Dicas diárias de aprovados.

PANORAMA GERAL DOS CONCURSOS - CORONAVÍRUS - DICAS


Olá meu caros! Um bom dia para vocês!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site do Edu e professor do Curso Clique Juris (www.cursocliquejuris.com.br), onde oriento alunos para os concursos das carreiras jurídicas.

O assunto coronavírus tem sido o tema do momento no Brasil e no mundo e, em geral, tem causado um clima de apreensão em toda a população, principalmente em relação aos idosos, que é a faixa com maio índice de mortalidade pelo COVID-19.

Esse clima de apreensão e precaução por parte do governo e instituições e órgãos de saúde pública tem gerado um clima tenso para quem estuda para concursos e tenho recebido algumas perguntas sobre como ficará o panorama dos concursos para esse ano ou o que fazer diante desse clima de incerteza.

Caros, é certo que precaução e prudência sempre vale a pena ter um pouco, de modo que podemos adotar alguns cuidados para colaborar com o esforço de todos em evitar a propagação do vírus no Brasil.

Agora, sobre os concursos, alguns tiveram a data adiada (2ª fase do TJ/RJ, PC-DF, dentre outros) e outras instituições adiaram a publicação do edital (TJ/GO) esperando passar esse período conturbado, onde se busca evitar aglomerações e conscientizar a população sobre alguns cuidados necessários.

Rafael, como será esse ano no que diz respeito aos concursos em andamento e novos concursos?

Pessoal, a meu ver e pela minha experiência, esses adiamentos serão breves a ainda teremos os concursos programados para esse ano, sendo que apenas as previsões é que podem mudar um pouco. Assim, se esperávamos um edital para maio de 2020, pode ser que esse edital seja publicado em junho ou um pouco mais para frente, justamente para aguardar esse período de incerteza e precaução acerca do COVID-19.

Esses adiamentos, de algumas semanas ou um ou dois meses, por outro lado, podem ser interessantes para que os concursandos ganhem mais tempo para estudar e revisar o seu material! Quem estuda com constância, antes do edital sair, possui essa oportunidade de se preparar com mais prazo e assim consolidar a matéria!

Enfim pessoal, os concursos serão mantidos, a meu ver, pois as necessidades das instituições para preencher vagas existentes ainda existem. Só teremos ajustes em alguns cronogramas e previsões. Não deixe o COVID-19 se tornar uma justificativa para não se preparar. Foco e otimismo é o que ajudam no momento!

Rafael, o que fazer diante desse momento de precaução, de adiamentos de provas?

Estudem! Para o que não há remédio, estudar é a solução! Essa frase se aplica como uma luva no momento atual! Se vamos ganhar mais tempo até a prova, se o concurso que você deseja foi adiado e deve acontecer mais para o meio do ano, ótimo! Então, foque nos estudos, em ler o que você ainda não conseguiu estudar, em revisar os pontos que você não consolidou, ler a lei e se atualizar com jurisprudência!

Essa é a rotina pessoal! Você pode ficar em casa se preferir ou puder, para ficar mais isolada(o), pode usar máscara e álcool gel, mas estude! Aproveite esse tempo como uma oportunidade de chegar mais preparado para a prova! O COVID vai passar mas os concursos irão continuar.

Controlando a ansiedade...

Nesse momento de ansiedade, onde esperamos um edital “dos sonhos”, temos que focar no que temos controle! O que podemos assumir o controle, “tomar as rédeas” é a nossa vida, o nosso estudo, nossa estratégia de preparação.

O que não podemos controlar são as publicações dos editais, datas de provas e agora essa questão do COVID-19.

Portanto, reflita e foque suas energias naquilo que podemos controlar, no que só compete a nós mesmos tomar ação e seguir em frente. Assim, foquem nos estudos, deixem a TV e as notícias mais alarmantes de lado. Muito conteúdo desse tipo vai chegar nos nossos celulares, algumas fake News inclusive. Tudo isso só vai gerar mais ansiedade e tirar o seu foco.

Vamos em frente meus caros! Sucesso para todos! Tomem as precauções de vocês para vocês se sentirem bem, mas continuem perseverando nos estudos.

Qualquer dúvida estou à disposição no site do Clique Juris e nos contatos abaixo.

Abraço a todos e até a próxima!

Rafael Bravo                                                                      Em 16/03/2020.

Instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog e @cursocliquejuris

www.cursocliquejuris.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!