Dicas diárias de aprovados.

COMO CONSEGUIR UM CARGO DE ASSESSOR? PASSO A PASSO PARA GARANTIR UMA VAGA

Olá meus amigos, bom dia a todos e todas. 


Muitos de vocês se formam agora no começo de 2024 e precisam começar a trabalhar, sendo o cargo de assessor uma ótima oportunidade, inclusive para conseguir os três anos de atividade jurídica. 


Soma-se a isso que janeiro é um mês onde muitos assessores pedem exoneração, o que aumenta a oferta de vagas. 


Muitos recém formados me perguntam a mesma coisa: COMO CONSEGUIR UM CARGO DE ASSESSOR? 


Os cargos de assessor, como se sabe, são comissionados, e como tal podem ser providos em grande percentual por pessoas que não são servidores públicos, isso é o que chamamos de comissionados externos. 


Trata-se de uma forma de colocação rápida no mercado de trabalho para quem acabou de sair da faculdade. Muita gente da minha turma, por exemplo, optou por ingressar na assessoria tão logo concluiu o curso. 


Além disso é uma forma de conseguir estabilidade financeira para seguir os estudos. 


A pergunta é: como conseguir esses cargos? Vou dar algumas dicas a vocês:


1- Seja um estagiário excepcional - possivelmente seu chefe (juiz, promotor, defensor) se atentará a você. Se você como estagiário for melhor que um servidor de gabinete, prepare-se você terá grandes chances de se tornar assessor. Aliás, se você como estagiário for melhor que o atual assessor do seu chefe, suas chances são grandes. 

Demonstre já no estágio interesse e competência. Faça as peças bem feitas e tenha iniciativa. Ajude o máximo que puder no gabinete, inclusive avançando para além do trabalho inicial que te passaram. 

Caso seu chefe não tenha vaga, certamente ele fará referências positivas para um colega que esteja precisando. 

Uma dica para ser um estagiário excepcional: sempre mostre para o seu chefe que está antenado com a jurisprudência, que conhece os principais entendimentos do STF/STJ sobre os temas que interessam no seu dia a dia de trabalho. 



2- Procure nos sites das instituições eventuais testes seletivos para a contratação de assessores - O MP-PR, por exemplo, realizou alguns testes seletivos. As vezes o membro é novo no lugar e não conhece ninguém para indicar, então opta por realizar uma mini-seleção. Vejam aqui as seleções do MP-PR


3- Entre no site das instituições, procure os e-mails do RH e dos próprio membros e enviei um e-mail com seu currículo. Tente incluir no currículo declarações de seus antigos chefes de que você é um bom profissional. 

Muita gente faz isso, eu mesmo já recebi currículo de muitasssssssss pessoas. 

Suas chances serão maiores com juízes e promotores de entrância inicial, não se esqueçam disso. 

Informe no currículo que está disposto a mudar com frequência de domicílio. Suas chances aumentam mais ainda. 


4- Envie currículo para promotores/juízes lotados em unidades de difícil provimento, como em Tefé/AM, Tabatinga/AM, Redenção/PA, Tucuruí/PA, Laranjal do Jari/PA, etc. As chances são maiores nessas localidades. 


5- Envie o currículo, com a declaração de seu chefe (preferencialmente da mesma carreira que o destinatário do currículo) para os tribunais ou procuradorias de justiça. Nos órgão de segunda instância, costuma-se ter mais vagas e a rotatividade em tais cargos ser maior. Na PGR também temos muitos desses cargos. 


6- Quando souber que há uma vaga de assessor em uma comarca, vá até lá e fale com o juiz/promotor. Demonstre interesse, converse, peça para que seu ex-chefe te indique ao colega! A melhor apresentação é a pessoal, o cara a cara, sentir interesse e confiança é o primeiro passo para sua contratação. 


7- Indique no seu currículo que estuda para concursos (caso estude) e coloque seus resultados (se forem bons). 

Vejo muitos colegas contratando concurseiros, porque dizem que estão bem preparados e têm muito conhecimento, o que facilita muito no dia a dia. 

Exemplo: se pleiteia uma vaga na assessoria do MP/Magis coloque que já passou em uma primeira fase, por exemplo (mas nunca minta - só coloque se tiver mesmo passado). 


Enfim gente, essa são algumas dicas que podem lhe ajudar a se inserir rapidamente no mercado de trabalho em cargos de assessoria. 


E, após a seleção, lembrem-se: seu chefe sempre espera algo a mais de você! Faça com que ele se torne dependente do seu trabalho, pois caso contrário você nunca terá segurança efetiva. 


E continue estudando, pois cargo em comissão é temporário! Qualquer desentendimento bobo pode gerar uma exoneração. E mais, as relações pessoais se desgastam com o tempo! 



Bons estudos a todos. 


