Dicas diárias de aprovados.

DICAS DE SEGUNDA FASE AGU e PFN + DOWNLOAD DA MINHA PROVA DISCURSIVA DA AGU E DO ESPELHO DE CORREÇÃO DO CESPE

Oi pessoal, vocês fazendo a prova de AU e eu já preparando o primeiro material para a segunda fase de vocês. 
Inicialmente, gostaria de reiterar algumas dicas que já dei de como se preparar para segunda fases, confiram: 

"Olá meus caros. Hoje vou tratar de um tema de suma importância. A temida segunda fase. E aqui a primeira dica: antes de pensar na segunda fase, pense em passar na primeira, o grande filtro está aqui. (essa dica vale para todos os concursos, salvo magistratura, pois fazer sentença exige técnica e muito treino).

Então se seu objetivo é AGU/PGE/MPF não precisa começar a treinar antes de passar na primeira fase. Passou na primeira, aí sim gás total (isso se aplica a quem tem facilidade com a escrita. Já quem tem mais dificuldade, melhor começar a treinar antes também). 
Eu mesmo aprendi a fazer as peças da AGU entre a primeira e a segunda-fase, e foi super tranquilo, pois para MP/AGU o mais importante é dominar as teses, e teses aprendemos no estudo diário, o que não demanda uma preparação específica. 

Mas e então, vamos as dicas específicas para segunda fase (aproveitando que em breve haverá a 2ª fase da AGU, PFN e MPMS):

1- VadeMecum- Não inovem. Vão para a prova com o Vade que usam diariamente nos estudos. Caso não se sintam confiantes com o que possuem, podem até comprar um mais completo como forma de apoio, mas não deixem de levar para a prova o código usado diariamente.

2- Comprem legislações específicas de todas as matérias. Geralmente não usamos, mas pode vir a ser útil, especialmente pelo fato de o índice remissivo ser mais completo.

3- Usem e abusem dos índices remissivos (eles lhes ajudarão muito, especialmente quando não souberem nada das respostas).

4-    Tudo (ou quase tudo) vai estar nos códigos, então procurem quando não souberem a resposta. Prova discursiva é, em muito, uma prova de pesquisa.


5-    Quando não souberem nada da resposta, não tenham vergonha de transcrever o teor do artigo (mudem apenas alguns detalhes, e façam referência ao próprio artigo). Melhor copiar do que deixar em branco.

6-    Sempre que possível citem os artigos de lei. Apenas os reproduzam quando estritamente necessário, ou quando não souberem nada do tema.

7-    Quando não souberem como começar uma resposta, podem se valer do termo “Como se sabe” para introduzir. O mais difícil é começar, usando esse termo vocês já mataram essa parte.

8-    Treinem responder questões em casa. Optem por cursos com correção personalizada.

9-    Revisem principalmente jurisprudência e doutrina (foquem nos temas importantes que vocês não dominam).

10- Procurem nos códigos as principais leis. Façam uma leitura, ainda que breve, do sumário do código para terem uma ideia do que tem e do que não tem na legislação.

11- Tentem formular as respostas com introdução, desenvolvimento e conclusão (introdução bem pequena, idem para a conclusão). Se de antemão perceberem que as linhas vão ser insuficientes, esqueçam a introdução e vão direto ao ponto.

12- Sejam objetivos, porém respondam o mais completo possível a pergunta.

13- Caprichem na letra. Grande parte da aprovação depende de o examinador entendê-la de forma que consiga ler com fluência o que escreveram.

14- Quando houver vários itens, perfeitamente possível que se separem os itens por 1,2,3, a, b, c...

15- Quando errarem risquem o erro (sem borrar). Não usem parênteses para esse fim.

16- Usem conectivos para interligar todos os parágrafos (no entanto, dessa forma, pois, entretanto, etc). 

17- Leiam material do examinador (MPF e provas em que a banca foi divulgada com antecedência). 

18- Aprendam a controlar o tempo. A prova é gigante, se forem fazer rascunho o tempo não vai dar. No máximo um esqueminha de rascunho. 

19- Quando na questão houver itens que vocês dominam, e outros que não dominem tanto, gastem quase todas as suas linhas naquele que sabem bem (deixe o examinador pensar que só não respondeu um item, pois não houve espaço. Numa dessa ele nem percebe- já aconteceu comigo rsrs). 

20- Usem corretamente 0 português (atenção para crase, regência verbal, etc). Pequenos erros são normais, mas cuidado para não abusar. 

21- Cuidado para não se identificarem. 

22- Atenção para o que foi perguntado (respondam somente o que foi perguntado, e o que possivelmente o examinador queria saber ao formular aquele item- muitas vezes juris recente). Demonstrar conhecimento é bom, se houver espaço. 

23- Controle seu espaço. Não gaste linhas com coisas desnecessárias, pois elas faltarão para o indispensável. 

24- Tentem somar em todas as questões, ainda que minimamente em algumas. 

25- Comecem por aqueles que sabem mais, pois se for para a que você não sabe logo no início, certamente o nervosismo vai te atrapalhar naquela que sabe bem". 


E agora, o melhor dessa postagem. O material para download, nele você encontrará a minha prova da 2ª fase da AGU e o devido espelho de correção. Segunda-feira é dia de descansar, fazer e refazer planos. 

Para quem foi bem em AU e PFN. Escolha um dos dois como foco principal. Essa decisão faz toda diferença. 

Para quem foi bem em uma e mau na outra, sua escolha já está tomada. Vão com tudo! 

Para quem está no 'limbo' hora de estudar também. Não espere o resultado para retomar. 

Para quem foi apenas mediano, hora de refazer os planos. E nisso nossos editais talvez possam lhes ajudar.

Para quem decidiu focar para a segunda fase de AU, segunda-feira é dia de ler o SEGUINTE MATERIAL (FAÇAM DOWNLOAD DA MINHA PROVA AQUI) e elaborar seu próprio roteiro de segunda-fase. 

Em novembro, depois das minhas férias (retorno dia 03) farei um curso de três semanas com 10 alunos para a segunda fase de Advogado da União. Fiquem ligados. 

Bons estudos.

Eduardo






3 comentários:

  1. Bom dia, Eduardo. Obrigada pelas dicas, estudei pelo seu edital e foi fundamental! Me diz uma coisa: a partir de quantos pontos você acha que devemos começar a nos preparar para a segunda fase da AGU? Considerando que na prova de 2012, respondendo a todos os itens, foram necessários 156 "acertos" (já incluindo os pontos provenientes das 11 anulações). O gabaritos sai só amanhã e não sei o que considerar. O que seria o "limbo"? ahahah Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo, que iniciativa maravilhosa sua de disponibilizar o espelho de sua prova! Obrigada, Deus te abençoe a cada dia mais! Muito obrigada, Paula.

    ResponderExcluir
  3. Eu pensei que o download fosse pago, parabéns pelo gesto nobre, Eduardo.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!