Dicas diárias de aprovados.

DPU ou MP-SP, ESTOU MAIS PRÓXIMO DE QUAL CONCURSO?

Olá meus amigos, bom dia. 

Ontem recebi uma dúvida bastante interessante, que foi a seguinte: EDUARDO, estudo para o MPF e agora saiu MP-SP e DPU, qual devo priorizar? 

Uma dúvida bastante interessante, pois nenhum dos três concursos são iguais, muito pelo contrário há diferenças que refletem diretamente na sua preparação. 

Primeiro, a quem estuda para Magistratura Estadual, vocês certamente estão mais perto do MPE, então recomendo que foquem no MP-SP, a menos que estejam dispostos a estudar as matérias peculiares da DPU. 


Colegas que estudam para DPE, vocês estão no 'limbo', ou seja, estão tão próximos da DPU, como do MPE, mas ainda acho que se nunca estudaram as matérias federais, vocês também estão mais próximos do MPE. Aqui, entretanto, a escolha deve ser de acordo com as aptidões. 

Pessoal que estuda para o MPF, nesse caso, vocês estão mais perto da DPU, e tem vantagem nesse concurso, pois já estudaram direitos humanos e direito internacional. Para fechar o ciclo, faltaria apenas direito do trabalho e processo do trabalho, o que pode ser feito por video aulas. 

Pessoas da Magistratura Federal, vocês também estão mais perto da DPU, embora também não estejam longe do MPE. Mas, sem dúvidas a adaptação para DPU é mais fácil. 

Pessoal da AGU, vocês sem dúvidas estão mais perto da DPU. Estudar para o MPE exigiria mais atenção em direito civil, direito penal, processual penal, ECA etc, o que vocês não conseguem fazer para passar nas 3 fases do concurso (em pouco tempo). 

E qual o concurso mais fácil? R= As provas do MP-SP são mais difíceis, especialmente na segunda fase. 
Mas ambos os concursos pretendem nomear bastante, então não devem ser classificados com nível hard. Não são fáceis como a AGU (que nomeia 300/400 pessoas), mas não são difíceis como MPF (em que passam cerca de 60) ou Magis Federal (onde passam 20/30). Estão no meio termo e em pé de quase igualdade (embora MPE-SP seja um pouco mais difícil sim). 

Espero ter ajudado na escolha de qual prova fazer. 

Eduardo, em 23/07/2017
No instagram:@eduardorgoncalves

7 comentários:

  1. Quem estuda há 1 ano para DPE (falta 1 mês para eu fechar o edital com qualidade) e nunca viu matérias específicas da DPU, deve se arriscar para valer nesse concurso? Estou muito insegura pq, ao mesmo tempo q tenho medo de deixar uma boa oportunidade passar, também acho que não daria conta em 3 meses das matérias específicas da DPU para lograr êxito no concurso... a DPE dos meus sonhos não tem nem sinal de abrir... mas sou do tipo q não acredita em milagres e ficaria frustrada em focar na DPU e dar errado. Afinal, há chances concretas para alguém no meu caso?

    ResponderExcluir
  2. Eduardo ou moderadores:
    Para quem é advogado, de contencioso interno de companhia, com tempo curto de estudo: 2,5h líquidas por dia. Qual um projeto viável para estudo nos próximos 2 anos? Soares

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela ajuda, Eduardo! Muito esclarecedor!

    ResponderExcluir
  4. Andei lendo o edita da DPU, e fiquei assustada quando vi que a nota mínima pra aprovação na prova objetiva é 7,5. Eu estudo pro MPF, porque gosto da atividade, ja trabalhei com inquerito, sindicancia, isso é que me realiza muito. Se eu comparo as disciplinas entao acho que pra DPU ainda faltam: principios institucionais da DP, filosofia do direito, sociologia, teoria geral do estado, previdenciario e empresarial. Alem de trabalho e processo do trabalho como ja foi apontado. Mas vou arriscar, vou fazer a prova, mesmo sabendo que o tempo pode nao ser tao favoravel a minha aprovação. Aprendi uma frase na bíblia: Deus concede a inteligencia ao homem, prepara o homem pro ofício, pro exercicio desse oficio e pro sucesso decorrente deste. Estudar é o que me cabe, mas a aprovação e seu tempo dependem no minimo da permissão de Deus. Abraços, Edu!!!! Abraços de quem admira muito sua trajetoria de sucesso!

    ResponderExcluir
  5. e o MP RO? acha mais dificl passsar no MP RO ou DPU?

    ResponderExcluir
  6. Excelente post, creio que muita gente possui essa duvida, e a questao do foco é sempre muito difícil de se fazer, diante de tantas opções de carreiras

    ResponderExcluir
  7. Muito grata pelo post. Agora, todas são carreiras belíssimas, focar em uma e superar as demais....igual a casamento!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!