Dicas diárias de aprovados.

CRIANDO O HÁBITO DE ESTUDAR - RUMO À APROVAÇÃO


Olá pessoal!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site e professor do Curso Clique Juris (www.cursocliquejuris.com.br)!

Há alguns dias atrás eu tive o prazer de trabalhar um tema importante na live pelo instagram do meu curso, onde tirei dúvidas de alunos e pude falar um pouco sobre o que é necessário para que o aluno monte uma rotina mais eficiente de estudos, focando sempre em resultados, em obter a aprovação em menos tempo possível.

É claro que estudar para concursos públicos é uma meta a longo prazo e você tem que ter consciência que precisará de um tempo para amadurecer sua forma de estudar, conquistar o conhecimento necessário e a experiência para passar nas provas! Mas se for possível passar em menos tempo seria maravilhoso! Rsrs

Na live, pude falar um pouco sobre o livro “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg, que, diga-se de passagem, é uma obra muito interessante e fala como nós somos movidos diariamente pelo hábito.

Por exemplo, ninguém levanta da cama, toma banho e fica pensando qual tênis amarrar primeiro: esquerdo ou direito? Funcionamos todos os dias com pequenos hábitos, até porque se assim não fosse e tivéssemos que toda hora tomar decisões, ainda que para coisas corriqueiras, do nosso cotidiano, nossa vida seria um caos.

Estudar para concursos pessoal é uma atividade importante e sempre que iniciamos nossa preparação é algo que demanda tempo, concentração, reflexão sobre como você vai dividir seu tempo, o que será estudado, quais disciplinas você irá estudar primeiro, vai comprar livros ou não, vai se matricular em algum curso e etc.

Eu sempre falo para os concursandos que estudar não costuma ser muito prazeroso, mas temos que trabalhar nossa mente para acreditar que estudar faz parte da nossa rotina e vamos aproveitar o máximo desse momento, tentar encarar com astral os livros e que o sacrifício que fizermos agora será recompensado mais à frente é fundamental, ou seja, devemos sonhar com a aprovação, com a posse no cargo que desejamos, com a estabilidade financeira, melhor qualidade de vida e uma atividade gratificante voltada para a sociedade.

Tornar a rotina de estudos em um hábito, ou seja, uma repetição diária que será condicionada no nosso cérebro, tonar a caminhada até a aprovação mais curta!

Isso porque quando já temos o hábito de estudar todos os dias, em um determinado horário fixo, com uma rotina bem gerida, uma estratégia montada na nossa cabeça, conseguimos prestar mais atenção no conteúdo lido e mantemos mais o nosso foco e concentração.

Não vou aqui falar sobre todo o livro “O Poder do Hábito”, mas gostaria de destacar dois trechos dele. O primeiro trecho, no capítulo que fala do Loop do Hábito e é a parte inaugural do livro, destaca justamente o que falei acima: “quando um hábito surge, o cérebro para de participar totalmente da tomada de decisões. Ele para de fazer tanto esforço, ou desvia o foco para outras tarefas. A não ser que você deliberadamente lute contra um hábito – que encontre novas rotinas -, o padrão irá se desenrolar automaticamente.”

Portanto pessoal, quando paramos de pensar no que vamos estudar, quando vamos estudar, qual horário e local, passamos a focar mais no conteúdo do estudo, nosso cérebro se condiciona a manter aquela rotina e você se acostuma a estudar e até pode apresentar uma melhora no seu rendimento nos estudos!

É certo que a aprovação no concurso público vem com constância nos estudos, foco, organização. Tudo isso significa que devemos ter o hábito de estudar! Esse é o segredo de quem foi aprovado em concurso! Não tem caminho mágico dos tijolos amarelos onde você será aprovado em 2 meses e sem estudar!

Agora, criando o hábito de estudar na sua vida, na sua rotina, você poderá chegar bem longe!

Rafael, e como consigo mudar minha rotina e criar esse hábito? Eu tenho muita dificuldade de estudar, não me concentro muito bem, nunca fui um bom aluno(a) na faculdade e etc. O que fazer?

Pessoal, primeiro devemos entender que o estudo deve ser prioridade na nossa vida! Até passar, o estudo deve ser uma das nossas prioridades e que esse é o sacrifício que será recompensando posteriormente, com nossa aprovação.

Depois que você entendeu, refletiu e confirmou que o estudo é sua prioridade e que você realmente deseja passar no concurso público, tente inserir um tempo de estudo no seu dia a dia. O ideal é termos sempre um horário fixo.
Exemplo 1: de 5hs da manhã as 8hs.
Exemplo 2: de 21hs à meia-noite.

Depois que você separar um horário de estudos, pense no que você irá estudar, qual concurso irá prestar e trace a sua estratégia! Eu passo várias dicas e tenho vídeos nas minhas redes sociais (@cursocliquejuris e @rafaelbravog no instagram) e vocês podem verificar lá como se organizar ou então ler as diversas postagens excelentes aqui do site do Edu!

Por fim, tente inserir, ao final dos estudos, uma recompensa, ou seja, algo que lhe dar prazer: comer alguma coisa que você gosta, assistir aquela série do netflix, navegar nas redes sociais, etc.

Ou seja, pense que você se permitirá assistir um episódio daquela série que você gosta depois que você estudar suas 3 ou 4 horas diárias. Se você não estudar, você não vai assistir a série.

O segundo trecho do livro diz que para mudarmos um hábito devemos “manter a velha deixa e oferecer a velha recompensa, mas inserir uma nova rotina”.

Se você trabalhar fora e sempre que volta para casa você “se recompensa” assistindo TV e vendo um programa que gosta ou pedindo uma comida que você curte, porque não estabelecer que agora você só irá assistir o programa na TV após estudar 2 horas quando chegar em casa?

Acredito que se vocês associarem essa atividade prazerosa após sua rotina de estudos, associando a ideia de dever cumprido e que agora, após estudar, você terá seu merecido descanso, fica bem mais fácil mudarmos nossa rotina e criarmos o hábito de estudar!

Reflitam sobre esse tema e façam essa experiência. Se você tem dificuldade de estudar, tente essa estratégia para que você consiga começar a se dedicar na sua preparação!

Então é isso pessoal!! Boa semana para todos! Sucesso e bom estudo! Qualquer dúvida, contem comigo!

Abraço a todos e até a próxima!

Rafael Bravo                                                                      Em 09/12/19.
Instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog
www.cursocliquejuris.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!