Dicas diárias de aprovados.

DEFENSORIA ESTADUAL x DPU

Prezados, como estão os estudos? Espero que estejam aproveitando o seu tempo da melhor maneira possível!
Hoje vou tirar uma dúvida recorrente de alguns alunos: é possível conciliar o estudo para as Defensorias Estaduais e para a DPU? Bem, possível, é, mas não é aconselhável! Explico.
Inicialmente, o concurso da DPU exige dos candidatos um conhecimento num número considerável de disciplinas (são 23), grande parte delas não exigidas em certames das DPEs.
Segundo (e esse, sob meu aviso, é o ponto principal): o enfoque que deve ser dado à grande maioria das disciplinas é muito diverso para as DPEs e para a DPU, o que milita contra a produtividade do concursando. Assim, se em direito civil você deverá dedicar boa parte do teu tempo estudando família e sucessões para as DPEs, para a DPU basta um conhecimento básico nesses pontos (eles não são tão exigidos na DPU). Da mesma forma em direito penal: você deverá conhecer profundamente os crimes contra a pessoa e contra o patrimônio para as DPEs, e esses são pouco exigidos nos certames da DPU. De outro lado, o direito previdenciário tem uma exigência forte para a DPU, e nem todas as DPEs cobram essa disciplina - e quando cobram, é um conhecimento básico.
Isso ocorre em todas as disciplinas, à exceção de direito constitucional, onde a exigência de conhecimento se equivale nos dois certames.
Percebem?!
Dominoni, estou estudando para as DPEs há algum tempo e, com a proximidade do VI concurso da DPU eu quero prestar. O que eu faço?

Bem, você precisará redirecionar as suas forças de modo o mais otimizado possível.

O concurso da DPU é altamente mapeável, e você deverá traçar uma estratégia adequada de modo que possa ver o maior número de aspectos singulares do edital daquele certame.

Grande abraço, vamos em frente e contem comigo.

Dominoni

2 comentários:

  1. hoje em dia só se passa se tiver foco, é foco no concurso específico. O problema é esperar de tempos em tempos o mesmo edital.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto!!
    Qual a previsão para próximo concurso DPU?

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!