Dicas diárias de aprovados.

A BUSCA POR RESULTADOS IMEDIATOS: UM DOS MOTIVOS DA FRUSTRAÇÃO DE QUEM ESTÁ NO MUNDO DOS CONCURSO

Olá meus amigos, bom dia bom dia bom dia a todos! 

A quantas andam seus estudos? Esperamos sinceramente que bem, e que você realize seu sonho da aprovação. 

Hoje vou falar de um dos motivos da frustração dos concurseiros, especialmente daqueles que se preparam para concursos jurídico dos cargos mais elevados e mais difíceis (MP, Magis, PGEs, DPE): A BUSCA POR RESULTADOS IMEDIATOS.

Meus amigos, a preparação para concursos exigirá tempo, bastante tempo, diga-se, por isso buscar resultados imediatos poderá te levar a frustração. 

Ninguém passa para a Magistratura/MP com 06 meses de estudos, com 01 ano de estudo. Isso é muito difícil, praticamente impossível.

ENTÃO É NECESSÁRIO QUE VOCÊS ENTENDAM UMA COISA: O ESTUDO PARA CONCURSO É UMA PREPARAÇÃO A LONGO PRAZO, E QUE VAI TE DEMANDAR HORAS E HORAS DE ESTUDOS DE FORMA PLANEJADA E ORGANIZADA. 

QUEM SONHA ALTO, PENSA A LONGO PRAZO.

Esses dias li duas passagens de uma postagem aqui na internet (Gran Concuros Online) que diziam o seguinte: 

“Os atletas olímpicos treinam no mínimo quatro anos para chegar às competições em condições de disputar as medalhas. São anos de muita privação, de sacrifícios, de lesões, de dor, de choro, de solidão. Atletas de alta performance se dedicam integralmente ao projeto de subir ao pódio e de conquistar o maior número de medalhas possível.”

O concurseiro é como um atleta de alta performance, por isso os sacrifícios são muito parecidos e o tempo de preparação também. 

Então os seus três anos de atividade jurídica serão consumidos integralmente por muito estudo, e não espere passar antes desses três anos, pois isso é exceção da exceção (concursos mais disputados).

Uma dica é: durante esses três anos estude para concursos mais fáceis, como AGU (pela quantidade de aprovados e não pelo nível da prova), Analista de TJs/TRFs/MPU, PGEs menos concorridas, DPEs pouco disputadas, pois passar em um concurso meio pode te dar um gás para continuar estudando e diminuir essa frustração pela falta de resultados positivos no curto prazo. 

Antes de concluirmos leiam essa postagem: O TEMPO MÉDIO ATÉ A APROVAÇÃO, de onde destaco a seguinte passagem: 
Mas o verdadeiro objetivo dessa postagem é dizer: não existe fórmula mágica de aprendizado em seis meses ou um ano. É muito raro, praticamente impossível, passar em uma Magistratura/MP/PGE com apenas um ano de estudos firmes (sem ter feito uma boa faculdade, por exemplo). 
Qualquer um que prometer a vocês a aprovação em um ano (nos concursos acima) está MENTINDO. Vocês precisam de no mínimo um ano para fechar com qualidade o edital e de mais seis meses (pelo menos) para revisar. 

No mais, boa prova a quem tem prova hoje. Bons estudos a quem vai estudar e paciência a todos, pois a aprovação é demorada, mas vale cada esforço. 

Eduardo, em 29/10/2017
No insta: @eduardorgoncalves

6 comentários:

  1. Já me decepcionei muito com certos "coachs", que prometiam e esperavam minha aprovação em poucos meses, para o MPE. Acabava ficando com a cabeça tão cheia pela pressão, que estudava mal. Muito obrigada por este texto.

    ResponderExcluir
  2. Excelentes palavras. Realistas, sem mais nem menos. Num universo onde coaching vendem milagres, é preciso ter integridade pra falar verdade.

    ResponderExcluir
  3. olá, gostaria de oferecer aqui a oportunidade de participar do grupo de estudos para concursos, espero você lá: https://www.facebook.com/groups/580587428999459/

    ResponderExcluir
  4. esse foi o posto mais valioso que ja li até o momento!!!!!!!!!!! Leiam galera!!!!! e reflitam!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Dr. Eduardo! Interessante a postagem de hoje! Sou recém-formada e desejo ser promotora de Justiça...nesse sentido, seria preferível que se eu fosse estudar para concursos mais fáceis nesses 3 anos, buscasse concursos que tivessem, no tocante às matérias cobradas, uma proximidade com o almejado,certo?

    ResponderExcluir
  6. Técnico não seria um cargo interessante pra usar como concurso meio?

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!