Dicas diárias de aprovados.

O PRIMEIRO PASSO PARA SUA APROVAÇÃO: PLANEJAMENTO

Olá meus amigos, bom dia de domingo a todos. 

Hoje quero falar com vocês sobre alguns tópicos de planejamento que reputo muito importantes. São decisões que você deve tomar agora, e que farão toda a diferença na sua preparação, e por via de consequência, na sua rápida aprovação. 

A primeira decisão é escolher, mais ou menos, a área objeto de estudo. Claro que essa escolha vai mudar muito durante sua preparação, mas quanto mais certo você estiver, e menos você desviar do que deseja, mais rápido você vai passar. 
Escolha, pelo menos, se quer carreira fim ou carreira meio, área federal, estadual, eleitoral, trabalhista, fiscal ou policial. 
Essa escolha te dará um norte
1- de profundidade- pois se estudar para área meio, seu estudo será mais elementar com apostilas e leis. 
2- de matérias- pois se você estuda para a área trabalhista/eleitoral, não precisa estudar várias matérias estaduais, por exemplo.

O segundo elemento a ser planejado - o tempo de estudo. Tenha uma meta de estudos diários e semanal. Estabeleça quantos dias na semana vai estudar, e por quanto tempo. 
Fixar o tempo de estudo diário é importante, pois você vai montar seu dia conforme o necessário para a aprovação. 3/4 do tempo para apostilas/doutrina e 1/4 para questões/lei seca/jurisprudência (se for o caso). 
Tentem começar com 4h de estudos, após vá subindo até o seu limite, e sempre consciente de que o tempo mínimo para a aprovação é de pelo menos 02 anos (para um cargo fim) ou 01 (para cargo meio - pelo menos). 

O terceiro elemento- planeje seu material. A escolha de um material é fundamental para a aprovação, pois é ele que vai com você até essa data. Você só troca de material quando passar. Se precisar trocar antes, é porque sua escolha, seu planejamento, não foi bom ou porque você trocou pelo fato de ter alcançado um objetivo anterior (passado em um cargo meio, e agora surgiu a necessidade de mudar o material). 
Cuidado para não comprar materiais muito extensos, como 05 obras de direito civil. 05 obras de direito civil se estuda na faculdade, e não para concurso. 
Ao se guiar no concurso lembre: o conhecimento é horizontal e não vertical. Seja bons/médios em tudo, não se preocupando em ser excepcional em nada. 
Ex: passei no MPPR sem ler a obra do examinador. Sabia o básico, e deu certo. Aliás, passei em primeiro, porque pegaram pesado em penal, e eu era bom em constitucional, então fui médio em penal é ótimo em constitucional, enquanto os demais foram médios em penal e médios em constitucional. 

Certo queridos? 

Eduardo, em 20/01/2019
No instagram @eduardorgoncalves

2 comentários:

  1. Obrigado professor. Suas dicas são valiosíssimas.

    ResponderExcluir
  2. Estou nesta fase de planejamento. O mais triste é que vou pedir demissão para poder focar 100% na carreira que almejo. Obrigada pelas dicas preciosas.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!