Dicas diárias de aprovados.

CRENÇAS LIMITANTES - COMO SE PREPARAR PARA CONCURSOS

Olá meu caros!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site do Edu e professor do Curso Clique Juris (www.cursocliquejuris.com.br), onde oriento alunos para os concursos das carreiras jurídicas através de estudos dirigidos.

Como andam os estudos de vocês? Continuem com a preparação de vocês pois, quando os concursos voltarem a tramitar, temos que estar afiados para as provas!
Sobre estudar para concursos e fazer provas, hoje gostaria de trabalhar com vocês um tema muito importante e que faz ajuda a iniciar os estudos e se manter motivado.

Muitos bons alunos e candidatos, em alguns casos, deixam de perseguir o objetivo de conseguir a aprovação em um cargo público por acreditar em percepções falsas ou, pelo menos, que não são totalmente verdadeiras.

As crenças limitantes são pensamentos, interpretações que você toma como verdadeiros, mas que no fundo são falsas ou, ao menos, não são verdades absolutas.

Algumas mensagens que recebemos ao longo da vida de pessoas ou situações ao nosso redor, em alguns casos, acabam influenciando nossa mente e passamos a acreditar nelas como verdades absolutas.

E esses pensamentos, essas crenças, acabam, muitas vezes, por impedir nossa tomada de ação ou atrasam projetos de vida que gostaríamos de desenvolver, de perseguir. A aprovação em concurso é um desses projetos.

Rafael, ainda não entendi. Pode exemplificar?

Quem ai já pensou dessa forma ou já ouviu algum(a) amigo(a) da faculdade, do cursinho afirmando o seguinte:

“- Só passa em concurso quem é muito inteligente ou ótimo aluno na faculdade.”

“- Só passa em concurso quem tem muitas horas de estudo por dia.”

“- Só passa em concurso quem se dedica exclusivamente aos estudos. Quem trabalha é muito difícil ou não tem chance de passar.”

“- Fulano conseguiu passar pois é um gênio.”

“- Para passar em concurso tem que estudar muitos anos para passar.”

“- Preciso comprar vários livros para estudar para concursos.”

“- Preciso fazer vários cursos de vídeo-aulas para poder passar.”

“- Nunca fui bom aluno, logo não conseguirei passar em um concurso.”

“- Nossa! São poucas vagas! Não vou passar! Nem vou fazer a prova! Perda de tempo!”

Lembram do que eu falei sobre o pessimista no mundo dos concursos? Se não lembram, segue o link da postagem:

O pessimista adora essas frases acima. Ele acha que tudo vai dar errado, que o concurso é muito difícil e que não vale a pena estudar ou fazer determinada prova.
Todas essas afirmações são crenças limitantes que colocam o bom candidato para baixo, diminuem o rendimento do aluno, às vezes até fazem com o que o candidato desista ou nem comece a trilhar o caminho.

Sim! Estudar para concurso é uma tarefa difícil. Mas não é impossível e o sacrifício vale a pena! Pensem que os meses ou anos de estudos dedicados irão permitir que você se torne Promotor, Magistrado, Defensor, Procurador, servidor público, pelo resto da vida! Ou seja, você pode passar 2 ou 3 anos estudando, para ter 30 ou 40 anos de estabilidade, desempenhando a atividade que você gosta, trabalhando no campo do direito, contribuindo para a sociedade e vendo a felicidade no rosto da sua família ao ver que você alcançou o seu espaço no mundo do Direito.

Agora, só gênio passa em concurso? Conheço muitos aprovados que eram alunos que estavam na média na faculdade. Alguns, durante a faculdade, nem estudaram tanto! Mas, após colar grau, se dedicaram com disciplina, foco, fazendo curso e montando o seu material até a aprovação.

O edital tem poucas vagas? Você ocupa quantas? Eu só ocupo uma vaga! Você só precisa de uma vaga, logo, vai fazer a prova e acredite que você consegue! Ainda, a maioria dos concursos trabalha com cadastro de reservas e aquelas 20 vagas podem ser mais do que você imagina.

Precisa se dedicar exclusivamente aos estudos? Na internet podemos ver a trajetória de diversos aprovados (até aqui mesmo no blog do Edu) que estudavam e trabalhavam. Alguns ainda tinham filhos pequenos, possuíam uma rotina pesada, mas separavam duas ou três horas do dia, estudando tarde da noite e nos fins de semana, para passar! E conseguiram!

Leva vários anos de estudos para passar em concurso? Pode ser que sim, mas pode ser que não. Tudo depende da sua organização, disciplina e foco! Alguns candidatos passam após 1 ou 2 anos de estudos. Outros, até por outros fatores presentes na vida, acabam levando mais tempo. Isso é normal, mas o sacrifício vale a pena!

Precisa comprar vários livros e assistir várias aulas de cursos para passar? Claro que a resposta dependerá da sua base de conhecimento adquirido na faculdade, mas já aviso que é necessário apenas 1 livro por disciplina! 1 único livro! Sair comprando vários livros é uma estratégia ruim pessoal! E assistir aulas, no início, pode ser bom para você. Mas basta fazer um curso regular para ganhar base e depois seguir em frente! A maioria dos aprovados só assistiu aulas de um curso ou nem isso, apenas estudando sozinho em casa com seus materiais.

Portanto, todos esses pensamentos que nos limitam não são verdadeiros ou, pelo menos, não são verdades absolutas. Você vai continuar optando por acreditar neles e deixar de dar um passo importante para sua carreira, para o seu futuro?

Rafael, e seu eu não passar depois de estudar e me preparar? Se você desistir no meio do caminho e não passar, você terá mais conhecimento, será um profissional mais preparado! Estudo nunca é perda de tempo e sempre pode levar você mais longe pessoal!

Se você não se lançou nos estudos ainda, pense em tudo que eu escrevi aqui na postagem e acredite mais em você. Seja para estudar para concursos ou seja em outros projetos de vida que você tenha. Se você não acreditar, não adianta nem iniciar a caminhada.

Se você está estudando para concursos e com esses pensamentos rondando a sua mente, tente ser mais positivo e acreditar mais em você. Se você não acreditar, será cada vez mais difícil manter o foco, ser paciente e disciplinado.

Desejo a todos muita saúde e paz nesse período! Sigam em frente e bom estudo!

Rafael Bravo                                                                      Em 01/06/2020.


Instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog e @cursocliquejuris

www.cursocliquejuris.com.br

1 comentários:

  1. Obrigada pela postagem rafael! Um super incentivo aos estudantes concurseiros- e sofridos- no meio dessa pandemia.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!