Dicas diárias de aprovados.

ESTUDAR PARA A AGU AINDA É UMA OPÇÃO?

Olá amigos, bom dia! 

Hoje recebi a seguinte pergunta: PROFESSOR, ESTUDAR PARA A AGU AINDA É VÁLIDO? 

A AGU, como todos sabem, é formada por 4 carreiras: Advogado da União, Procurador Federal, Procurador do Bacen e Procurador da Fazenda Nacional. 

O último concurso de Procurador do BACEN aconteceu em 2013, estando o concurso já vencido. Ao que parece há muitos cargos vagos, cerca de 136, o que equivale a quase 45% de vacância. Há pedido de concurso. Então, é uma boa opção para final de 2020 ou 2021. Desvantagem: é um concurso pequeno, com poucas vagas. 

Procurador Federal é um concurso muito grande, com muitos cargos vagos. Além disso existem muitas autarquias que já sofrem com a falta de procurador. É minha aposta para o ano que vem e, certamente, seria o concurso para o qual eu estudaria se fosse estudar para a AGU. Sabe-se que há mais de 500 cargos vagos. O último concurso foi em 2013. 

Já os concurso de Advogado da União e PFN ocorreram em 2015, mas há menos cargos vagos do que o de procurador federal. Além disso, é o concurso que menos sofre com vacâncias, então minha aposta é que saiam depois do concurso de procurador federal. Também são concursos que tendem a ofertar muitas vagas. 

Portanto, procurador federal seria meu foco, pois estudando para ele também estão estudando para o BACEN e para a AU. Além disso, estudando para procurador federal você já está estudando também para PGE/PGM. 

As carreiras da AGU, especialmente PGF, AU e PFN sempre trarão muitas vagas, pois as vacâncias sem ônus (exonerações) são muitas. São carreiras de grande rotatividade, então sempre vai ter vaga sem aumento de despesa. Então no meu ponto de vista, AGU continua sendo uma opção, mas reitero: já tentem também direcionar um pouquinho para PGE/PGM, para ampliar o leque, sem fugir muito da sua primeira opção. 

Eduardo, em 22/11/2019
No instagram @eduardorgoncalves

6 comentários:

  1. Professor, acredito que a autora da pergunta levou em consideração não apenas o quantitativo de cargos vagos, mas o desejo, já exposto pelo atual AGU, de reestruturação da carreira, diminuindo pela metade o número de membros (de 8 a 4 mil). Essa informação está circulando por todos os grupos de estudo e também entre os membros da própria carreira. Seria muito bom se o concurso dependesse apenas de vacâncias.

    ResponderExcluir
  2. Más o Paulo Guedes e o Advogado geral da união não afirmaram que possue a expectativa em diminuir pela metade o número de procuradores da AGU nós próximos anos? Consta também que tal plano possui apoio da categoria em decorrência do aumento dos honorários de sucumbência.

    ResponderExcluir
  3. sonho com agu tem tempo... rodei na 2ª fase do útimo de AU e segui desde 2016 pensando nessa PGF que não sai nunca e não se tem sequer esperança... dificil se manter firme nesse cenário caótico na esfera federal! desestimula muito! enfim, queria acreditar que final do ano que vem ou início de 2021 vai ter... kkk

    ResponderExcluir
  4. Acha que esses cargos podem ser afetados pela possível reforma administrativa e assim se tornarem menos atrativos?

    ResponderExcluir
  5. Professor, parece que a grande dúvida é:

    "Com eventual reestruturação da AGU (carreira única), ainda assim ocorreria concurso entre 2020/2021?"

    Agradecemos desde já pela existência desse excelente canal no mundo dos Concursos.

    ResponderExcluir
  6. Seria bom se houvesse mais atenção do blog aos comentários.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!