Dicas diárias de aprovados.

RESUMO - CRIMES DE COLARINHO BRANCO, AMARELO, VERDE, ROSA e AZUL

Fala pessoal, tudo bem? 

Hoje vou trazer um resuminho para vocês sobre os conceitos de CRIMES DE COLARINHO BRANCO, AMARELO, VERDE, ROSA, AZUL, BRANCO E VERMELHO. Muitas questões de provas envolvendo esse tema vocês vão acertar só com a lei seca. 


Vamos lá: 

Colarinho branco: a expressão se relaciona com a cor do colarinho das camisas dos executivos. São delitos praticados pelas camadas mais altas da sociedade e que, em regra, ficam impunes. São crimes não violentos, como os crimes financeiros e delitos de corrupção. 

Colarinho azul: a expressão colarinho azul se relaciona com os uniformes de empregados americanos. “são aqueles delitos praticados, em regra, por pessoas desfavorecidas, em locais supervisionados pelo Estado, sendo assim reprimidos pelos órgãos de controle, uma vez que não possuem requintes em sua preparação e execução” (Vinicius Marçal). 

Colarinho verde: expressão relacionada aos crimes ambientais, como os grandes desmatamentos, que não chegam ao conhecimento estatal. 

Colarinho amarelo: são os crimes praticados por funcionários públicos, mas que não chegam ao conhecimento estatal, como os de tortura ou corrupção passiva.  

Colarinho rosa: são crimes com caráter homofóbico que não chegam ao conhecimento estatal.

É isso gente. 

Bons estudos. 

Eduardo, em 8/1/23

No instagram @eduardorgoncalves

1 comentários:

  1. Resolvi todas as questões de Criminologia do Qconcursos. Colarinho branco cai muito. Colarinho azul e amarelo só vi caírem uma vez. Acho que nesta questão para perito também tinha colarinhos verde e rosa, mas não eram o gabarito.

    As taxas de subnotificação criminal são importantes indicadores do nível de vitimização de determinada sociedade. Entende-se por cifra amarela – casos em que as vítimas sofrem algum tipo de ilegalidade praticada por servidor público, mas que deixam de denunciar o fato por temor de represália (Legista - PCSP 2022 - VUNESP).

    No julgamento da Ação Penal n° 470 no Supremo Tribunal Federal, que ficou popularmente conhecido como “Caso do Mensalão”, o Ministro Luiz Fux valeu-se destas expressões em seu voto: “[...] o desafio na seara dos crimes do colarinho branco é alcançar a plena efetividade da tutela penal dos bens jurídicos não individuais. Tendo em conta que se trata de delitos cometidos sem violência, incruentos, não atraem para si a mesma repulsa social dos crimes do colarinho azul.” Diante do exposto, no que tange aos “crimes de colarinho branco”, para representar a situação de impunidade provocada por omissão ou falta de comunicação e registro de condutas criminosas, nas quais o poder político e econômico pode vir a fomentar elevado grau de impunidade, as expressões do Ministro Luiz Fux se referem à Cifra dourada (Delegado - PCSP 2022 - VUNESP).

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!