Dicas diárias de aprovados.

QUE EU FARIA COM TANTA PROVA DE ANALISTA SAINDO?

Bom dia pessoal, tudo bem com vocês? 


2022 está sendo o ano dos concursos de servidores. TJDFT, TJCE, TJTO, TJMS etc. E não para por aí. O concurso de analista jurídico do MPSP está vindo e promete ser imenso. 


Diante disso o aluno de carreiras jurídicas fim se pergunta, o que fazer? Fazer ou não essas provas? Vou dizer o que eu faria em seu lugar. 


Pois bem. 


Caso 1 - alunos que podem só estudar sem pressão familiar.

Nesse caso eu não faria a prova. Manteria meu foco na carreira fim. Você é um privilegiado de poder só estudar e não ter cobrança. Eu manteria o foco na carreira fim se fosse você.


Caso 2  - alunos que podem só estudar, mas já estão sentindo a pressão familiar. 

Faria sim a prova, pois a aprovação em um cargo meio pode te trazer mais tranquilidade, além disso pode te dar uma visão prática que pode estar faltando em seus estudos. 

Um cargo meio nesse caso pode ser sinônimo de tranquilidade para manter os estudos para o cargo fim. Ele pode te motivar. 


Caso 3- alunos que possuem uma vida financeira apertada e precisam de um cargo imediatamente.

Para mim vocês sequer tem opção. Façam a prova, pois o cargo meio vai te dar o conforto financeiro e a tranquilidade necessária para manter o foco para o cargo fim. Estudar para o cargo fim sem muitas necessidades financeiras te dá mais tranquilidade e confiança. 


E quais são as dicas para quem quer aproveitar a onda de tribunais? 

* A primeira: alunos de carreira fim tem mais dificuldade em conhecimentos gerais, então façam logo um curso de Português. Esse curso vai ajudar também para a carreira fim. 

* A segunda dica: tire os últimos dias pós-edital para ler muito a lei seca. Leia várias vezes até decorar mesmo os principais Códigos, como o CP, CPP, CPC, CC e CF. Isso será o diferencial para analista e ainda ajudará a potencializar suas notas para carreira fim.  

* A terceira dica: faça questões cobradas para servidores, pois a forma de cobrança muda um pouco quando comparamos com membro. São questões mais simples e a gente fica buscando pegadinha onde não tem. Se adapte ao nível das questões para não ficar, no dia da prova, buscando pelo em ovo.


E lembre: concurso de servidor é uma oportunidade. Não é demérito algum quem estuda para carreira fim fazer prova e tomar posse como servidor. Essa é uma visão errada que muitos possuem. 

Além disso, muitas vezes a aprovação para servidor te dará o ânimo para focar para membro. Uma aprovação só faz bem para o seu propósito. 

Por fim, vale a pena, pois você estará reforçando seu estudo de lei seca, o que vai ajudar também em primeira fase de membro. 


Certo amigos? 


Eduardo, em 22/03/2022

No instagram @eduardorgoncalves

2 comentários:

  1. Obrigado, professor! Estou no quinto semestre da faculdade e todas as postagens do blog têm me ajudado muito e motivado a seguir nessa jornada.

    O senhor poderia, juntamente aos demais mestres do blog, fazer uma postagem para nós que ainda estamos beeeeeeeeeem no começo da jornada. Como aproveitar mais os estudos na faculdade, quantas doutrinas ler, quais concursos meio podem ser mais proveitosos academicamente. Enfim, apenas uma dica.

    Obrigado, mestre!

    ResponderExcluir
  2. Mestre, estou no quinto semestre do curso de Direito e aproveito toda postagem do blog. Gostaria de agradecer a todos que sempre postam dicas, histórias, "bizus", decisões ou mesmo puxões de orelha. Obrigado, mestres.

    Por favor, se puder postar dicas mais direcionadas a quem ainda está na faculdade sobre como estudar desde já, quantas doutrinas ler, cargos meio para adquirir a prática jurídica e outras dicas para nós, egressos nessa vida tão laborosa, mas creio eu ser tão gratificante.

    Enfim, muito obrigado!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!