Dicas diárias de aprovados.

DISCURSO DE POSSE COMO PROMOTOR DE JUSTIÇA - MPPE 2018

Bom dia, amigos!

Vou compartilhar com vocês o discurso que proferi na solenidade de posse como Promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, em 06/02/2018.

Para quem tem curiosidade, geralmente essa incumbência é do primeiro colocado ou, dentre os empossandos, aquele que encabeça a lista (foi o meu caso). É uma tradição da magistratura e no Ministério Público que essa pessoa faça um pequeno pronunciamento em nome dos demais colegas.

Então, quando vocês passarem, poderão ter essa tarefa. Confesso que é bem difícil.... preparar a fala, nervosismo na hora, etc.  Foi bem simples, mas saiu!!! Um abraço a todos!!

Gus, em 18/02 (@holandadiaskershaw)





Excelentíssimo Senhor Procurador Geral de Justiça, Dr. Francisco Dirceu Barros, em Vossa Excelência cumprimento os demais integrantes da mesa.


Demais autoridades aqui presentes, caros familiares, prezados amigos, senhoras e senhores.

6 de fevereiro de 2018. Sejam todos muito bem-vindos ao dia mais feliz das nossas vidas. 

É uma responsabilidade imensa falar em nome dos meus colegas. Ontem à noite escrevendo esse pequeno discurso é que me dei conta da responsabilidade que tenho agora em minhas mãos. Por outro lado, igualmente grande é a alegria que transborda dos nossos corações nesse momento tão especial, deixando ainda mais difícil a minha tarefa. 

Quem chega onde chegamos, jamais chega só. Foi o somatório de muitas forças que nos trouxe até aqui. Por isso, essa minha breve fala é, sobretudo, a expressão de um eterno agradecimento. Vocês aqui presentes não foram convidados sem motivo. Cada um e todos vocês são responsáveis pela nossa vitória. Portanto, nesse dia, um pouco de vocês se torna, em nós, também Promotores de Justiça. 

E sobre gratidão, em primeiro lugar, nosso agradecimento a Deus, o maior responsável por esse momento. Pela vida que nos concedeu, pela saúde e por tudo mais que foge do nosso alcance, mas depende da vontade dEle e nos foi concedido para que chegássemos nesse dia. Nós que tanto pedimos, sob as mais diversas formas de oração, hoje olhamos para o céu e te dirigirmos essa prece singela: Obrigado, Senhor!

Gratidão também aos nossos familiares, especialmente aos nossos pais por todo o amor e por toda a dedicação de uma vida inteira. Por serem por nós, antes de nós mesmos. Não conheço a história familiar de todos os meus colegas, mas, pela minha, sei que vocês fizeram o impossível para nos proporcionar o que há de melhor na vida. Dificilmente se vai para uma batalha esperando a vitória para si próprio. Por isso, talvez esse momento seja mais de vocês do que nosso. Particularmente, sou muito grato a minha mãe… Mainha, tudo isso aqui é pra você. Essa posse como Promotor de Justiça é o melhor presente que eu poderia lhe oferecer.

Aos nossos amigos, agradecemos a compreensão e o apoio que recebemos. Aquela palavra de conforto na hora difícil foi essencial. Sei que algumas vezes fomos ausentes, mas vejam que foi por uma boa causa. Aquela comemoração a que faltamos, foi apenas adiada e teremos muitas a partir de agora. Talvez vocês não compreendam a dimensão da importância que têm para nós, mas saibam que também pensamos muito no orgulho que traríamos para vocês quando passamos horas e horas estudando e deixamos de ir àqueles encontros e que outrora nunca faltávamos. 

Gostaria de registrar meu eterno agradecimento a quatro amigas que insistiram muito para que eu fizesse a primeira prova do concurso, pois mesmo tendo viajado de Belém até Recife com esse objetivo, na véspera da prova, eu não me sentia preparado para o concurso e graças a elas fui convencido a ir. Era destino? Não sei… O que sei é que a teoria de vocês sobre um tal de “conhecimento acumulado” funcionou comigo e fui fazer a prova e vejam onde cheguei. Alias, onde chegamos!

São tantos obrigados… serão eternos esses obrigados. Obrigado… obrigado…. mil vezes obrigado 


Meus amigos! Ser Ministério Público é um imenso privilégio. Não na definição comum que a palavra eventualmente carrega, mas no sentido do que nós iremos representar na vida de muitas pessoas. Carreira jurídica alguma traz tanta responsabilidade do que ser Ministério Público. Com respeito e sem ofensas, qualquer outra instituição, quando comparada à nossa, trará menos satisfação pessoal… lutar pelo bem das pessoas, pelas transformações sociais, pela realização e a concretização da Justiça na vida dos nossos semelhantes. Que o digam os nossos queridos promotores e procuradores mais antigos aqui presentes. Para nós, ser Ministério Público é a realização de um sonho, a concretização de um ideal de vida, o de litigar pelo bem comum, de descer à arena em nome da coletividade contra quem quer que atente contra os ideais do bem comum. 


Meus caros amigos e queridas amigas, desejo que cada um de nós carregue para sempre a alegria desse momento. Desejo que ser promotor e promotora de Justiça seja sempre razão de grande contentamento e que jamais percamos a fé na transformação do mundo. Que tenhamos a consciência tranquila e desfrutemos da paz de espírito de que desfrutam os que lutam por Justiça. Que deixemos nossos nomes gravados em cada cidade por onde andarmos pelas grandes realizações que com certeza faremos. Que sejamos a esperança e a alegria das pessoas que sofrem e buscam por ajuda em nós. 


Não poderia deixar de mencionar aqui a nossa gratidão ao Procurador-Geral de Justiça e a toda a sua equipe. Não foi pouco o esforço deles para que essa posse se concretizasse, assim como é grande a luta desde já para que outras nomeações ocorram e cada cidade do nosso estado possa contar com um Promotor de Justiça. Que Deus lhes recompense por tanto trabalho com muita saúde e paz. 


Obrigado a todos pela atenção. 

Gustavo Dias Kershaw (@holandadiaskershaw)


6 comentários:

  1. Lindas palavras!!! Expressão da árdua e gratificante missão de todos que se dedicam a estudar para concurso público! A gratidão exposta neste relato, sem dúvidas, renova o ânimo e fortalece o estudante em busca dos sonhos e objetivos! Que Deus o abençoe, o proteja e o ilumine no desenvolvimento da sua missão nesta Instituição: essencial a função jurisdicional e defensora da sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Muito emocionante e inspirador! Boa sorte nessa longa caminhada!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional, um discurso que muitos querem fazer, mas antes disso, é muita dedicação e fé em Deus...PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  4. Por isso escolhi MP, porque acredito que é a carreira que mais me trará satisfação pessoal. Parabéns pelo discurso e pela posse.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!