Dicas diárias de aprovados.

NOTÍCIAS SOBRE OS CONCURSOS DO MPU - ANALISTA E TÉCNICO + NOTÍCIAS SOBRE OS CONCURSOS DA AGU

Olá meus amigos do site, bom dia de domingo a todos. 

Eduardo quem escreve. 

Trago notícias nesse domingo. 

Primeiro, sobre o concurso do MPU. Como já disse a vocês: quem está na dúvida de qual concurso de servidores estudar, a dica é MPU, pois: 1- o concurso é nacional; 2- tem alta rotatividade; 3- nomeia-se muitooooooo. O concurso de servidores do MPU é mais fácil do que os TRFs/TRTs justamente por ser nacional, ou seja, divide os candidatos, diminuindo, assim, a concorrência. Além disso, a prova é CESPE, logo é mais justa que a FCC onde vocês podem errar uma ou outra questões apenas. 

Mass, o concurso não ocorrerá em 2017 (certeza) e pode ser que não saia no primeiro semestre de 2018, pois realmente há sérias restrições orçamentárias para o ano seguinte. Que não sai esse ano é certeza absoluta. Pode ser que saia ano que vem, mas também não é certeza.

E o que fazer no período? R- Eu manteria o foco, pois uma hora o concurso sai, com muitas vagas, e vocês estarão preparados. Mas eu também faria concursos correlatos, caso abrissem nesse meio tempo. Assim, se abrir STJ ou STF, borá para cima. Idem se abrir STM ou TRFs. O que não recomendo é mudar muito o foco, ou seja, mudar o foco completamente para abarcar TST, TRTs, etc. Façam provas correlatas sim, mas desviar o foco completamente seria um erro grave. 

Agora sobre os concursos da AGU

PGF não há candidato aprovado há muito tempo. Há, por outro lado, muitos cargos vagos, o que sugere que haverá sim concurso em 2018. Uma oportunidade e tanto, pois esse é o concurso mais fácil da AGU (passam muitas pessoas, muitas mesmo). 

Advogado da União / PFN - há poucos candidatos aprovados e que serão nomeados esse ano. Os órgãos possivelmente aguentarão até 2018 sem concurso, mas de 2019 não escapam. 2019 terá concurso para essas carreiras. 

O que eu faria? R= estudaria para PGF, cuja preparação é muito próxima da de AU. Só não faria isso se minha meta fosse exclusivamente PFN. 

Mas mesmo sem termos data: a hora é de estudar mais que nunca. PGF e MPU são dois dos concurso que mais nomeiam, e dois dos mais fácies de passar (MPU para servidores, PGF para membros da AGU). Os concursos cedo ou tarde vão sair e com muitas vagas, por isso os senhores deverão estar preparados para o primeiro ou para o segundo semestre do ano seguinte, e para isso deverão estudar agora mais que nunca. 

Então não desanimem. E vamos estudar. Uma guerra se vence no período anterior a ela, portanto não deixem para última hora. 

Abraços a todos. 

Eduardo, em 5/11/17
No instagram @eduardorgoncalves

24 comentários:

  1. Muito obrigado pelas informações Eduardo. Nos ajudam bastante!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, vc acha que dá para conciliar o estudo da PGF com o MPU?

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, dá tempo de se preparar para os certames da PGF/AGU do zero, ainda? Terminei a faculdade no primeiro semestre de 2017, venho estudando para Técnico do TRT.

    ResponderExcluir
  4. Olá grande Eduardo, ótimos comentários. Estou na luta dos concursos da AGU. Pq a PGF seria a mais fácil de todas as 3? Gostaria de ler uma matéria sobre essa comparação, caso não tenha ainda no site. Acredito que vi uma, mas não foi exclusivamente sobre a preparação, mas sim comparando as carreiras. Fica o pedido.
    Obs: caso já tenha desconsidere rs.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Eduardo, bom dia. Tenho duas dúvidas sobre os concursos do MPU e da AGU.
    1) Certa vez, você comentou que era provável que fossem cobradas matérias jurídicas para Técnico do MPU. Mas você fez um novo Edital Esquematizado para Técnico do MPU com as matérias do edital passado (quase todas administrativas). Então, sua opinião mais recente é qual? Matérias jurídicas ou administrativas para o MPU?
    2) Comentou-se nesse post que provavelmente teremos concurso para AGU e PFN em 2019. Achei estranho porque, em números absolutos, a PGF é a carreira com maior número de cargos. Saindo edital em 2018, teríamos a PGF completando (ou quase) dois anos sem nenhum candidato aprovado. O que te faz crer, então, que teríamos novo concurso para AGU e PFN em 2019? Considerando o cenário atual, acharia mais plausível edital somente em 2020.

