Dicas diárias de aprovados.

SAIBA O SEU LIMITE - COMO SE PREPARAR PARA CONCURSOS


Olá meu caros!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site do Edu e professor do Curso Clique Juris (www.cursocliquejuris.com.br), onde oriento alunos para os concursos das carreiras jurídicas através de estudos dirigidos.

Nesse momento tão complicado em que vivemos, com essa pandemia que demanda vários cuidados e mantermos o regime de quarentena, estudar para concursos não é uma tarefa fácil!

Na verdade, estudar para concursos nunca foi fácil, mas nesse período a situação se agrava, pois a todo momento recebemos notícias ruins nas redes sociais ou nos meios de comunicação, alguns possuem algum parente que se contaminou e isso tira o nosso sono de tanta preocupação.

Nessas horas pessoal, temos que ter fé, buscar acreditar que tudo vai dar certo e saber o nosso limite!

É claro que, se você conseguir se organizar e estudar, nem que seja menos horas por dia, ótimo! Melhor uma ou duas horas bem estudadas do que nenhuma. Se você estudava 6hs ou 7hs por dia e hoje consegue estudar “só” 3hs a 4hs, primeiramente, não desmereça seu esforço! Esse tempo de estudo não é “só”, mas sim um passo importante para sua preparação e você já é um(a) vitorioso(a) por estar seguindo em frente na sua preparação.

Mas muitos de vocês podem alcançar o seu limite, ou seja, limite emocional, de estresse e ansiedade, de estafa mental mesmo, onde não temos vontade de abrir o livro mais. A única vontade é de não fazermos nada, de descansar ou ficar com a família.

Saiba reconhecer o seu limite e respeitá-lo! Essa é a minha dica de hoje!

Não é dando “murro em ponta de faca” que você vai passar no concurso, ou seja, tentando estudar sempre na marra. Existem momentos para você ser determinado e tentar estudar um pouco mais. Outros casos, temos que respeitar nosso limite, cadenciar nossos passos para conseguir correr a maratona que é estudar para concursos!

Muitos que não sabiam identificar o próprio limite, tentaram estudar e se forçar, a ponto de se desestimular a continuar estudando e desistir.

Mas a verdade é que passa no concurso quem não desiste, persevera, trilha todo o caminho, corre toda a maratona, aprendendo com seus erros e quedas.

Não adianta estudar todo fim de semana, sofrendo, se sacrificando, e depois você cansar, se frustrar, se desestimular a acabar desistindo após 6 meses de estudo ou 1 ano de estudo. Se você se sentir bem e for necessário para você, tire o fim de semana para descansar sim! Vá recuperar a “bateria”.

Cuidados:

1) Se programe para ter seu dia ou fim de semana de descanso. Tente aproveitar seu tempo sem culpa e pense que o momento para relaxar é necessário para você renovar suas forças e voltar a estudar!

2) Não deixe um final de semana descansando se tornar uma semana, duas semanas, um mês... Se você se programou para descansar nos fins de semana, se organize no domingo para retomar seus estudos na segunda-feira, por exemplo. Se você for viajar por uma ou duas semanas, se organize para voltar a estudar assim que voltar de viagem.

O grande problema quando descansamos é controlar a ansiedade e aproveitar o tempo sem culpa ou, ainda, quando acabamos prolongando o tempo de estudo e acaba passando semanas, meses, sem estudar!

Nesse último caso, o conhecimento enferruja pessoal! Quanto mais tempo passa, mais difícil retomar de onde paramos e o material para revisar cresce! Nessas horas, muitos podem desanimar e desistir dos concursos.

Saiba que todo aprovado tinha seus momentos de descanso! Ninguém é uma máquina que ficou 3 anos sem fim de semana, sem passar um feriado com a família e que passava o Natal comendo rabanada meia-noite em cima dos cadernos! Vá no seu ritmo, sempre com constância e cadenciando seus passos!

Nesse momento complicado que vivemos, essa dica se torna mais importante! Não deixe que sua cabeça “viva a quarentena” e fique 24 horas ligada em notícias tristes! Foque suas energias no que você tem controle, na sua preparação, mas respeite os seus limites também nesse período e tenha um momento para descansar na quarentena, fazer uma atividade física em casa ou algo que goste.

Desejo a todos muita saúde e paz nesse período! Sigam em frente!

Rafael Bravo                                                                      Em 25/05/2020.


Instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog e @cursocliquejuris

www.cursocliquejuris.com.br

1 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!