Dicas diárias de aprovados.

MINHAS DICAS SOBRE COMO ESTUDAR CORRETAMENTE


Olá, gente!



Hoje eu quero apresentar para vocês dicas sobre como estudar corretamente. São 5 fatores/cuidados que, na minha opinião, vocês precisam observar no planejamento e estudo diário de vocês. Talvez aqui você já encontre alguns erros que muitos alunos cometem e acabam prejudicando o desempenho.




1- DIVISÃO DO TEMPO



Talvez você esteja errando na divisão do seu tempo. Em linhas gerais, você deve separar mais tempo para as matérias mais importantes para o seu concurso. Assim como as matérias com as quais tem mais dificuldade. Organize seu horário de estudo e cumpra-o com compromisso. Isso te fará mais confiante, inclusive.



Pode parecer bobagem, mas escolher a disciplina certa/horário certo pode fazer toda a diferença para seu rendimento.



Se você não sabe organizar seu horário de estudo, eu escrevi AQUI sobre isso. Espero que ajude!





2- MATERIAL E ESTUDO ADEQUADOS



Ser aprovado em concurso não é a mesma coisa que ser laureado na Universidade. Você não precisa ler dez volumes de uma única disciplina de um autor consagrado para passar na prova. Deixe isso para seu Mestrado e Doutorado. Bom ou ruim, criticável ou não, fato é que ser aprovado requer estratégia nas escolhas de como estudar e por onde estudar.



Como regra geral, já que não posso me aprofundar em cada concurso, as bancas irão explorar questões de LEI - DOUTRINA - JURISPRUDÊNCIA.



Então não adianta estudar só uma coisa (só doutrina, p. ex.) porque você não irá passar. E não adianta perder muito tempo lendo teorias e elucubrações que raramente caem numa prova. E aqui a experiência prática faz com que outros aprovados possam lhe ajudar. Pesquise sobre o que estudar e como estudar cada ponto do seu concurso. Essa estratégia é muito válida!





Quanto à bibliografia, também vale à pena pesquisar sobre esse assunto com candidatos aprovados e também pesquisar se o livro com que você tem afinidade está entre os indicados. Há livros que não são escritos com o finalidade de concursos, ou seja, que não são voltados para certames. Esses livros, por melhores que sejam (e são), não ajudam nesta finalidade. Sempre que me perguntam para indicar bibliografia, eu pergunto o objetivo… porque isso é importante. No site há várias indicações bibliográficas (chegue até elas pelo marcador BIBLIOGRAFIA).




3 - REVISÕES



Vejo que muitos ainda insistem em não revisar ou evitam revisar. Se você pesquisar, vai constatar que o cérebro humano naturalmente esquece as informações... vai “apagando” aqueles “arquivos” que você não está usando. Por isso, você precisa sempre ir resgatando esses “arquivos” na sua memória... e ir revendo. Alguns precisam revisar com mais frequencia (intervalos menores), outros não (intervalos maiores), mas absolutamente todos precisamos revisar. Só você poderá descobrir a sua hora de revisar. Não acredito em fórmula mágica… eu aprendi testando. Vale à pena também pesquisar esse assunto.



Cada um tem formas de revisar diferentes, uns leem grifos, outros fazem resumos, uns utilizam esqueminhas.



Enfim, encontre uma forma que te agrade para revisar, mas, revise.





4 - TEMPO DE ESTUDO, CONCENTRAÇÃO E RENDIMENTO



Saiba que as suas horas de estudos precisam ser bem aproveitadas! Seu horário de estudo deve ser um compromisso levado a sério. Afaste-se do que lhe distrai, como as redes sociais, aplicativo de mensagem, etc. Afaste-se também de quem lhe distrai. Grupos de estudo? Cuidado.



Organize seu material de estudo antes de começar, com base no que irá estudar naquele momento. Assim você evita deslocamento e distração desnecessária. Os intervalos são pequenos e também variam de pessoa para pessoa (não siga fórmula). Levante, respire, beba uma água, vá ao banheiro. E volte aos estudos sem enrolação.





5 - RESPONDA QUESTÕES ANTERIORES e MANTENHA-SE ATUALIZADO



Sem duvida, uma das grandes estratégias para melhorar seu rendimento é resolver questões e fazer provas anteriores.



As questões costumam ser mais ou menos repetidas. Quando digo repetidas não significa que serão idênticas, mas as questões de prova muitas vezes apresentam alto grau de semelhança. Por isso, quanto mais questões anteriores você responder, mais chances você tem de já ter se deparado com a pergunta/resposta que será cobrada no seu concurso.



Ainda dentro do raciocínio acima, ou seja, de que as questões tendem a ser muito semelhantes pela falta de criatividade ou oportunidade de se elaborar questões inéditas, esteja atento às novidades.



Acompanhe as inovações legislativas, bem como as decisões judiciais dos Tribunais Superiores mais recentes, pois os examinadores costumam elaborar questões com base em novas leis e decisões. Mantenha-se em dia com informativos e com as publicações legais!



Espero ter ajudado vocês.



Um abraço,

Gus, em 06/04/19 (@holandadiaskershaw)


1 comentários:

  1. Boa noite, Eduardo. Tudo bem? Então, há um tempo tomei posse em um concurso e acabei me acomodando. No entanto, decidir mudar isso. Sempre admirei bastante a carreira da Agu e Ministério Público. Queria saber se existe a possibilidade de conciliar os estudos de ambos e também gostaria de comprar o edital esquematizado... vc me indicaria comprar o da Agu ou o Mpe? Qual englobaria melhor? Obrigadaaa

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!