Dicas diárias de aprovados.

TEMA: É possível conciliar os estudos para carreiras diferentes? Dicas do prof. Rafael Bravo

Olá meus caros,


Aqui é o prof. Rafael Bravo, Defensor Público Federal, editor do site e professor e mentor para concursos públicos das carreiras jurídicas (MP, Magistratura, Defensorias e Procuradorias).


Muitos candidatos, principalmente aqueles que estão iniciando os estudos para concursos, me perguntam se é possível conciliar os estudos com mais de um edital? Por exemplo, é possível alcançar a aprovação no MP, mesmo estudando para a Defensoria?


Pessoal, existem diversos casos de concurseiros que passam em mais de uma carreira! Eu mesmo conheço amigos concurseiros aprovados no MP e que estudavam para a Defensoria. Outros, estudavam para a Ministério Público e passaram para a magistratura.


Portanto, é possível sim passar para outras carreiras e conciliar os estudos! E eu afirmo com base nesses exemplos, que não são poucos!


Agora, é fácil conseguir isso? É claro que depende do seu esforço, como tudo na vida e no mundo dos concursos!


Como alcançar esse estudo conciliatório entre as carreiras?


Eu sempre digo que vocês devem escolher um edital principal! Se o seu sonho é ser Juiz em SP, seu estado de origem, por exemplo, comece a estudar para concursos tomando por base o edital do TJSP!


O seu foco, a sua base de estudos, será sempre voltado para o edital do TJSP e suas matérias. Se você possuir uma boa fundação de conhecimento nas disciplinas comuns entre as carreiras (Civil, Processo Civil, Penal, Processo Penal, Constitucional e Administrativo), com certeza, já estará um passo à frente para alcançar a aprovação em outras carreiras.


Podemos estudar, apenas, o que é diferente para outras carreiras quando o edital respectivo for publicado.


Vejam que várias matérias coincidem entre MP, Magistratura e Defensoria, por exemplo. Vejamos:


 

Ministério Público

Magistratura

Defensoria

1

Direito Constitucional

Direito Constitucional

Direito Constitucional

2

Direito Administrativo

Direito Administrativo

Direito Administrativo

3

Direito Civil

Direito Civil

Direito Civil

4

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil

5

Direito Empresarial

Direito Empresarial

Direito Empresarial

6

Direito do Consumidor

Direito do Consumidor

Direito do Consumidor

7

Direito Penal

Direito Penal

Direito Penal

8

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal

9

Direito Eleitoral

Direito Eleitoral

Criminologia

10

Direito Ambiental

Direito Ambiental

Execução Penal

11

D. da Criança e do Adoles.

D. da Criança e do Adoles.

D. da Criança e do Adoles.

12

Tutela Coletiva

Tributário

Direitos Humanos

13

 

 

Princípios da Defensoria

 

Vejam que no MP e Magistratura as provas igualmente cobram Execução Penal e Direito da Criança e do Adolescente, mas nem sempre como matéria autônoma. Pode estar previsto no seu edital a leitura da LEP e do Estatuto da Criança e do Adolescente. O ECA pode estar previsto em Direito Material Coletivo no edital do MP, por exemplo!


De qualquer forma, o estudo da LEP, do ECA, vale para todos os certames das carreiras acima!


Vejam que os editais coincidem muito e se o candidato está bem preparado, com uma base bem formada em praticamente todas as disciplinas, ele consegue chegar na segunda fase das carreiras e prosperar, alcançando a aprovação!


Atualmente, a segunda fase é que se mostra um grande obstáculo, pois bons candidatos acabam reprovados na etapa discursiva! É claro que foco das provas muda um pouco, mas se você dominar bem as disciplinas é possível sim escrever bem, com bom raciocínio e sabendo dar ênfase nas suas respostas para o perfil da carreira.


Exemplo: Se você estudar para o MP e passou para a segunda fase da Defensoria, é claro que o perfil da sua resposta deverá ser diferente, focado em teses e matéria defensiva.


Rafael, então significa que eu devo fazer todas as provas de todas as carreiras? Não necessariamente. Faça as carreiras do seu estado! Se abrir MP, Magistratura e Defensoria no seu estado de origem, faça todas as provas, é claro!


Agora, se for uma prova em outro estado, onde você terá gastos com passagem, hotel, deslocamentos, faça algumas provas em casa primeiro, veja como está sua nota e se você está bem preparado, com uma base bem formada e se aquela outra carreira lhe interessa e você irá encarar o concurso com seriedade! Não adianta viajar para encarar o certame como “um treino”, pois é muito gasto viajando, não concorda? Temos que viajar acreditando que uma vaga é nossa e totalmente focados!


Em suma: é possível sim passar em outras carreiras e estudar de forma a conciliar seus estudos! A chave está na formação da sua base e estudar de forma correta, com planejamento e organização!


Espero ter ajudado! Grande abraço e bom estudo!


Rafael Bravo

Instagram com dicas: @rafaelbravog e @cursosaberjuridico

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!