Dicas diárias de aprovados.

A VIDA É UMA LUTA, ENTÃO PENSE CERTO, POIS SOMOS O QUE PENSAMOS!

Olá amigos, bom dia. 

Todos vocês sabem a importância de se manter motivado durante a longa e árdua jornada do concurso público, então é por isso que aos domingos procuro trazer a vocês um ânimo extra, uma palavra que possa incentivá-los, pois sei que vai valer a pena. 

Hoje li essa frase em um livro que leio diariamente (Minutos de Sabedoria): 

TENHA dinamismo em sua vida! 
Não fique aí parado, de braços cruzados. 
Não são as idéias bonitas que valem. 
São as ações práticas! 
Os pés que não caminham criam raízes. 
A vida é luta!

Que tal hoje seguir essas 5 dicas para manter o entusiasmo rumo a sua aprovação? Texto original disponível AQUI: 

1 – Ter a consciência de que a Motivação está dentro de você: 
Muitas vezes acreditamos que “se eu passar…”, “se eu chegar naquele cargo…” eu me sentirei motivado. ERRADO! Motivação é uma força, uma energia que está dentro de cada um de nós, o que recebemos do meio externo são estímulos e incentivos, mas temos que aprender a encontrar esta força constantemente e não somente quando estamos “pra baixo”.
2 – Ter metas e objetivos:
Ninguém consegue se manter motivado se não possui metas, se não sabe onde quer chegar. É preciso estabelecer objetivos desafiadores e traçar os caminhos para alcançá-los. E cuidado para não se “boicotar”! Como assim? Como algumas pessoas que estabelecem metas extremamente difíceis e acabam por desistir sem nem tentar alcançá-las. Por isso, se você tem um grande objetivo, divida-o em diversas partes e complete-os um a um. Outro “auto-boicote” clássico é ter uma meta e ficar esperando a oportunidade para começar. Na maioria das vezes precisamos ir em busca e criar as oportunidades para que as coisas realmente aconteçam, as oportunidades não cairão do céu. E mais uma coisa: Tenha persistência, sem ela você irá parar e desistir diante da primeira dificuldade.
– Faça coisas por você:
Vejo pessoas dizendo: “Preciso estudar porque meus pais acham que devo fazer isso", “Preciso ler o livro porque o coach mandou”, não faça nada pelos outros e sim estude pelo seu crescimento, pelo seu projeto de vida. Quando fazemos as coisas pelos outros, um dia iremos cobrar um reconhecimento que provavelmente não virá e tudo acabará em frustração.
– Tenha orgulho de sua vida:
Orgulhe-se de tudo que você é e tem, de sua família, de seus filhos, do seu trabalho, da sua casa, do seu carro, enfim… de tudo mesmo. Quando nos orgulhamos de nossa vida, passamos aos outros uma sensação enorme de bem estar e isto faz com que as pessoas se encantem e queiram estar perto de nós. Acredito que todos nós conhecemos alguém que reclama de tudo e tenho certeza que não as achamos boas companhias. Costumo dizer que a vida está “fora de foco”, isto mesmo, exatamente como uma lente. Dificilmente tudo na vida está errado, mas as pessoas tendem a ter o foco onde não está bom e esquecem das coisas boas que estão vivendo. Portanto, encontre o significado das coisas na sua vida e mude o foco se necessário. Por exemplo, você já pensou que valor tem o seu trabalho para você? Quando estamos desempregados queremos mais do que tudo arrumar um trabalho, e quando estamos trabalhando reclamamos porque temos que acordar cedo, porque este emprego é uma porcaria,… Por isso, orgulhe-se perceba quão bem-aventurado você é por ter uma família junto de você, um trabalho que lhe dá prazer, filhos maravilhosos, e tudo que faz parte de sua vida.
5 – Pense certo:
Existe uma abordagem da Psicologia que fala o seguinte: todo pensamento que temos gera uma emoção e conseqüentemente um comportamento. Isto significa que se eu penso que não sou competente o suficiente para executar determinado trabalho, sinto-me ansioso e angustiado, e o meu comportamento irá corresponder a isto, ou seja, provavelmente não conseguirei realizar tal tarefa. Sendo assim, nós “SOMOS OS QUE PENSAMOS”. Se você tiver pensamentos positivos a respeito de você e do mundo, provavelmente suas emoções e seus comportamentos estarão no caminho certo. Por isso: PENSE CERTO!
É claro que a auto-motivação é um exercício constante de reflexão sobre nós mesmos, de perceber como estamos e o que podemos fazer. Sua felicidade e seu entusiasmo está em você, por isso se não está bom: MUDE! Não espere o mundo mudar, mude você! Desta forma encontramos nossas verdadeiras fontes de energia e motivação.

Bom domingo meus amigos. 

Eduardo, em 08/07/2018
No Instagram @eduardorgoncalves

7 comentários:

  1. Poxa Eduardo, eu gosto muito dos seus textos motivacionais, são um excelente apoio para quem ainda está nesta jornada. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Eduardo! Era o que eu precisava ouvir hoje!

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto! Confesso que estou "viciada" no blog, não consigo ficar um dia sem olhar as postagens! Obrigada por compartilhar tanto conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal Eduardo, sempre bons seus posts motivacionais e questões, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. No meu caso, o ponto 2 é o mais deficiente: ter metas e objetivos. Isso porque eu não sei exatamente qual atividade profissional quero ter, embora creio que seja na área jurídico-política.
    Essa limitação acaba me atrapalhando na preparação para alguma carreira.
    Tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto!

    Uma fonte inspiradora anexada na barra de favoritos...rsrs

    Parabéns pela postagem e pelo blog em si.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!