Olá amigos e leitores do blog!
Nossa postagem especial de hoje é uma SUGESTÃO de QUADRO HORÁRIO DE ESTUDOS para o ENAM.
Recomendo aos alunos estudar duas matérias por dia a fim de que as revisões posteriores dessas matérias não fiquem muito extensas, entretanto não é errado estudar uma matéria por dia caso vocês pretendam.
A melhor organização será sempre a que funciona para você.
SUGESTÃO PARA REVISÕES (QUEM JÁ ESTUDOU TODA A MATÉRIA E ESTÁ REVISANDO O CONTEÚDO JÁ VISTO) – IDEAL PARA RETA FINAL PÓS EDITAL QUANDO O ALUNO ESTÁ LIBERADO PARA INCLUIR TODAS AS MATÉRIAS EM SEU CRONOGRAMA:
* Esclarecimento: esse quadro é para quem está em fase de revisões, ou seja, já estudou toda a matéria. Caso o aluno esteja em estudo regular, ou seja, sem ter terminado as matérias, não recomendamos estudar todas as matérias de uma vez. Prefira, nesse caso, dividir seus estudos em dois ciclos. Faça um ciclo por vez (e não por semana), assim, ao terminar o ciclo 01, passe para o ciclo 2. Uma vez terminado ciclo 02, volte revisando o ciclo 01 e assim por diante até sua aprovação:
SUGESTÃO PARA QUEM ESTÁ FORMANDO A BASE - AINDA NÃO ESTUDOU TUDO:
PARA ESTUDO REGULAR, CICLO 1:
PARA ESTUDO REGULAR, CICLO 2:
** O estudo por ciclos permitirá a revisão constante dos temas, ou seja, terminando o ciclo 01 o aluno faz o 02, terminando o 02, volta para o ciclo 01 e assim até o dia da aprovação.
*** Nós preferimos o estudo por ciclos. Faríamos primeiro o C1, após o C2. Terminando o C2, voltamos para o C1 revisando e assim até conseguir a nota de aprovação no ENAM.
* Tem menos hora de estudos - adapte para sua realidade.** Consegue estudar só uma matéria por dia - não tem problema, adapte o quadro para suas preferências.*** Não estuda aos finais de semana - adapte o plano para sua realidade, aumentando os ciclos (monte 03 ciclos de estudos, talvez!).
**** Mas professor, eu não tenho tantas horas assim de estudos - meu amigo, adapte o quadro para sua realidade. Se você tem 3h de estudos, adapte para 03 horas. Se tem 4h, adapte para 4h. Tudo é adaptável e não tenho como montar um quadro para cada um dos milhares de leitores do blog. Fazemos algo geral para que o maior número de pessoas consiga usar.
Agora uma dica extra:
APROVEITE E BAIXE AQUI OS GRÁFICOS E ESTATÍSTICAS DO ENAM - ELES PODEM TE AJUDAR MUITO.
No mais, bom domingo.
Eduardo, em 24/11/2024
No instagram @eduardorgoncalves
Eduardo, como aprovado, eu posso dizer que talvez seja uma perda de tempo estudar humanística para o ENAM. Para essa matéria eu pegaria somente o material do dizer o direito que disponibilizam uma semana antes da prova. Estudar essa matéria integralmente não tem custo beneficio. De resto, é muita lei seca e jurisprudência.
ResponderExcluirPor fim, é importante destacar que a FGV detém um alto grau de repetição nas questões. Então, fazer muitas questões, e utilizar tabela de incidência - certas plataformas disponibilizam, como o legislação destacada - pode ser um grande diferencial para essa matéria. Eu utilizo essa estratégia na FGV, e estou colhendo bons frutos.
Abraço.
Acredito que estudar jurisprudência somente um dia da semana é um grande erro. As provas da FGV estão cada vez mais jurisprudencial. Além disso, acredito que seja um erro dedicar tempo de estudo para humanística. Somente aquele material do dizer o direito - na semana da prova - é o suficiente.
ResponderExcluirVocê é incrível, Eduardo! Obrigado, mestre.
ResponderExcluirNa hipótese de formação da base, deixaria as demais matérias cobradas (ex. tributário) para depois do ENAM? Obrigado pelo trabalho, abraço.
ResponderExcluir