Dicas diárias de aprovados.

Sobre a importância da leitura de Enunciados (MPFTeam)

Olá queridos leitores!
Você que estuda para ingressar no MPF querido do coração deve saber e estar atento à leitura dos Enunciados das Câmaras de Coordenação e Revisão da casa! Sim amigos, a leitura desses enunciados é importante para que você:
1. Veja os temas que são mais recorrentes no debate interno da casa e por consequência, prováveis de estarem nas fases do concurso de ingresso;
2. Analise e saiba os posicionamentos majoritários sobre determinados temas e assim possa dissertar ou falar sobre o tema em uma prova subjetiva ou oral;
3. Tenha conhecimento de assunto sob certas facetas até então desconhecidas, mas que para um Procurador da República são importantes!
Hoje quero chamar atenção para um enunciado recente editado pela 2ªCCR, câmara responsável pela temática penal que tratou sobre o famigerado tema do tráfico internacional de entorpecentes, tentando definir posicionamento sobre a questão da competência para processamento do crime, vejamos:

Enunciado nº 56 (redação alterada na 109ª Sessão de Coordenação, de 4/4/16)
A persecução penal nos casos de tráfico internacional de entorpecentes por via postal é da atribuição de membro do Ministério Público Federal oficiante no local onde a droga é apreendida, no caso de ingresso do entorpecente no País, ou onde a droga é postada, no caso de entorpecente remetido com destino ao exterior. (Obrigada pela chamada de atenção rafa! )
É isso queridos, peguem essa dica e apliquem! aos estudos!!!
Nath, 04/02/2017

3 comentários:

  1. Acredito q foi publicada a antiga redação

    ResponderExcluir
  2. Essa redação é a antiga, certo?
    No site da 2a CCR consta como redação atual a seguinte:

    Enunciado nº 56 - Nova Redação

    A persecução penal nos casos de tráfico internacional de entorpecentes por via postal é da atribuição de membro do Ministério Público Federal oficiante no local onde a droga é apreendida, no caso de ingresso do entorpecente no País, ou onde a droga é postada, no caso de entorpecente remetido com destino ao exterior.

    http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr2/enunciados

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica, Nathália.
    Porém vc postou a redação antiga do enunciado.
    A atual - provavelmente inspirada na novo enunciado 328 da súmula do STJ - é "A persecução penal nos casos de tráfico internacional de entorpecentes por via postal é da atribuição de membro do Ministério Público Federal oficiante no local onde a droga é apreendida, no caso de ingresso do entorpecente no País, ou onde a droga é postada, no caso de entorpecente remetido com destino ao exterior

    Redação alterada na 109ª Sessão de Coordenação, de 04/04/2016." (disponível em http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr2/enunciados)

    :)

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!