Dicas diárias de aprovados.

CRIME DE PLÁSTICO + DICA DE DIREITO PENAL + INDICAÇÃO DE BIBLIOGRAFIA

Bom dia queridos, 

E o tema mais falado nas redes sociais relacionados a direito penal é: crime de plástico. 

Vejamos o que é:

Existem condutas que sempre foram reprimidas em qualquer sociedade com um mínimo de organização, como o homicídio, o roubo, o estupro, etc. São chamados crimes naturais, previstos no passado, sendo punidos hoje, e certamente, serão objetos de censura no futuro (…). Contrapõem-se a esse modelo os crimes de plástico, que são condutas que apresentam um particular interesse em determinada época ou estágio da sociedade organizada, de acordo com as necessidades políticas do momento, tal como ocorre atualmente nos crimes contra relações de consumo, os crimes contra o meio ambiente e os delitos de informática, etc. (Crimes Eleitorais. São Paulo. Ed Saraiva).

E aqui uma dica particularmente para direito penal: aprendam muito bem os sinônimos quando forem estudar a classificação dos crimes. Então não se dediquem apenas ao nome mais conhecido, mas também prestem muita atenção a nomes alternativos indicados pelo autor. 

Para estudar a classificação de crimes, sugiro a excelente obra de Cleber Masson (Direito Penal volume 1- verdadeiro dicionário nesse tema). 

Bons estudos meus caros. 

Eduardo 

2 comentários:

  1. O conceito de "Crimes de plástico" foi objeto de questionamento na prova oral do MPES 2016 e o candidato da ocasião não soube responder...

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!