Dicas diárias de aprovados.

FAÇA PROVAS MESMO ACHANDO QUE NÃO ESTÁ PREPARADO

Oi gente, como vocês estão??

Essa semana, completei 03 anos de MPF como procurador da República. Sim, o tempo passa muito rápido... 

Isso me lembrou uma história, que vou contar a vocês. 

Quando me inscrevi no 27 CPR (concurso MPF) tinha 06 meses de formado e NUNCA havia estudado para o MPF. Até então meu estudo era voltado para a AGU - havia feito a prova oral da AGU em janeiro/2013 e me inscrevi no MPF em maio/2013. 

De janeiro/2013 até maio/2013 eu descansei, mas mesmo assim resolvi me inscrever no MPF para ver qual era a da prova, para ganhar experiência. Não buscava a aprovação, mas sim meu objetivo era me testar para, posteriormente, começar os estudos voltados ao 28CPR. 

Comecei, então, a direcionar meu estudo para o MPF. Tinha entre maio/2013 até 04/08/2014. O tempo era muito curto e, obviamente, eu não acreditava que iria passar na primeira fase. 

Comecei a estudar eleitoral, humanos e internacional. Eram as matérias que eu tinha conhecimento quase zero. Minha estratégia foi estudar aquilo que não era cobrado na AGU ou que eu tinha parcos conhecimentos.

Incrivelmente fui aprovado na primeira fase. Imaginem se eu não tivesse feito essa prova. 

Posteriormente, fui aprovado na subjetiva e na oral. Passei no concurso com 01 ano de formado e pedi final de fila, o que foi deferido. Em 20/06/2016 tomei posse como procurador da República. 

E qual a moral da história? 

Façam provas, mesmo que vocês não se achem preparados. Fazer prova é um norte, um guia e na pior das hipóteses você ganhará experiência. 

Fazer prova só te faz bem (desde, é claro, que você entenda que reprovar é normal e faz parte do jogo). 

Além disso, vocês nunca se sentirão preparados. Nunca mesmo. Fiz a prova oral da AGU achando que eu não tinha a menor condição de ser Advogado da União - tirei 100,00 na oral. 

O sentimento de despreparo te acompanhará a todo momento, e se você for esperar se sentir preparado para então começar a fazer prova, você fará muito poucas ou talvez nunca as faça. 

Amigos, muitos concurseiros passam na primeira fase no corte e com sorte. A pessoa acerta 65 e tem a sorte de anularem 05 questões e ela aproveitar todas. E se essa pessoa, que ainda não estava preparada, não tivesse feito a prova? 

A verdade é que: muitos aprovados passam na primeira fase não estando completamente preparados para ela. 

Isso aconteceu comigo no MPF - passei pela prova de internacional/humanos sem me sentir bem nas matérias e sem estar bem nelas. 

E se eu não tivesse feito a prova? 

Conheço vários juízes que foram aprovados em uma primeira fase em toda sua vida e aproveitando várias anulações. Essas pessoas, possivelmente, ainda não estavam preparadas para a primeira fase (para passar em todas), mas fizeram a prova e, com uma dose de sorte, foram aprovadas! E se elas não tivessem feito a prova esperando o tempo certo? Onde estariam hoje?

Entenderam o recado?

Eduardo, em 23/06/2019
No instagram @eduardorgoncalves

5 comentários:

  1. Parabéns! Obrigada! Muito motivador, fiz uma prova hj!

    ResponderExcluir
  2. Precisava ler isso hoje, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. OLá. Parabens, mas tem um trecho do seu testemunho que não entendi e tenho especial interesse por ele, pois ainda não completei os três anos de prática.
    "Posteriormente, fui aprovado na subjetiva e na oral. Passei no concurso com 01 ano de formado e pedi final de fila, o que foi deferido. Em 20/06/2016 tomei posse como procurador da República."
    Como você conseguiu realizar a prova oral sem ter o tempo mínimo de prática?

    ResponderExcluir
  4. Eduardo, poderia falar um pouco sobre este mecanismo de "final de fila"? Como ele funciona, ante à exigência de 3 anos quando da inscrição definitiva?

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!