Dicas diárias de aprovados.

VALE A PENA FAZER CURSINHO? DICAS E INSIGHTS PARA A SUA PREPARAÇÃO


Olá pessoal! Desejo a todos uma boa semana de muito estudo e conquistas no caminho de vocês!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site, professor e coach no Curso Clique Juris – CCJ (www.cursocliquejuris.com.br).

Muitos alunos que enviam e-mail ou me procuram nas redes já me fizeram a seguinte pergunta: Rafael, vale a pena eu fazer um cursinho, assistir vídeo-aulas? Consigo passar em concurso apenas lendo os livros de doutrina?

Primeiro que já tratei com vocês que só doutrina não basta! Vejam as postagens anteriores nos links abaixo:


Agora, é possível passar apenas estudando individualmente, na sala de estudos ou em casa? Sim, é possível! Conheço colegas concurseiros e alunos que assim fizeram e conquistaram a sonhada aprovação.

A preparação para concursos é muito subjetiva, pois cada aluno funciona de uma maneira, sendo que existem aqueles mais autônomos, autodidata, que conseguem estudar bem sozinhos, absorver muito conteúdo e decorar aquelas partes chatas da disciplina.

Muitos de vocês que estudam para concurso devem conhecer alguém assim! Aquele cara que tem uma memória incrível e que estudou sozinho e passou em pouco tempo em um bom concurso (MP, Defensoria, Magistratura, AGU, dentre outros).

Entretanto, a grande maioria dos concursandos, assim como eu, possui maiores dificuldades em ler os livros sozinho, tirar suas próprias dúvidas, esquematizar as partes importantes das disciplinas.

Nessas horas, eu entendo que um curso pode sim ajudar o candidato que não tem uma boa base em algumas disciplinas, que precisa de um material voltado para concursos como caderno, resumos esquematizados etc.

Rafael, mas eu perco muito tempo assistindo vídeo-aulas! Vale a pena o cursinho?

Caros, se a sua preparação é para médio e longo prazo (exemplo: ser aprovado em 1 ano e meio ou 2 anos, acho que vale a pena sim! Nesse tempo você poderá assistir e terminar as aulas do curso, preparar seus cadernos, assimilar as partes importantes de cada disciplina, súmulas e julgados recentes, teorias mais badaladas para cair em prova e fortalecer seus estudos.

Ainda, pode acontecer de você passar no concurso ainda no meio das aulas do cursinho, só com a primeira metade dos seus cadernos. Já vi isso acontecer também em vários casos.

Portanto, será que é perda de tempo? Na minha opinião não.

Se você acredita que possui uma base excelente em todas as matérias, que sempre estudou sozinho durante sua vida acadêmica (escola, faculdade) e que possui uma boa memória, estude sozinho por um tempo e veja seus resultados nos concursos. Faça uma experiência.

Agora, a grande maioria acredito que fazer um cursinho pode parecer um passo para trás, mas para dar dois passos pra frente depois, acelerando os estudos com os cadernos e ganhando base em disciplinas que você tem dificuldade.

Caros, não estou aqui recomendando nenhum curso e nem ganho nada com isso a não ser a satisfação de ver vocês se desenvolverem! Essa é a minha opinião de coração e experiência no estudo dos concursos.

Para aqueles que ainda estão cursando a faculdade e já pensam em se preparar para as provas, façam o cursinho desde logo, no 7º ou 8º período! Assim você ganha tempo e já sai da faculdade com metade do caminho percorrido!

Muitos candidatos que passam cedo nos concursos (com meses ou 1 ano de estudos) assim tiveram êxito pois durante a faculdade estudaram já para concursos e fizeram cursinhos, montando seus cadernos, aprofundando os estudos em doutrina, legislação e informativos.

Rafael, mas estudar para a faculdade e cursinho, fazer estágio ou trabalhar...isso é uma rotina pesada! Como faço?

Hoje temos a maioria dos cursos online, com aulas gravadas que permitem que você estude no melhor horário para você, inclusive sábado de manhã ou todo dia de noite. Faça a sua rotina e monte seu horário da melhor forma possível! Agora a aprovação não virá sem sacrifício! Temos que dar o nosso melhor, fazer concessões e priorizar os estudos para alcançar a aprovação.

Tenha certeza de uma coisa: todo o esforço vale a pena!

Espero que curtam essa dica!! Avaliem como vocês estão na preparação para os concursos e se vale, talvez, assistir aulas e preparar um bom material de apoio resumido e esquematizado.

Vamos estudar!!
Abs a todos e até a próxima!
Rafael Bravo                                                                               Em 20/08/2018.
www.cursocliquejuris.com.br

2 comentários:

  1. Interessante a postagem. Pode até ser interessante fazer cursinho, contudo, o aluno que procura aprender sozinho por meio de doutrinas possui enormes vantagens:
    -A leitura automaticamente melhorará o seu português;
    -Profundidade da doutrina nem se compara com as video aulas;
    -"emancipação": o aluno que estuda sozinho possivelmente não terá ninguém para sanar suas duvidas, mas caso seja curioso o suficiente encontrara a resposta, ficando cada vez mais independente;
    -as provas envolvem leitura e caso vc esteja habituado a ler todos os dias, o tempo de duração do certame não será um problema.
    -Caso o aluno faça o seu próprio resumo do conteúdo, ficará mto mais facil as revisões.
    Contudo, é perfeitamente compreensível que alguns optem por cursinho desde o começo. Entretanto, não acho viável pelo preço que cobram e pelo tempo.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a postagem. Preciso montar meu próprio material e essa postagem dá um norte legal. Estava em dúvida se faria isso por livros ou por um cursinho, ambos tem prós e contras, mas parece que a perda de conteúdo por escolher um cursinho não é tão grande, desde que faça um bom caderno com as aulas de um cursinho anual.
    .
    Obrigado Rafael.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!