Dicas diárias de aprovados.

SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO E OS CONCURSOS PÚBLICOS

Fala pessoal, Dominoni de volta aqui no Blog do Edu depois de um tempo sumido. Já estava com saudade de vocês!
Como está a preparação? Muito cansado? Fim de ano é assim mesmo, pessoal. Mas ainda há muito por ser feito em 2019!!! Não desanimem!!!

O papo de hoje é muito sério e tem atormentado a vida de muitos concursandos e atrapalhado ainda mais o processo de aprovação.
Você já ouviu falar na Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)? O pesquisador Augusto Cury descobriu essa síndrome e ela tem influência em todos os campos da vida, inclusive nos concursos.
A SPA se caracteriza quando a mente da pessoa fica cheia de pensamentos durante todo o tempo em que a pessoa está acordada, o que dificulta a concentração, aumenta a ansiedade e ocasionando danos à saúde física e mental.
Cury afirma que pensar é bom! Pensar com consciência crítica é ótimo! Mas pensar demais, sem gerenciamento, é uma bomba no seu cérebro, que você precisa desarmar!!!!!
Temos de desarmar essa bomba, pessoal, sob pena de atrapalhar nosso processo de aprovação em concursos!
Algumas perguntas devem ser respondidas antes mesmo de prosseguirmos:
Você acorda cansado?
Você tem dor de cabeça ou dor muscular com constância?
Você sofre por antecipação?
Você cobra demais de si mesmo?
Você tem dificuldade de conviver com pessoas lentas?
O grande problema de toda pessoa “rápida” é que ela não consegue esperar os outros! Toda pessoa “estressada” quer estressar os outros! Pergunta e não consegue esperar para ouvir a resposta.
A quantidade de informação disponível a uma criança de 8 anos hoje é muito maior que um imperador romano tinha. Mas sobre a quantidade de informação disponível hoje para os concursandos eu já falei em outro post aqui no blog. Se você ainda não leu, clique aqui.
Na era dos pseudoespecialistas em concursos, ouvimos, com o tom de verdades absolutas, que você tem que fazer isso, isso e aquilo, estudar de segunda a segunda, 8, 10, 12 horas por dia, “que quando eu passei eu estudei 20 horas por dia ...”. Isso não é bom para ninguém, nem mesmo para concursando. Desacelerem!!!
Principalmente para a geração dos mais novos: inicie seu dia com uma meditação (Dominoni, eu não sei meditar!!! Queridos, meditar não significa que você vai entrar em transe, tipo um monge, etc. Não! Coloque no You Tube – meditação guiada, ou meditação para concentração, ou meditação para estudos, e fique por 10 minutinhos. Você vai ver como você vai melhorar o seu desempenho ao longo do tempo). Sente-se na sala com a família, após o jantar, e converse com a TV e o celular desligados – ainda que por 20 minutinhos! Separe um tempo para diminuir os batimentos cardíacos! Exercite-se com regularidade! Saia num sábado à noite e tome um vinho, uma cerveja ou um refri fora de casa, com os amigos! Isso é saudável e importante para a tua saúde mental! Fique atento aos avisos que o seu corpo e da sua mente estão dando para você!
As pessoas com SPA não suportam mais o tédio, o ócio! Mais do que rapidamente pegam o celular para “dar uma olhada no Zap ou no Insta”! Um dia desses estava num restaurante bem legal com minha esposa e somente nós dois conversávamos olhando um para o outro. Os demais (casais e famílias) todos, sem exceção, estavam nos celulares!

Algumas dicas para a rotina de vocês: desligue o celular/computador/tablet 1 hora e meia antes de dormir! Não leve o celular para a cama! Controle o seu tempo nas redes sociais! Restrinja os perfis que você dedica o seu precioso tempo (conteúdos relevantes), deixando para navegar de maneira mais descontraída nos fins de semana. Isso vai otimizar o seu tempo!
Não se cobre tanto (em todos os campos, inclusive sobre seu desempenho na preparação para concursos)! Quem se cobra muito se estressa demais, forma múltiplas janelas traumáticas, escreve muitos capítulos estressantes, e a preparação para concursos não é (ou não deveria ser), necessariamente, traumática como muitas pessoas pregam por aí!
Importante que você faça a sua preparação de maneira mais calma! Todo mundo nos pergunta como fazer para acelerar a preparação para concursos, de modo a “passar logo”! Não existe essa fórmula! O que existe são métodos/técnicas que funcionaram com outras pessoas e que podem (ou não) funcionar com você! Mas somente você vai descobrir o que funciona para você! Essa tarefa não pode ser delegada! O caminho das pedras alguém pode te mostrar (“vá por aqui que eu já trilhei e cheguei”), mas será você quem terá de caminhar!

Grande abraço, vamos em frente e contem comigo para o que precisar.
Fiquem com Deus e até a próxima postagem! 
Dominoni
Insta: dominoni.marco

5 comentários:

  1. Que texto incrível! Vou colocar imediatamente em prática. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Tudo isso é muito bonita depois que passou,mas para quem tá se preparando tem de estudar muito,essa é a verdade.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas palavras, professor. Na verdade, um grande alívio.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, estou muito agradecida por esse texto, de verdade. É bom aprender com pessoas tão sensatas e que tratam de questões reais.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!