    Se puder me responder, ficaria muito agradecida!

    ResponderExcluir
  6. Passando pra agradecer. Tenho foco na PGF-AGU e suas dicas e notícias ajudam muito, inclusive quando fala de concursos correlatos nos dando um norte e uma previsão com suas opiniões pessoais (não fica aquilo superficial) o que nos deixa menos ansiosos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite , Dr. Eduardo. Quanto às dicas para o MPU ( cargo de Técnico ) o que o Sr pode orientar? Tenho o seu edital esquematizado para p Cargo de Analista , mas para Técnico sinto certa carência .

    Desde já agradeço.

    Rtt.

    Maira Cristiane

    ResponderExcluir
  8. Acha provável cair Raciocínio Lógico, Informática e Atualidades para o cargo de Analista do MPU?

    ResponderExcluir
  9. Sigo o mesmo questionamento de Anônimo; dá para conciliar MPU e PGF? Na verdade foco MPU para um concurso mais imediato, para sair de onde estou, porém, almejo concursos maiores.

    ResponderExcluir
  10. Sigo o mesmo questionamento de Anônimo; dá para conciliar MPU e PGF? Na verdade foco MPU como um concurso mais imediato, para sair da onde estou, mas almejo concurso maiores.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Dr. Eduardo, tudo bem? O senhor pode me confirmar se há previsão de vagas do MPU para analista com especialidade em Direito? Pois só encontrei no concurso de 2013, e já houve concurso em 2015, sem abarcar tal cargo. Grata desde Já!

    ResponderExcluir
  12. Olá, será que cai então a reforma trabalhista no MPU? estava esperando para estudar trabalho, pois nao sabia ainda se o edital sairia antes ou depois da vigencia da nova lei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a reforma já está em vigor. Será cobrada em todos os editais que contenham direito do trabalho daqui pra frente.

      Excluir
  13. ola, será que cai a reforma trabalhista entao no MPU?

    ResponderExcluir
  14. Olá, Eduardo. Sigo na preparação para PGF, mas confesso que estou desanimada com a demora para sair o edital. Desde o final de 2016 ouço que o concurso sairá em 2017. Agora a previsão é 2018, mas não há nenhuma notícia confirmando essa possibilidade. Gostaria de saber se há alguma notícia de rumores internos no órgão ou se realmente só em 2019. Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Ola tenho essa mesma duvida:

    Nando Amanajas5 de novembro de 2017 11:21


    Olá grande Eduardo, ótimos comentários. Estou na luta dos concursos da AGU. Pq a PGF seria a mais fácil de todas as 3? Gostaria de ler uma matéria sobre essa comparação, caso não tenha ainda no site. Acredito que vi uma, mas não foi exclusivamente sobre a preparação, mas sim comparando as carreiras. Fica o pedido.
    Obs: caso já tenha desconsidere rs.

    ResponderExcluir
  16. vc acha que dá para conciliar o estudo da PGF com o MPU?

    ResponderExcluir
  17. Eduardo, quais são as perspectivas para a magis federal em 2018? Até agora não temos previsão de nenhum TRF ano que vem...

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Eduardo. Na verdade, Em termos absolutos e proporcionalmente, há mais vagas para AU do que para PGF, isso porque a carreira de PGF tem atualmente cerca de 450 cargos vagos, menos de 10% do total da carreira. Já para AU, a necessidade é maior, pois há mais de 500 cargos vagos, ou seja, mais de 10% do total da carreira. Lembrando que, de acordo com a legislação de regência, se há menos de 10% dos cargos vagos, como ocorre para PGF, não há obrigatoriedade de concurso público. Já no caso de AU, acho que seria de premente necessidade.

    ResponderExcluir
  19. Eduardo, por favor colega! me envia seu livro de resumo para o analista judiciário do MPU !!! abraço... email: lucasdariel@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Alguma novidade para o concurso?

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!