Eduardo, em 20/01/2024

No instagram @eduardorgoncalves

39 comentários:

  1. Só uma informação: Laranjal do Jari fica no Amapá (AP) e não no Pará (PA).
    Obrigada pelas dicas! :)

    ResponderExcluir
  2. Por favor, uma dúvida: visto que é preciso pedir a suspensão da OAB, o período que se passa como assessor não pode ser computado como atividade jurídica. Correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a ver. Conta como atividade jurídica sim, até estágio e pós-graduação conta como prática jurídica.

      Excluir
    2. Não amigo, estágio não conta exceto o da Defensoria Pública.

      Excluir
    3. Assessoria conta sim. Tem vários vídeos no YT que falam o q conta e o q não conta como prática jurídica. Dê uma olhadinha :) e sim, estágio de pós graduação tbm conta

      Excluir
    4. Pós graduação não conta mais pra magistratura como atividade jurídica, após resolução 75/09 do CNJ. Continuou valendo apenas pro MP. E com oab ou sem conta se atividade jurídica, até estágio desde que após a colacao de grau. Pra defensoria publica e procuradorias talvez exija se atividades com a OAB. Mas MP e magistratura, definitivamente, nao.

      Excluir
  3. Professor, eu sou funcionário de EP desde o começo da faculdade e infelizmente não tive como fazer um estágio digno ou em órgão público, portanto, não tenho experiência digna de currículo, mas deixaria meu emprego público tranquilamente por uma oportunidade de assessor, justamente pela vivência prática que tanto me falta. Nesse caso, o que aconselharia? Considerando a zero experiência. Noutro assunto, as procuradorias aceitam trabalho voluntário tranquilamente? Pensei nisso como alternativa à minha realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, boa tarde. Nos tribunais aceitam serviços voluntários sim, se for formado (ou cursando) e ter a carteira da OAB inativa. No TJRJ tem no site o programa de voluntariado, (Lei Federal 9608/1998).

      Excluir
  4. Quando o assesssor não tem mais motivação para trabalhar, mas tem uma relação de amizade com o membro (chefe), como exonerar/conciliar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saia e deixe a vaga para outra pessoa, tem muita gente precisando de emprego e querendo ganhar o seu salário.

      Excluir
    2. Me fale onde???
      Pois, eu estou a procura de um emprego como esse.

      Excluir
    3. amizade com o membro ficou estranho :)

      Excluir
  5. Só sei que 90% desses cargos é tudo "QI" e um bando de encostados! Fui estagiária do TJPA e cansei de ver conversas em gabinetes! Simplesmente NOJO de cargos em comissão! Vão estudar pra ser efetivos! Obs. Sou efetiva do TRT. Pelo menos aqui 95% dos cargos em comissão são ocupados por servidores da carreira. Diferente de um TJPA da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando em TRT é verdade que os certames para Justiça do Trabalho cessaram??

      Excluir
    2. Exatamente! Conheço vários casos assim.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Discordo. Era comissionado no TJPI e os assessores que conhecia não faziam corpo mole. Comissionados ou efetivos, sempre existem bons e ruins servidores. Qualquer generalização é infundada e errada.

      Excluir
    5. Caso vc não lembre, olha só: "[...] cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento" (art. 37, V, CF/88). Pois então, existe previsão constitucional. Antes de sair bradando ofensas gratuitas, dê uma pensada antes. Trabalho no MPSC, sou CC com mto orgulho. Vc não tem nem noção do quanto eu lutei por esse cargo. Além disso, posso te afirmar, trabalhamos MTO. Aqui não tem corpo mole não. Outrossim, existem vários processos seletivos para incorporar a instituição. É claro que existem servidores efetivos e comissionados mamando, mas não são a maioria, pode ter certeza. Antes de generalizar, pense com
      parcimônia sobre o qq vc tá falando. Ngm é obrigando a ficar lendo esse tipo de ofensa generalizada e gratuita. Passar bem!

      Excluir
    6. Você está redondamente equivocada. Sou servidor comissionado e sei do tamanho do esforço que precisei para alcançar o meu cargo e da responsabilidade que eu tenho para mantê-lo. As cobranças lá de cima são muitas e o reconhecimento, quase nenhum. O "QI" existe sim, mas para isso é necessário ter um serviço de excelência (nada muito diferente de cargos na iniciativa privada); do contrário, não vai para lugar nenhum e, se chega, não se cria (a própria matéria confirma o que eu digo). Eu não conheço a realidade do TJPA, mas se realmente acontece o que você frisou, isso se deve mais à má gestão do órgão do que à natureza do cargo. Aqui onde eu trabalho, a fiscalização da corregedoria é forte e os membros sabem que não podem nomear qualquer profissional para cuidar de serviços que são imputados a eles. Enfim, esse ranço dos efetivos conosco já é bastante conhecido, mas eu digo que essa visão de vocês a respeito da nossa categoria é um tanto ignorante: ninguém entra em um cargo desse por preguiça e sim porque não pode esperar a aprovação em um concurso público para ingressar no mercado de trabalho. As pessoas necessitam de um meio de sustento, até mesmo para manter os seus estudos (isto também foi tratado na matéria). No final, o que todos nós queremos é podermos chegar a um cargo efetivo, no qual teremos estabilidade, progressão de carreira, "n" vantagens e garantias que um comissionado jamais poderá sonhar e, ainda, apoio de um sindicato, que infelizmente milita contra nós, por conta de pensamentos como o seu.

