Dicas diárias de aprovados.

METAS PARA O INÍCIO DE ANO

Olá meus caros,

Aqui é Rafael Bravo, Defensor Federal e editor do blog do Edu!

Primeiramente, desejo a todos um excelente 2022, com muitas conquistas e realizações! Que esse ano seja a virada de chave para sua aprovação!

E falando em começarmos bem o ano, sempre digo para os alunos e concurseiros que esse momento em que estamos iniciando mais um período de estudos é importante para refletirmos sobre qual será nossa meta nos próximos 12 meses!

Sempre ensino e oriento os concurseiros que, para obter resultados mais rapidamente, na sua preparação para concursos, tenha uma META BEM DEFINIDA, ou seja, saiba exatamente o que onde você deseja chegar em um médio e longo prazo!

Acho que estudar para concursos sem saber sua direção e ter um prazo que você gostaria de obter resultados não é positivo, pois acabamos relaxando nos estudos, deixamos de estudar com dedicação, disciplina, constância!

Aquela frase que todos nós temos na mente de “estudar até passar” pode ser uma boa motivação, mas no meu caso, quando eu estudava, eu sabia exatamente o que queria e qual meu prazo!

Quando me formei na faculdade e comecei a estudar de forma séria para os concursos, eu sonhava com o cargo de Defensor Público e queria passar muito no meu estado de origem, é claro, para ficar perto da família!

E o prazo que eu tinha me dado era de em 2 anos conseguir a aprovação ou, pelo menos, chegar em uma ou mais segundas fases para a carreira de Defensor.

Esse tempo estabelecido por mim era uma forma de me motivar, de ter um objetivo mais plausível, definido, que me ajudava a levantar da cama todos os dias e sentar para estudar, mesmo se estivesse passando por dificuldades ou imprevistos! Como eu sempre dizia para mim mesmo, se o dia está complicado, estudar 2 horas é melhor do que não estudar nada!

No fim de semana, estudava aos sábados, geralmente 8 horas! Esse esforço era para chegar no meu objetivo mais rapidamente! A conta era bem simples: se eu estudasse um grande conteúdo do meu edital em menos tempo, mais rapidamente alcançaria resultados!

E foi isso que aconteceu: Em 9 ou 10 meses eu já tinha alcançado a segunda fase da Defensoria de minas Gerais! Em 1 ano e meio o meu nome estava na lista de aprovados da DPU!

Por isso, aproveite esse início de ano para estabelecer uma meta para você! A meta tem que ser específica e com um prazo!

Não significa que, se você não alcançar resultados no prazo que você estabeleceu, você irá desistir! Claro que não! Basta apenas atualizar sua meta e estabelecer mais um tempo para você alcançar seu objetivo! Desistir? Jamais!

Para lhe ajudar, responda as perguntas abaixo, que irão lhe ajudar a estabelecer uma meta para você!

1.   Qual é o cargo dos seus sonhos? Aquele cargo que você sonha em fazer parte, se imagina no seu gabinete ou no fórum, desempenhando a atividade respectiva?

2.   Quando você gostaria de alcançar a aprovação definitiva nesse cargo dos sonhos? (mês e ano).

3.   Quando você gostaria de ser aprovado para uma 2ª fase em um certame para essa carreira? (mês e ano).


Depois que responder essas perguntas, anote sua meta em uma folha e fixe em um mural ou na parede do seu canto de estudos! Use a sua meta como um motivador para lhe deixar mais focado, mais assertivo nos estudos!

Essa é uma ferramenta que utilize com meus alunos! É claro que simplifiquei bastante, mas acredito que esse exercício de reflexão pode lhe ajudar a começar o ano de 2022 de maneira diferente!

Se você não está satisfeito com seus estudos no ano passado, se você deseja que esse ano seja diferente, comece com esse exercício simples que pode lhe ajudar no direcionamento desse ano!

Desejo sucesso, um excelente ano e um bom estudo!

Rafael Bravo

Instagram com dicas: @rafaelbravog

 

1 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!