Dicas diárias de aprovados.

COMO ENCARAR O MEDO E ALCANÇAR A APROVAÇÃO!

Olá pessoal!


Quando estudamos para concursos, enfrentamos alguns obstáculos. Conversando com alguns alunos, me falaram sobre o medo na preparação para os concursos!


Portanto, trouxe esse tema para tratar com vocês!


Quando você se prepara para os concursos, você tem medo? Ou se você não iniciou seus estudos, você não começou por conta do medo?

Rafael, que medo seria esse?


O medo da reprovação! O medo de fazer uma prova e se sair mal! O medo de estudar por alguns anos e não alcançar o resultado esperado!


É natural sentirmos medo do novo, de uma rotina nova, de um projeto como é a preparação para concursos públicos!


Eu, quando comecei a estudar para a Defensoria, que era a carreira que escolhi e me identifiquei quando fiz estágio, pensava se o mundo dos concursos seria para mim!


Estudar para concursos é passar por altos e baixos! Nos dias de alto rendimento, que eu me sentia bem, estudava tudo que gostaria, acertava várias questões, eu me sentia confiante e acreditava que era questão de tempo, que uma hora o cargo sonhado chegaria!


Em outros dias, a insegurança era grande, a rotina não rendia bem e eu contava com o apoio de familiares, amigos, para continuar seguindo em frente, duvidando que um dia eu chegaria lá! Esses dias difíceis eu pensava: o que vai ser de mim se nunca passar?


Vocês vão estranhar agora o que vou falar, mas o medo é bom! Na sua função primordial e biológica, o medo está ligado à parte do nosso cérebro que é instintiva, que nos faz afastar de situações desconhecidas, potencialmente perigosas e que possam representar uma ameaça à nossa sobrevivência.


Basta pensar nos primórdios da humanidade! Você sentia medo de alguma situação suspeita e conseguia fugir de algum predador, sobrevivendo na época das cavernas!


Entretanto, dizem os especialistas nessa área da psicologia e neurociência, que o medo em excesso pode atrapalhar nossa vida, seja no aspecto relacional, social e psicológico.


Pense comigo: qual o seu maior medo? Começar a estudar para concursos sem saber o que vai sair desse projeto? Ou, o medo de fazer o que não gosta pelo resto da vida? O medo de continuar aonde está?


O meu maior medo era ter que trabalhar 14 horas por dia em um escritório, sem estabilidade, aguentando a pressão de chefe, clientes, etc. Eu tinha medo de não poder ter a vida que gostaria, com um mínimo de conforto para mim e para minha família!


Eu acredito que você, que está estudando ou pensa em começar a estudar, também possui esse medo de ficar estagnado! De permanecer parado e insatisfeito.


O medo que eu tinha de uma vida de escritório de advocacia me fez me lançar no mundo dos concursos e fazer o meu melhor, estudando com disciplina todos os dias! E eu me lancei com medo mesmo!


Todos começam assim! Tudo que é novo traz receios, mas é com medo mesmo que você conquista coisas novas, que você busca mudanças boas para sua vida!


Portanto, entenda que o medo faz parte e ele não pode lhe paralisar! Pelo contrário, o medo de fazer algo que não gosta pelo resto da vida é que tem que lhe impulsionar a buscar o caminho do seu desenvolvimento!


Se aprimorar, se desenvolver, nunca será perda de energia e tempo! É o que sempre digo para meus alunos: se você quer amenizar um pouco o receio de não passar que você tem no coração, pense então que estudando você será um profissional mais preparado e portas irão de abrir! Se não for na esfera pública, será na iniciativa privada!


Portanto, não deixe o medo lhe paralisar! Siga em frente, estude e conte com o apoio de amigos concurseiros e familiares! Dias difíceis virão, mas entenda que O APROVADO É O CONCURSEIRO QUE NÃO DESISTIU!


E se não encontrar apoio com seus amigos e familiares, vou deixar abaixo meu e-mail e instagram! Entrem em contato, Faça parte do meu grupo de concurseiros que eu organizo ou me acompanhe no youtube! Esses são canais que eu sempre busco ajudar os concurseiros a enfrentar seus obstáculos, ok?


Sigam em frente! 


Inicie/prossiga nos estudos! Mesmo com medo, dê o pontapé inicial! Entre o velho que eu já conheço e o novo que pode abrir portas e levar por outros caminhos, prefiro caminhar pelo mundo novo!


Abraço e sucesso!


Rafael Bravo                                    08/08/22


Instagram com dicas: 

@rafaelbravog e @cursosaberjuridico


e-mail: rafaelbravo.coaching@gmail.com


Canal do youtube com dicas: Clique aqui - Canal do Youtube


Grupo do Whatsapp: Grupo VIP do Wahtsapp

 

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!