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COMO IDENTIFICAR SEUS ERROS E AVANÇAR NOS CONCURSOS


 

Olá, queridos alunos!
Fim de semana passado eu respondi várias dúvidas pelo Instagram. Algumas perguntas foram bastante recorrentes e percebi que muita gente está angustiada pelo fato de não estar avançando nos concursos, não conseguir identificar os erros e, consequentemente, não saber como melhorar. 


Muitos alunos me falam o percentual de acerto geral nas provas (“professor, não consigo passar de 60% de acerto”), mas isso não reflete necessariamente que você precisa melhorar em tudo.

Embora gostaria, infelizmente, não posso sentar com cada um de vocês e analisar os erros que estão cometendo na forma de estudar. No post de hoje vou ajudá-los a identificar possíveis erros e espero que isso possibilite vocês a seguirem em frente com vigor.

Vamos lá!?
 

ANÁLISE DE PROVAS ANTERIORES E IMPULSIONANDO O DESEMPENHO

Você deve gastar algum tempo precioso analisando suas provas anteriores. Porém, é uma forma objetiva de detectar quais matérias precisa melhorar e também o tipo de questão que tem feito diferença na re/aprovação.

É necessário que tenha consigo a prova e o gabarito (se possível a prova e mais de uma). O quanto antes você fizer uma análise estatística de toda(s) a(s) prova(s), mais cedo você identifica os seus pontos negativos e poderá melhorar.Quem só tem o gabarito pode buscar a prova disponível na internet. 

Geralmente a gente despreza a prova depois de conferir o gabarito, não é? É um erro, pois você deve extrair do insucesso o segredo para acertar o caminho.

Como fazer:

1o Passo:

Inicialmente, a análise será por disciplina. Isso permitirá saber seu desempenho em cada uma delas. Geralmente a gente se preocupa com o desempenho final, mas não avalia que os acertos/erros nem sempre são distribuídos de forma equilibrada entre as matérias. E aí é que muitas vezes você pode identificar quais disciplinas estão lhe prejudicando.

Exemplo: Se sua prova teve 10 questões de constitucional e você acertou apenas 4 (40%) significa que você precisa melhorar muito essa matéria. O ideal é ter acertos superiores a 75% em todas as matérias. De regra, ressalvados alguns casos, com esse acerto de 75% você terá fortes chances de avançar da prova objetiva. O percentual você calcula com base em uma “regra de três”. Faça isso em cada disciplina!

2o Passo:

Num segundo momento, nós vamos classificar cada uma das questões da prova como sendo pertencentes a três espécies de questão: LEI – DOUTRINA – JURISPRUDÊNCIA. 

Quando a questão só envolve um dos três tipos de abordagem, a análise/classificação será simples.

Exemplo: Questão “x” cujos itens a,b,c,d,e envolvem, todos, letra de lei. Essa questão será classificada facilmente como sendo “LEI”.

A questão que envolve mais de uma abordagem, ou seja, mescla lei, doutrina ou jurisprudência, será classificada de acordo com a abordagem constante na resposta correta (o gabarito).

Exemplo: Questão “y” cujos itens a,b,c,d,e, envolvem doutrina e lei, mas a resposta certa, constante do gabarito, é aquela que trata de doutrina. Essa questão será classificada como sendo “DOUTRINA”.

Ao final desse procedimento você somará todas as questões de acordo com sua classificação, bem como as que errou e acertou. Assim, terá um Raio-X de que tipo de questão você tem acertado/errado mais em cada disciplina e também no conjunto de provas.

A depender dos resultados acima, fica claro que precisará promover alguns ajustes no que estudar e na forma como tem estudado! 

Se de acordo com o Passo 1 você está tendo desempenhos baixos em alguma matéria, olhe com mais atenção para ela.

Se de acordo com o Passo 2 você está tendo desempenhos ruins em algum tipo de abordagem, altere sua forma de estudar e inclua ou otimize o estudo que tem lhe faltado, como, de regra (meu caso), estudar mais lei seca. 

Forte abraço! E não se esqueça de que pode contar comigo.

Gus, 30/3/19 (@holandadiaskershaw). 

4 comentários:

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