Dicas diárias de aprovados.

COMPATIBILIDADE DO CONCURSO DE DELTA FEDERAL COM OUTRAS CARREIRAS - CONCORRA A UMA DAS 123 VAGAS DA PF

Olá meus caros, bom dia a todos. 

Hoje vamos falar sobre o concurso do ano: POLÍCIA FEDERAL, mais especificamente DELTA. 

Para quem não sabe, ontem foi publicado o edital com 123 vagas para Delegado de Polícia Federal. 

Nenhum outro cargo oferecerá tantas vagas em 2021.

Seria o meu concurso caso estivesse estudando, pois: (i) muitas vagas; (ii) garantia de nomeação pelo prestígio com o governo; (iii) maior concurso jurídico do ano. 

Eu apostaria na PF, com certeza. #goPF

Hoje vou falar para os alunos que não estudam para a PF e querem compatibilizar com o cargo de DELTA. 

Eis a análise de compatibilidade:




Explicando em detalhes: 

Magistratura Federal
Compatibilidade perfeita e próxima a 95%.
Não esqueçam, apenas, de estudar criminologia, reforçar o internacional e a legislação penal especial (crimes federais).
Comecem a treinar questão C x E.

MPF
Compatibilidade próxima a 90%.
Não esqueçam, apenas, de estudar criminologia, reforçar o internacional e a legislação penal especial (crimes federais). Estudem, por aulas, previdenciário e o básico de empresarial também por aulas.
Comecem a treinar questão C x E.

DPU
Compatibilidade muito próxima a 95%.
Não esqueçam, apenas, de estudar reforçar o internacional e a legislação penal especial (crimes federais).
A principal diferença é que a PF cobra mais penal e legislação penal especial e o enfoque de direito internacional é diferente.

Advocacia Pública Federal
Compatibilidade perto de 60%.
Necessidade de estudar muito bem penal, processo penal, legislação penal especial e criminologia. Reforçar internacional (para o enfoque da PF).
Eu, caso já tivesse uma boa base de advocacia pública federal, focaria apenas nas matérias que transcrevi acima.
Certifique-se de estar bom em previdenciário (já cobrado no seu concurso).

Magistratura Estadual
Ótima compatibilidade. Cerca de 80% compatível.
Muda basicamente o que estudar na parte especial do Código Penal, um estudo mais profundo da legislação penal especial (especialmente os crimes federais), aulas de criminologia, aulas de previdenciário e de financeiro, além de um bom material de internacional.

Ministério Público Estadual
Ótima compatibilidade. Cerca de 75% compatível.
Muda basicamente o que estudar na parte especial do Código Penal, um estudo mais profundo da legislação penal especial (especialmente os crimes federais), aulas de criminologia, aulas de previdenciário e de financeiro, além de um bom material de internacional. Saber o básico de tributário e empresarial (que já é exigido para esse concurso).

Defensoria Estadual
Ótima compatibilidade. Cerca de 80% compatível.
Muda basicamente o que estudar na parte especial do Código Penal, um estudo mais profundo da legislação penal especial (especialmente os crimes federais), aulas de previdenciário e de financeiro, além de um bom material de internacional. Saber o básico de tributário e empresarial (que já é exigido para esse concurso).

Polícia Civil – Delegado
Ótima compatibilidade. Cerca de 70% compatível.
Muda basicamente o que estudar na parte especial do Código Penal, um estudo mais profundo da legislação penal especial (especialmente os crimes federais). Vide, ainda, aulas previdenciário, financeiro, tributário e empresarial. Use um bom material de internacional.

PGE/PGM
Compatibilidade perto de 55%.
Necessidade de estudar muito bem penal, processo penal, legislação penal especial, criminologia, internacional e previdenciário.
Eu, caso já tivesse uma boa base de advocacia pública federal, focaria apenas nas matérias que transcrevi acima.


Atentem que mesmo as carreiras mais distantes da PF  podem te dar uma compatibilidade perfeita com pouco esforço, pois basta focar no PENAL, PROCESSO PENAL, LEIS PENAIS e INTERNACIONAL (o pessoal de PGE/PGM que já terá boas chances se fizer isso). 

Além de que o concurso será só ano que vem, então dá tempo. 

Bons estudos a todos. 

EDUARDO, em 16/01/2021
No instagram @eduardorgoncalves

11 comentários:

  1. Professor, vale a pena focar para dpf mesmo sem os 3 anos de atividade jurídica? Me formei no início do ano

    ResponderExcluir
  2. Gratidão pelas dicas precisosas, professor!

    ResponderExcluir
  3. Que desserviço ficar estimulando gente que estuda pra outros cargos a prestar esse concurso, que tem uma atribuição tão específica. O cara é de SP, RJ, passa só pelo salário e é mandado pras bandas de cá (NORTE). Vira um profissional deprimido e infeliz, fazendo o que não gosta com uma arma na mão... Por isso os indices de suicídio entre policiais são tão altos. Estude pra carreira que vc tem PERFIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Pensei exatamente a mesma coisa.

      Excluir
    2. #RISOS Só faltava essa... Agora não pode postar sobre o concurso da PF e analisar a compatibilidade com outras carreiras, porque os CENSORES aí de cima estão preocupadinhos com a concorrência. Façam suas partes nos estudos, bonitões, a concorrência vem forte mesmo (de Norte a Sul, do MP à PGE). Deixe para policiar os outros quando - e se - for aprovado. Ao Eduardo, obrigado pelo excelente post, como de praxe!

      Excluir
  4. Concordo totalmente. Saco cheio de gente mandando as pessoas estudarem para concurso policial, tirando o foco de quem sonha com trf, o que pode levar às pessoas a uma vida miserável, que salário nenhum paga. Tudo pra vender conteúdo, desprezível.

    ResponderExcluir
  5. O autor do blog determinou ou ao menos sugeriu que mudassem o foco do concurso? Não. Ele simplesmente fez uma análise de compatibilidade para quem QUISER estudar também para Delta. Que bando de rancorosos. Vade retro.

    ResponderExcluir
  6. Só não esqueçam de treinar para o teste físico...(natação, barra, corrida, salto, etc).

    ResponderExcluir
  7. O cara receber centenas de perguntas sobre conciliar carreiras com essa prova. Para facilitar a vida dele e dos alunos, ele faz um quadro (sem cobrar nada). Aí vem o fulano choramingar porque tem gente que muda de carreira. É mole? Até para ajudar, é difícil.

    ResponderExcluir
  8. Surreal mesmo,o cara ajudando e pessoal reclamando.Tem gente que precisa conciliar pq não essa tem a opção de escolher.. É ser aprovado ou ficar desempregado passando dificuldade

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!