Dicas diárias de aprovados.

DOUTRINA CAPA A CAPA. VALE A PENA?


Doutrina capa a capa. Vale a pena? Já se fez essa pergunta?

Olá, gente! Essa é uma pergunta que sempre recebo dos alunos/seguidores. Todos têm essa preocupação e eu gostaria de conversar com vocês sobre isso a partir das minhas experiências. Repito, trata-se de uma opinião.

Vamos juntos!

Você com certeza ouvirá pessoas que passaram em concurso dizerem: “Estudei todas as matérias por doutrina, lia os livros capa a capa, e passei. Da mesma forma, ouvirá dizerem: “Doutrina capa a capa é perda de tempo. Eu nunca li e passei”.

Pois bem, cada um encontra um método diferente de estudos e, com esse método, alcança seu objetivo. Aqueles dois exemplos não estão errados e uma forma de estudo não anula a outra.

Todavia, estamos falando em estratégia de estudo, buscando um maior/melhor rendimento em curto espaço de tempo. Com essa visão, eu posso dizer para vocês que, você não precisa estudar doutrina capa a capa de todas as matérias do concurso. E muitos livros da bibliografia servirão como um apoio para consultas em assuntos mais complexos.

Eu li vários livros capa a capa no começo da preparação até perceber que em algumas disciplinas e temas eu estava perdendo tempo. Eu percebi que algumas matérias eram cobradas de forma mais doutrinária e outras não. E dentro dessas disciplinas, alguns temas eram mais doutrinários e outros não. Aos poucos, depois de muitas “lapadas”, eu mesmo consegui “pinçar” os assuntos que eu deveria ler nos livros. Outros, eu não lia (bastava a lei) ou lia apenas sinopses.

Você deve ter entendido e agora deve estar se perguntando: “Finalmente, que livros eu devo ler capa/capa?”

Eu não posso responder esta sua pergunta de forma responsável sendo genérico. É porque a resposta depende principalmente do concurso que você deseja. Dependendo do cargo almejado, as orientações sobre isso serão diferentes.

Por exemplo: se o seu concurso é a PFN, você deve ler seu livro de Tributário capa a capa, inclusive mais de uma vez se puder. Se é o MPE, não! Em raciocínio inverso, se você deseja o MPE, vai ter que saber bastante a Parte Geral do CPB, lendo e relendo sua doutrina. Já para a Advocacia Pública, não.

Portanto, para concluir, se você estuda lendo doutrina capa a capa, sob o ponto de vista estratégico da aprovação em concurso, está desperdiçando tempo. Busque opiniões de pessoas que foram aprovadas para encontrar a resposta ou mesmo analisando um conjunto de provas anteriores.


Um abraço e bons estudos!!!

Gus, em 14/09
No instagram: @diaskershaw

4 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!