Dicas diárias de aprovados.

DICA DE OURO PARA QUEM QUER PASSAR NA AGU

Fala meu povo, tudo bem com vocês?


Acho que sou uma das poucas pessoas do país que fez as três provas mais relevantes da AGU (AU 2012, PFN 2012 e PGF 2013) e foi aprovado em todas as primeiras fases. Fui aprovado para AU em 5 Lugar, passei muito bem na primeira fase da PFN (e desisti das demais para focar na Defensoria do PR - doido né?) e cheguei na oral de procurador federal entre os primeiros (mas desisti da prova, porque já era AU). 


Dessa caminhada extraí algumas dicas de como conciliar as carreiras e de erros que vocês não podem cometer. Hoje vou compartilhar uma dica que julgo ser de ouro. 


Pois bem. As carreiras da AGU têm a tradição de cobrar em suas provas muitas matérias. 


Advogado da União cobra 16 matérias. PFN cobra 14 disciplinas. Procurador Federal, por sua vez, tem incidência de 17 matérias diversas. 


Temos, assim, que pensar em algo que seja factível e que te torne competitivo. Em uma estratégia que te coloque em posição de competitividade em todas as carreiras, mas que não inviabilize seus estudos e suas revisões. 


Nesse sentido, selecionar um bom material é fundamental, e para a AGU a dica de ouro é: NÃO É POSSÍVEL ESCOLHER MATERIAIS MUITO VOLUMOSOS PARA MUITAS MATÉRIAS. LIVROS DE MAIS DE 1000 PÁGINAS NÃO PODEM SER A REGRA PARA A AGU. 


Nesse sentido, devemos escolher sim materiais mais resumidos: aulas, sinopses/PDFs para a grande maioria das matérias, reservando um estudo de um material mais substancial apenas para algumas disciplinas. 


Recomendo aos leitores do blog um manual ou material mais substancial para as seguintes matérias: 

1- Direito Constitucional - muito cobrado nas três carreiras da AGU - mais de 10% da prova estará aqui em qualquer das carreiras. 


2- Direito Administrativo - muito cobrado nas três carreiras da AGU - mais de 10% da prova estará aqui em qualquer das carreiras. 


3- Direito Processual Civil - cobrança normal para AU e PGF, mas bem mais aprofundada para a PFN. Então vale a pena investir um pouco mais aqui para já sair bem preparado para as três carreiras. 


4- Direito Tributário - penso que vale a pena investir em um Ricardo Alexandre. Não é um livro grande, e te deixa preparado para as três carreiras. A matéria tem cobrança boa nas três carreiras e muito aprofundada na PFN. 


Feito isso, para todas as demais disciplinas eu leria algo mais resumido, mormente uma aula de cursinho, PDF de um bom curso, sinopse ou um livro menor. Nada de doutrina de 1.000 páginas para as demais disciplinas, pois vocês não darão conta de estudar e revisar as 17 matérias.


Renato Brasileiro em Processo Penal é impensável para a AGU, assim como também é impensável ler o livro de Maurício Godinho nas matérias trabalhistas. 


Essa é minha dica para quem quer fazer as três provas, competitivo, e não quer se avolumar em materiais que vão inviabilizar suas revisões. 


Por fim, baixe aqui o ranking das matérias da AGU:

Para baixar o material, cadastre-se abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScs_IrlDfIIGGz7OKHrAkxb1Z5GmLnYpkGDSVIT8EYnPu1J7Q/viewform?usp=sf_link


Faça o cadastro e, na página seguinte, haverá o documento para baixar. É bem simples. 


Certo amigos? 


Eduardo, em 28/11/2021

No instagram @eduardorgoncalves

2 comentários:

  1. Fala Eduardo! To com puta medo de fazer o concurso da AGU, passar e ser reprovado por não comprovar prática jurídica. Puta sacanagem mudarem as regras bem na minha vez. Não sei se judicializando depois eu consigo garantir a posse. Imagina o tempo gasto pra nada.

    ResponderExcluir
  2. rapaz , passa primeiro pra se preocupar depois...

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!