Dicas diárias de aprovados.

MANTENDO O FOCO - REDES SOCIAIS E "INFORMATION OVERLOAD"


Olá pessoal!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site e professor do Curso Clique Juris (www.cursocliquejuris.com.br), onde oriento alunos para os concursos das carreiras jurídicas.

Há um tempo atrás estava conversando com um concursando sobre a seguinte dúvida que me foi perguntada: Rafael, o que você acha de usar as redes sociais durante os estudos?

Na verdade, essa pergunta já me foi feita diversas vezes, de modo que achei relevante escrever essa postagem e abrir essa dica para todos os leitores aqui do site do Edu!

A dúvida surge pois muitos alunos entendem que nas redes sociais podemos encontrar algumas boas informações e dicas. Isso é verdade! Se você segue perfis de professores e cursos, muitas dicas são passadas e podemos encontrar alguma informação relevante para seus estudos e para sua rotina!

Agora, o que eu alerto o concursando é que devemos atentar para quando as redes sociais passam a nos fazer mal! E como verificar isso?

LONGAS HORAS NAS REDES SOCIAIS
Se você perde longas horas no instagram e facebook ao invés de estar estudando e focado na sua estratégia de estudos, esse é um alerta para que você reveja se realmente vale a pena ficar logado nas redes sociais.

Nesse caso, reveja sua rotina e tente desligar o celular e controlar bem a hora de entrar nas redes (só de noite antes de dormir ou no fim de semana, durante o seu descanso).

Portanto, as redes sociais, se vistas e acompanhadas com exagero, podem roubar o seu tempo e o benefício que você pode tirar dela com dicas não irá compensar.

Rafael, o que você considera muito tempo nas redes? Depende do seu horário de estudos também, mas se você estuda 3 horas por dia e fica 1:30h nas redes sociais, porque você não está estudando 4 horas ou 4 horas e meia por dia?

REDES SOCIAIS E ANSIEDADE
Infelizmente, nas redes sociais, muitas vezes sentimos uma pressão e cobrança interna quando vemos pessoas sendo aprovadas ou estudando 8 horas por dia com aquele livro todo sublinhado, canto de estudos cheio de post-its e laptop ligado! Ou então, quando vemos aquele perfil do aprovado viajando de férias para Europa, curtindo a vida e etc.

Quais são as perguntas que surgem nessa hora: Será que estou estudando de forma correta? Será que estudo o suficiente? Será que um dia serei aprovado e minha hora vai chegar?

Estudar para concursos exige sacrifícios pessoal e as redes sociais nos colocam em contato com conteúdo que nos gera dúvidas. Não se trata de inveja ou desejar mal para ninguém, mas sim nos tornar inseguros sobre como estudamos e se um dia iremos chegar lá.

Nessas horas a ansiedade aumenta, a vontade de passar logo mas parece que o estudo está estagnado e o resultado pode não chegar. Muitos concursandos, nesse momento, deixam de estudar e ficam só pensando em como a vida vai ser quando passar ou simplesmente abandonam o estudo naquele dia.

A DICA É: OLHEM O SEU LADO PESSOAL! FOQUEM NA SUA ESTRATÉGIA!! Se alguém da sua rede social passou no concurso e está curtindo a vida ou se um concursando estuda 8 horas por dia, parabéns para eles!! Foque em você!

Se isso acontecer, saia das redes sociais! Suspenda a sua conta no facebook e seja feliz! E o instagram? Pode continuar só seguindo professores que passam dicas pessoal: o chamado “instagram profissional do concursando”!rsrs

GRUPOS DE WHATSAPP E INFORMATION OVERLOAD
Sobre os grupos de whatsapp, eles são bons para termos algumas informações de concursos, mas em sua maioria os grupos também possuem muito conteúdo que pode não ser relevante para você.

Ainda, grupos que passam material de estudos, a meu ver, não ajudam. Não estou falando isso por ser professor pessoal, mas vocês conseguem ler 20 resumos de direito civil até a prova?

Sabe o que significa “information overload”? Hoje em dia temos acesso muito fácil a materiais e livros em PDF. Essa sigla significa “sobrecarga de informações”.

Atualmente recebemos muitas informações diariamente, os canais de comunicação que temos disponíveis são vários e não é difícil recebermos resumos, materiais em PDF diariamente nos grupos de whatsapp. Muitos concursandos baixam o material e salvam no computador, sempre na perspectiva de estudar. Às vezes você nem sabe se o material é realmente bom para você e se é completo, mas mesmo assim baixamos, pois é fácil, está ali a nossa disposição.

Quando baixamos o material, colocamos na nossa cabeça uma meta de tentar ler e estudar. Mas reflita comigo: Se você não consegue ter tempo de ler seu material de estudos ou ler um único resumo, como você vai ler todos esses materiais?

Pessoal, você já estudar o seu caderno ou seu resumo já é uma tarefa que demanda tempo! Fique com seu caderno ou resumo! Utilize apenas um material de estudos!

Ficar baixando diversos materiais para tentar estudar só aumenta a ansiedade e causa uma sobrecarga de informações que não ajuda em nada na sua preparação. Cuidado com os grupos de whatsapp pessoal, com o tempo que vocês perdem de estudo interagindo nos grupos, muitas vezes em assuntos que não acrescentam nada na sua rotina.

Grupos de whatsapp com dicas de professores, telegrama do site do Edu onde passamos dicas e postagens novas são interessantes, pois não tem troca de mensagens o dia inteiro. Só informamos conteúdo relevante na lista de transmissão, mas não ficamos de bate papo para não atrapalhar o estudo de vocês!
Agora grupos com muitas mensagens, materiais e poucas dicas não acho que vale a pena! Foquem na parte de vocês, na estratégia de vocês! Tenho certeza que ficar focado na sua rotina lhe gerará mais resultados!

Abraço a todos e até a próxima!
Rafael Bravo                                                                      Em 15/12/19.
Instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog
www.cursocliquejuris.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!