Dicas diárias de aprovados.

ESTUDANDO PARA CONCURSOS - DIAS DIFÍCEIS E O QUE FAZER!


Olá meu caros!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site do Edu e professor do Curso Clique Juris (www.cursocliquejuris.com.br), onde oriento alunos para os concursos das carreiras jurídicas através da mentoria chamada “Estudos Dirigidos”.

Hoje gostaria de trabalhar um tema que é um grande inimigo dos concurseiros: a busca pela perfeição!

Sempre esperamos o momento perfeito para começar a estudar, quando teremos várias horas por dia para estudar, sem imprevistos e nem problemas do dia-a-dia para resolver! Nesse panorama, todos os dias seriam maravilhosos, com seu tempo de estudos reservado para sua preparação, onde sua rotina flui como um relógio suíço, com tempo de intervalo para tomar um café entre a leitura do material do dia, canto de estudo silencioso e sem distrações.

Não quero desanimar vocês, mas esse cenário descrito acima não existe pessoal!

Você pode ser a pessoa mais afortunada do mundo, ter uma boa condição financeira para fazer cursos e comprar livros, ter seu espaço de estudos e poder se dedicar exclusivamente à sua preparação para concursos, que uma coisa é certa: sempre teremos problemas e imprevistos!

Achar o momento ideal e perfeito é bem difícil e, mesmo que você encontre um bom momento para você, ele pode durar algumas semanas apenas.

Tudo surge na vida do concurseiro(a) pessoal: problemas familiares ou de relacionamento que tiram o seu foco dos estudos; problemas de saúde que demandam você deixar um pouco os estudos de lado para se dedicar mais a você e ir em consultas, exames e tratamentos; problemas no trabalho que acabam exigindo muito tempo de dedicação por dia; atenção para com os filhos e família; problemas financeiros onde falta recursos e sobra boletos e etc.

Cada um tem o seu problema e essas dificuldades demandam dedicar um tempo do seu dia para resolver! Se você se identificou com algum deles descritos acima, saiba que você não está sozinho(a)!

Agora, o feito é melhor que o perfeito pessoal! Se você for esperar o momento ideal para estudar, onde tudo flui para você se preparar, nunca iremos estudar!

Na verdade, o que precisamos entender é que o estudo tem que ser uma das nossas prioridades quando começamos a estudar para concursos e que dias difíceis virão, onde você não conseguirá estudar por questões de trabalho, problema de saúde, familiares e etc.

Mas se não conseguiu estudar em um determinado dia ou conseguiu estudar apenas 1 ou 2 horas, quando você tinha planejado estudar 3 ou 4 horas, saiba que está tudo bem! Não é o fim do mundo! Vamos parar de nos vitimizar, achando que agora nunca iremos passar em concurso porque passamos por um período de dificuldade.

Agora, quando você resolver a questão que surgiu na sua vida, volte para os estudos!

Se você fizer do estudo uma das suas prioridades, mesmo em dias difíceis, iremos pelo menos organizar nosso material e separar tudo para estudar no dia seguinte. Ou, então, iremos pelo menos tentar estudar 1 hora quando chegarmos em casa de noite.

Lembrem que 1 hora de estudo é melhor do que nada e que dias de dificuldade podem surgir no seu percurso!

Rafael, tive que trabalhar o dia todo e cheguei em casa às 21hs exausto. O que fazer? Se você está muito cansado, então só separe o seu material para o dia seguinte: coloque seu caderno em cima da sua mesa de estudos, deixe o vade mecum aberto na legislação que você vai estudar, separe aquele informativo do STJ ou STF ou deixe o site/livro de questões já separado para treinar exercícios!

Quando temos um dia difícil, estudar 30 minutos de legislação ou 30 minutos a 1 hora de doutrina já é melhor que nada, não é verdade? E se o estudo for prioridade para você, fica mais fácil separarmos um tempo do nosso dia, nem que seja para estudar um pouco e dormir com a cabeça mais tranquila.

Agora, se o dia realmente foi complicado e você está muito cansado, se organizar, separar o seu material, ver o que vai estudar no dia seguinte, já torna o seu dia mais produtivo! Entenda o seu momento de dificuldade e que amanhã é um novo dia, onde você pode fazer diferente e que pode ser um momento mais tranquilo para estudar!

Seja qual for a dificuldade que você tenha na sua vida, estude da melhor forma que você puder e faça aquela 1 hora de estudos ser 1 hora focada, concentrada, produtiva! Mais vale pouco tempo de estudo, mas com concentração e qualidade, do que estudar várias horas por dia e só ler 2 ou 3 páginas do seu material.

Faça do seu planejamento de estudos uma das prioridades na sua vida e entenda que a aprovação em concurso é o seu projeto pessoal, que vai possibilitar coisas boas em sua vida! O esforço vale a penal!

Desejo a todos um bom estudo, foco e façam a parte de vocês! Não deixem se abalar pelos obstáculos! Sigam em frente!

Rafael Bravo                                                                      Em 22/06/2020.


Instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog e @cursocliquejuris

www.cursocliquejuris.com.br

1 comentários:

  1. Necessário! Já coloquei isso na cabeça: feito é melhor que perfeito.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!