a CE, e não recomendo sua leitura (só 2 questões), pois as normas da CE, na grande maioria, são de reprodução obrigatória. 
5- DIREITO ADMINISTRATIVO-  Pelo número de questões (4) apenas revise o que já estudou. Deixe de lado tributário, previdenciário e filosofia e sociologia, pois não é hora de estudá-las
6- DIREITO PROCESSUAL CIVIL- revise, especialmente processo coletivo.
7- DIREITO EMPRESARIAL- não é hora de estudar também.  
8- DIREITO CIVIL- apenas revise. Não é hora de aprender direito civil. 
9- PROCESSUAL PENAL- estudei as aulas do Renato Brasileiro e o livro do Eugênio Paccelli. Gabaritei a prova. Revisei tudo no mês anterior a prova objetiva. 
10- EXECUÇÃO PENAL- Li a Lei de Execuções com muita atenção e foi mais que suficiente. Li dias antes da prova, e salvo engano errei apenas 1. 
11- Não estudei DIREITO DO CONSUMIDOR, SANITÁRIO e SAÚDE DO TRABALHADOR. Dessas matérias a única que sei é consumidor (estudei para outros concursos), as demais fui na coragem e na sorte. Deu certo rsrs. 
12- ECA- apenas li a lei seca com muita atenção. Tive um desempenho razoável, mas acho que compensa ler/revisar uma obra específica. As demais matérias do grupo V li pela obra do professor Cleber Masson, e foi suficiente.

No que eu focaria? R: Nas seguintes matérias, observando a respectiva ordem de prioridades: 
1- Penal. 
2- Processo Penal.
3- Execução Penal. 
4- Constitucional. 
5- Processo Civil. 
6- Processo Coletivo. 
7- ECA. 
8- Demais aspectos de direitos difusos e coletivos (ambiental, idoso, patrimônio público, etc). 

Enfim, quero dizer faltam apenas 2 meses para a prova, e é hora de revisar o que, de fato, interessa, e não aprender uma matéria nova. Lembre-se, caso deseje aprender direito civil, p. ex., são 06 obras, e você não terá tempo de estudar até a prova. 

No mais, é torcer e rezar para essa ser a sua prova. 

Att. Eduardo. 

2 comentários:

  1. Gostei muito da sinceridade que o levou ao sucesso. As vezes ficamos sem norte. Obrigado. Comecei a seguir o blog hoje e irei acompanhar diariamente e recomendar.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!