Dicas diárias de aprovados.

TEMPO DE DESCANSO E ESTUDO NO FERIADO


Olá pessoal!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site do Edu e professor do Curso Clique Juris (www.cursocliquejuris.com.br), onde trabalho com orientação de alunos e metodologia de estudos para concursos!

Para aqueles que se sentem culpados por não estudar no feriado, hoje essa postagem é para vocês!

Muitos se sentem culpados por reservar um tempo para descansar, fazer uma viagem com família ou amigos e deixar os estudos um pouco de lado. Isso é normal! Eu já passei por isso e acredito que a grande maioria dos concursandos também.

O descanso é necessário pessoal e temos que trabalhar o nosso psicológico para tentar não nos sentir culpados nesse período, mas pelo contrário, pensar que estamos justamente em um momento de “recarga das baterias” e que quando você voltar de viagem ou do seu feriado o ritmo de estudos voltará ao normal e até com mais eficiência e rendimento, já que estamos com a cabeça mais leve e o corpo descansado.

Sobre a importância do descanso na rotina de estudos, eu já postei algo sobre esse assunto aqui no site. Quem desejar ler ou reler, segue o link:

Agora, é para aqueles mais ansiosos, que não conseguem parar de sentir culpa por estar descansando alguns dias? O que fazer? Como eu posso estudar nesse período Rafael e, ao mesmo tempo, tentar conciliar estudos com a minha viagem em família, por exemplo?

É bem corriqueiro receber mensagens de concursandos que planejam levar 5 livros de doutrina, cadernos e o vade mecum para sua viagem, preparando quase uma mala de material para levar para estudar nas férias ou no feriado.

Pessoal, vai por mim: vocês levarão tudo isso de material e não irão estudar!! Se estudar, com certeza esses livros e cadernos todos não serão utilizados!

Assim, você acaba levando um mundo de material, pesando a sua mala, fazendo volume, para no final não usar nada ou praticamente nada. E a sensação de culpa persiste!

Se você quer estudar no feriado, procure uma META POSSÍVEL de ser cumprida pessoal! Essa é a primeira dica! Você não vai usar 5 livros, cadernos, vade mecum, laptop para fazer questões e informativos.

Se o seu material todo for online e você precisar só do laptop, ok? Melhor, pois não tem a questão do peso! Mas de qualquer forma, muito difícil você estudar o seu material! Não ache que durante uma viagem é fácil se organizar para estudar 2 horas ou 3 horas por dia. Às vezes não conseguimos estudar nem 1 hora!

Portanto, organize uma META POSSÍVEL, que você possa cumprir em menos tempo e que apazigue o seu coração, tirando o sentimento de culpa de não ter feito nada no feriado.
Exemplo: Vou ler 1 informativo por dia – essa atividade vai ocupar mais ou menos 1:30h do seu tempo, talvez um pouco mais.

Ler 1 informativo por dia é algo mais possível de cumprir, é uma leitura considerada mais “tranquila” e uma atividade que tem começo, meio e fim, ou seja, você termina e tem a sensação de dever cumprido! Isso é excelente nesse período! Se você achar pouco ou quiser estudar 30 minutos a mais, leia legislação.

É bem melhor estipularmos uma atividade dessa, mais compartimentada, com leitura mais leve, do que montar como meta diária ler 2 horas de doutrina, 30 exercícios, legislação e revisão. No final, você precisará de 3h ou 4h, o que você pode não ter no feriado, ainda mais quando estamos com a família, revendo amigos, etc.

Uma segunda dica que eu passo para vocês é: organize o seu tempo para estudar quando as pessoas que contam com você na viagem ainda não lhe procuraram. Tenho uma aluna da minha orientação de estudos que se ela ler a postagem vai se identificar, pois sempre montamos cronograma sobre isso! rsrs

Exemplo: Se você está viajando com a família, visitando parentes, e as pessoas começam a acordar as 8hs da manhã para bater papo, comprar pão, tomar café e fazer compras para o churrasco mais tarde, recomendo que você acorde as 6 horas da manhã, leia seu informativo e depois vá tomar café com sua família! Eu sei que acordar cedo é um sacrifício, mas vale a pena e temos que sair da nossa zona de conforto, ainda mais se for para você ter a sensação de dever cumprido, pois tenho certeza que o resto do dia será bem proveitoso e você terá o coração mais leve! Ou então, se as pessoas foram dormir mais cedo, fique até um pouco mais tarde e leia seu informativo ou então 30 artigos da legislação que você está estudando no momento.

Portanto, a ideia é procurar horários alternativos que não atrapalhem sua viagem e seu convívio com as pessoas que estão contigo.

Acredito que se você seguir esse planejamento, esse pouco que você conseguir estudar, mesmo que seja 1 hora ou 2 horas por dia, já ajudará bastante a trabalhar a sua ansiedade e afastar a sensação de culpa!

O resto do seu dia, após essa atividade curta de estudos, é para ser aproveitado. Reflita e pense que você está descansando alguns dias, mas que segunda-feira você voltará para sua rotina com sangue nos olhos e faca nos dentes e estudará até 1 hora a mais, para compensar! rsrs

Então é isso pessoal!! Bom feriado! Bom descanso e/ou bom estudo! Qualquer dúvida, contem comigo!

Abraço a todos e até a próxima!
Rafael Bravo                                                                      Em 15/11/19.
Instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog
www.cursocliquejuris.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!