Dicas diárias de aprovados.

DPE-SP VAI SAIR CONCURSO - DICAS PARA PREPARAÇÃO


Bom dia caros leitores do blog do Edu!

A postagem de hoje traz uma boa notícia e dicas para começar a sua preparação!
Aqui é Rafael Bravo, editor do site e professor do Curso Clique Juris (www.cursocliquejuris.com.br).

No dia 25/09 foi publicada autorização para o concurso da DPE-SP! A instituição publicou também abertura de inscrições para selecionar Defensores públicos que possuem interesse em participar da banca examinadora.

Assim, ao que tudo indica, o edital está próximo e acredito que deve sair em breve, ainda em outubro ou novembro. A prova deve ser realizada no início de 2019 (janeiro/fevereiro), de modo que temos ainda um tempo bem razoável para estudar! É claro que 3 ou 4 meses passam rápido, mas não deixe para estudar só quando o edital for publicado!

A dica mais importante desse momento pré-edital e que eu sempre repito aqui nas minhas postagens é: comece a estudar antes do edital!

E como eu começo?
Simples! Pegue já o último edital do concurso de 2015, que foi organizado pela FCC – Fundação Carlos Chagas!

A tendência é que a instituição mantenha a mesma organizadora. Mesmo que alterem a organizadora, as disciplinas devem ser mantidas. Logo, é possível estudar nesse momento utilizando o edital antigo como parâmetro.
Para facilitar a vida de vocês, segue o link do último edital para quem quiser fazer download direto do meu google drive (qualquer problema no link é só me avisar no email que segue no final da postagem):

O último concurso da DPE-SP trouxe previsão de preenchimento de 60 vagas, além daquelas que surgirem ao longo da validade do concurso, o que propicia uma boa chance para alcançar a aprovação. No último concurso foram 76 candidatos aprovados. É uma excelente oportunidade, assim como a DPE-MG, que também costuma chamar vários candidatos!

Caros, as disciplinas serão as mesmas! Não acredito que teremos mudanças nessa parte, até porque o concurso segue a Deliberação nº 10, de 30 de junho de 2006, do Conselho Superior da DPE-SP, que foi alterada algumas vezes em 2009 e 2014, mas nunca para mudar as matérias cobradas!

Portanto, as disciplinas são praticamente as mesmas desde os primeiros concursos da Defensoria de São Paulo, não havendo motivos para alterarem justamente agora nesse concurso as disciplinas! Logo, podemos nos basear pelo edital antigo.
Para ilustrar melhor o que estou falando, não vou copiar o que está previsto no edital. Vou anexar aqui justamente o artigo retirado direto da Deliberação do CSDP de São Paulo, para mostrar para vocês que as disciplinas devem ser mantidas:

Artigo 18. A primeira prova escrita compreenderá 88 (oitenta e oito) questões objetivas sobre as seguintes matérias: (Redação dada pela Deliberação CSDP nº 142, de 19 de novembro de 2009) (Redação renumerada pela Deliberação CSDP nº 307, de 19 de novembro de 2014).

a) Direito Constitucional;
b) Direito Administrativo e Direito Tributário;
c) Direito Penal;
d) Direito Processual Penal;
e) Direito Civil e Direito Comercial;
f) Direito Processual Civil;
g) Direitos Difusos e Coletivos;
h) Direito da Criança e do Adolescente;
i) Direitos Humanos;
j) Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado;
k) Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica. (Redação dada pela Deliberação CSDP nº 142, de 19 de novembro de 2009)

A prova de SP possui uma divisão simples de questões, sendo que cada disciplina conta com 8 questões na prova! Algumas abrangem mais de uma matéria (Penal abrange criminologia, Administrativo e Tributário, Civil abrange Comercial). Vejam o quadro abaixo:

DISCIPLINA
QUESTÕES
a) Direito Constitucional;
8 questões
b) Direito Administrativo e Direito Tributário;
8 questões
c) Direito Penal;
8 questões
d) Direito Processual Penal;
8 questões
e) Direito Civil e Direito Comercial;
8 questões
f) Direito Processual Civil;
8 questões
g) Direitos Difusos e Coletivos;
8 questões
h) Direito da Criança e do Adolescente;
8 questões
i) Direitos Humanos;
8 questões
j) Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado;
8 questões
k) Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica.
8 questões

A prova objetiva conta com 88 questões! Em relação as disciplinas Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica, a banca indica os livros de autores nacionais ou estrangeiros. Entretanto, no site do Clique Juris temos um resumo dessas disciplinas que podem ajudar você a ganhar tempo nesse estudo!

Outro ponto importante é estudar a última prova desse concurso pessoal! Baixe na internet a prova de 2015 e faça no próximo domingo de manhã, em casa, cronometrando seu tempo! Após terminar a prova, corrija as questões, veja o que você errou e acertou, quais disciplinas e pontos você possui dificuldade ou que não domina muito bem e já separe mais tempo de estudo para sanar essas lacunas!
Para facilitar a vida de vocês, segue a última prova no link abaixo:
O gabarito se encontra nesse link:


Pessoal, mais uma vez afirmo que vocês não podem deixar de estudar as disciplinas peculiares desse concurso! Consumidor, Humanísticas (Filosofia e Sociologia), criminologia, dentre outras! Essas disciplinas, se você souber bem, tiver uma boa base, lhe garante questões que não são tão difíceis e que podem ajudar a subir sua nota!

Agora, para aqueles que irão conciliar os estudos da DPE-MG com DPE-SP, podem focar nas matérias comuns a todos os certames primeiro (Civil, Penal, Processo, Constitucional, Administrativo, Princípios da Defensoria, Execução Penal e etc.) Separe apenas um dia da sua semana (um sábado, por exemplo, para estudar as matérias peculiares de um ou de outro concurso. 

Qualquer dúvida estou à disposição no e-mail e instagram! Sucesso para todos e bom estudo!
Rafael Bravo, em 01/10/2018
Instagram: @rafaelbravog
www.cursocliquejuris.com.br

4 comentários:

  1. A atualização do edital esquematizado para DPE sai este ano ainda?

    ResponderExcluir
  2. Quando vai sair a atualização do esquematizado para a AGU (Procurador Federal)? Vi que estava prometido para o segundo semestre de 2018, mas ainda não saiu.

    ResponderExcluir
  3. Edu, vai ter reta final PGE SC?

    ResponderExcluir
  4. Olá, você indica alguma obra de direito humanos para esse concurso em específico? Muito obrigada!!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!