Dicas diárias de aprovados.

COMEÇANDO DO BÁSICO (1): O EDITAL


Olá, gente!

Estou de volta às postagens após um breve período de “férias” no site. Primeiro, quero desejar que o ano de 2020 seja repleto de avanços e conquistas na vida de vocês todos(as). Da mesma forma, agradecer o número expressivo de leituras do site em 2019, especialmente, das minhas postagens. Fico muito feliz por saber que de alguma forma posso ajuda-los(as) nesta caminhada.

Hoje eu queria destacar a importância de LER O EDITAL DO SEU CONCURSO e SE PREPARAR CONFORME O EDITAL. Esse post é sobretudo para concurseiros(as) menos experientes.

Muita gente acaba ignorando a leitura do edital porque são longos e acaba se concentrando apenas no conteúdo programático. Portanto, despreza pontos fundamentais para alcançar a aprovação que é a estratégia de estudo/resolução da prova.

Não espere o edital sair, mas quando sair, concentre-se nele. Essa é a lição número 1. Ninguém deve começar a estudar apenas quando o edital sair porque provavelmente não haverá tempo bastante para estar bem preparado e passar. Portanto, estude conforme o edital anterior do concurso. Todavia, ao sair o novo (e válido) edital, esteja atento às mudanças. Principalmente mudanças no conteúdo programático, onde poderão constar recentes assuntos, acréscimos de outros que antes não constavam e supressões (sim, é possível).

Conheça as características das bancas. Embora atualmente as bancas estejam passando por mudanças, ainda é possível traçar um perfil de como será a cara da sua prova, o tipo de abordagem nas questões, etc. Conhecendo como a banca cobra e de onde virão as questões (da lei? da doutrina? Da jurisprudência) vai definir sua forma de estudo e evitar que perca tempo!

Saiba o número de questões de cada matéria. Isso vai lhe ajudar a dividir o seu tempo de estudo de acordo com a quantidade de questões que virão na prova. Raciocinando matematicamente, se sobre determinada matéria haverá mais questões na sua prova, significa que você deve dedicar mais tempo de estudo para essa matéria (exceto se você estiver suficientemente preparado). Por outro lado, se determinada disciplina será cobrada em número inexpressivo de questões, significa que você deve dedicar menos tempo a esta matéria e concentrar-se nos pontos mais relevantes do conteúdo programático.

Saiba o tipo de questão/abordagem que virá na sua prova. É importante estar preparado conforme a abordagem da prova. Certo ou Errado ou múltipla escolha? A preparação e a forma de responder são diferentes, por isso, ao estudar, você deve se concentrar neste tipo de questão.

Saiba como sua nota será calculada. Aqui eu não me refiro àquelas fórmulas matemáticas que sempre constam nos editais, mas saliento o básico como, por exemplo, o peso de cada disciplina. Normalmente valem a mesma quantidade de ponto, mas é possível que a sua nota, por exemplo, seu escore em CONTEÚDOS ESPECÍFICOS valha mais. Então, concentre-se, principalmente (não exclusivamente, é claro), no que vai te trazer maiores benefícios.

Critérios de eliminação. Na prova de Promotor de Justiça do MPCE há alguns anos muita gente com notas altas acabou sendo eliminada do concurso porque não alcançou o mínimo por matéria. Como assim? O EDITAL PREVIA que você deveria alcançar um mínimo de acertos por matéria. Então, não importava se você fechou todas as questões de quase todas as matérias e acabou não atingindo o mínimo em uma. Se o seu concurso prevê critérios de eliminação, conheça-os antes da prova!

Data, local de prova, roupa, horários, etc. no dia da prova. Parece absurdo, mas muita gente acaba esquecendo detalhes bobos como estes mas que podem prejudicar. Roupa? Sim, roupa. Ainda há concursos que exigem roupas específicas e, sabe-se lá a razão, não permitem acesso aos locais de bermuda. Instituições que tem mais de um endereço e você acaba indo para a unidade errada daquela Faculdade, por exemplo. Enfim, não seja pego(a) de surpresa.

Lembre-se de que estar preparado(a) para concursos envolve ESTRATÉGIA.

Um abraço aqui de Edimburgo!
Gus (Insta: @diaskershaw)


0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!