Dicas diárias de aprovados.

E A LGPD COMEÇOU A CAIR EM PROVAS - MELHOR FORMA DE ESTUDAR A LGDP PARA CONCURSOS?

Olá meus amigos bom dia. 


Vocês sabem que recentemente foi promulgada a LGPD - LEI GERAL DA PROTEÇÃO DE DADOS, lei 13.709/2018, e que ela iria chamar a atenção das bancas, como indicamos a vocês. 


E já começou, e de uma forma muito simples: só lei seca resolve. Isso mesmo, para a LGPD basta ler a lei seca! 


Vamos ver como o tema já foi abordado: 

55- Entre outras disposições legais, a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, a Lei nº 13.709/2018, é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais e que também altera os arts. 7º e 16 do Marco Civil da Internet. 

Assim, assinale a alternativa correta: 

a) O chamado incidente de segurança deve ser comunicado à autoridade nacional de dados naqueles casos em que possa acarretar risco ou dano relevante aos titulares, em prazo razoável, com a recomendação atual de dois dias úteis, contado da data do conhecimento do incidente, enquanto não sobrevier outra regulação. 

Eis o que diz a lei: Art. 48. O controlador deverá comunicar à autoridade nacional e ao titular a ocorrência de incidente de segurança que possa acarretar risco ou dano relevante aos titulares. 

§ 1º A comunicação será feita em prazo razoável, conforme definido pela autoridade nacional, e deverá mencionar, no mínimo:

Item Correto. 

b) A LGPD fixou como prazo legal de comunicação à autoridade nacional de dados naqueles casos em que possa acarretar risco ou dano relevante aos titulares o prazo de dois dias úteis a partir do conhecimento do vazamento dos dados

A LGPD determina a comunicação em prazo razoável. Item errado. 


c) A LGPD fixou como prazo legal de comunicação à autoridade nacional de dados naqueles casos em que possa acarretar risco ou dano relevante aos titulares o prazo de dois dias úteis a partir da ocorrência do vazamento dos dados, tornando obrigação do gestor dos dados a realização de auditorias permanentes para detectar falhas na segurança. 

Item E. 


d) A LGPD fixou como obrigação do gestor do banco de dados o de comunicação à autoridade nacional de dados somente naqueles casos em que possa acarretar dano relevante aos titulares, tendo fixado um prazo legal de cinco dias úteis. 

Prazo está errado, e o somente tornou errado, pois suprimiu uma das hipóteses. 


e) A LGPD fixou como obrigação do gestor do banco de dados o de comunicação à autoridade nacional de dados somente naqueles casos em que possa acarretar dano relevante aos titulares, tendo fixado um prazo legal de sete dias úteis.

Prazo está errado, e o somente tornou errado, pois suprimiu uma das hipóteses. 


Então, meus caros, qual a melhor forma de estudar a LGPD? 

R= Lei seca. Não há julgado sobre o tema. Não há decisão de nenhum outro órgão. Não há discussão doutrinária. É apenas ler a lei mesmo focando no que pode ser objetivo de questionamento (conceitos, regras, exceções, órgão etc). 


Certo meus amigos?


Eduardo, em 20/07/2021

No instagram @eduardorgoncalves


0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!