Dicas diárias de aprovados.

GRÁFICOS DO ENAM - COMO TRAÇAR SUA ESTRATÉGIA A PARTIR DAS ESTATÍSTICAS DO ENAM

Olá meus amigos, tudo bem? Eduardo quem escreve. 

Vamos ver algumas estatísticas da prova do ENAM. 

Gráfico 01 - Divisão de questões. 


Esse gráfico nos ajuda a definir a primeira estratégia: 
* priorizar as matérias com mais questões, especialmente constitucional, processual civil, civil, penal e administrativo. 
* em segunda ordem de relevância estão as matérias de humanística/humanos e direito empresarial. 

Agora vamos para o gráfico 2: fonte de estudo necessária para acertar a questão. 


Esse gráfico nos diz muita coisa: 
* A lei seca, ainda que cobrada na forma de casos concretos, é o grande destaque e sempre vai ser. Nosso direito é de origem romana, logo legalista, de forma que claro que a lei deve ser a principal abordagem. Sentido não faria se fosse de outra forma. 
Eu leria a lei seca todos os dias, como li durante toda minha preparação. 
Nosso direito, frisa-se, tem base legal, então em qualquer prova de concurso a lei será o destaque. No ENAM não tinha como ser diferente (e eu avisei a todos). 

** A jurisprudência consolidada (a prova foi repleta de jurisprudência consolidada - teses de repercussão geral e súmulas - e eu avisei que assim seria) é muito relevante. Leria jurisprudência ao menos em um turno dos meus estudos durante a semana. Exemplo: 4h de jurisprudência aos finais de semana ou 30min por dia de juris. 

*** Doutrina - já escolheria a doutrina que vou usar para o concurso fim, ou seja, o material base que vou usar nas etapas locais seria o mesmo que usaria para o ENAM. A doutrina nos dará lei e jurisprudência, então uma fonte doutrinária é indispensável para a Magis. Lembre-se: UMA FONTE DOUTRINÁRIA (não é duas, três ou quatro materiais por disciplina - é UMA FONTE POR MATÉRIA). 

Certo amigos?

Eduardo, em 16/4/24
No instagram @eduardorgoncalves










1 comentários:

  1. Muito obrigada pela postagem. Eduardo, eu vi um cursinho falando que essa prova pode mudar, por exemplo: eles fizeram um apelo para que a ENFAM e os demais envolvidos fizessem a prova mais teórica e voltada para a questão da vocação. Você acha que para a prova de outubro tem a possibilidade deles mudarem isso ou será que se trata apenas de uma especulação? Vejo que eles falam que não dá para confiar na banca porque eles dizem uma coisa e fazem outra e que talvez na próxima, em razão da forte rejeição eles mudem…

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!