      Excluir
    7. Reconhecimento? Com salário de assessor eu não tava nem aí pra reconhecimento. Ganham mais que o analista que realmente teve que se esforçar pra tá lá. Não tô desmerecendo o assessor mas ganhar mais que um servidor concursado do próprio órgão é brincadeira.

      Excluir
    8. Sou assessor no TJPA, e em uma simples leitura, tirei minha conclusão: A moça em infeliz comentário, tentou diminuir colegas de profissão, pelo simples fato de ela ser CONCURSADA. O que ganhas com isso, jovem ?

      Excluir
    9. Sou assessora no TJPA e ralei muito como estagiária pra ser reconhecida e, posteriormente, indicada para o cargo. Quem é assessor sabe a responsabilidade enorme que o cargo traz consigo. Não é fácil gerir uma vara, saber todos os entendimentos do juiz, resolver cada uma das pendências e ainda levar na cara de advogado que entra no gabinete esperneando por causa de processo.
      O comentário da colega foi muito infeliz! Sim, não somos concursados, mas é enorme o número de assessores que estudam para se tornar efetivo. É melhor estar aqui, trabalhando o dobro do que trabalha um efetivo pra poder ser manter no cargo, do que ta criando perfil profissional na internet respondendo dúvidas jurídicas e resolvendo pepino de parente.
      Sou muito feliz no meu cargo, quero muito me tornar analista e tenho como sonho ser magistrada. Graças a Deus pude realizar diversos sonhos enquanto assessora. A colega não imagina o quanto temos que ser excelentes para nos mantermos em nossos cargos, pois o medo da exoneração é constante.

      Excluir
    10. Sou comissionado no mpsp, eu sei quanto foi duro conseguir ser aprovado, na área da tecnologia os comissionados são os mais atualizados por que somos do mercado privado enquanto os efetivos estudam para passar em outros concursos e não melhoram o produto interno da organização. Existem os efetivos que trabalham com freio de mão puxado bem diferente dos comissionados que ralam e trabalham em dobro para manter o cargo.
      Em cada lugar existe o efetivo e comissionado encostado é fato, más não podemos desmerecer o esforço diário de um comissionado que luta para se manter. Eu vejo que a luta do efetivo vai até passar no concurso e depois acaba, vejo muitos efetivos na área de tecnologia lutando para passar em outros concursos e deixando de se atualizar na área.

      Excluir
  6. Laranjal do Jari encontra-se no Amapá e não no Estado Pará.

    ResponderExcluir
  7. Alguém conseguiu acessar as seleções do MPPR ?

    ResponderExcluir
  8. Mandei currículos para todas as comarcas do RS e promotorias, infelizmente não consegui nenhuma entrevista.

    ResponderExcluir
  9. A primeira dica é a mais importante. Segui essa dica instintivamente (ainda não conhecia o blog) e, assim que me formei, consegui uma vaga como assessora de promotoria. Diferentemente do que dizem, não é "só" questão de QI. Não conhecia ninguém do MP, fiz meu nome após quase 02 (dois) anos de muito trabalho e esforço no estágio.
    Quem estiver na faculdade, caso pretenda conseguir um cargo de assessor(a), tenha a primeira dica como um norte na sua vida. Seja reconhecido (a) pela sua competência.

    ResponderExcluir
  10. Alguém sabe dizer se na questão do MP-PR, os cargos de assessoria junto aos Procuradores de Justiça possuem uma boa rotatividade?

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde, alguém saberia informar se nas Procuradorias de Justiça do MPPR existe uma boa rotatividade, assim como uma disponibilidade de vagas para cargos de assessor?

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre fui o estagiário excepcional e sabem o que consegui? Nada! As nomeações são 99,99% por indicação arbitrária e, na grande maioria, de incompetentes. Fiquei esgotado por tantos anos para nada! Ainda lhes digo mais: havia um cara que fazia estágio junto comigo, o infeliz não sabia nem fazer sentença direito (eu tinha que corrigir as sentenças dele). Adivinhem quem ganhou o cargo de assessor? Lamentável, desprezível e inaceitável. Felizmente, no mesmo dia em que saiu a nomeação desse sujeito no diário oficial, também foi publicado o resultado do concurso de servidores desse mesmo tribunal. Gabaritei a prova de Técnico Judiciário (sim, acertei TODAS as questões) e tenho orgulho de agora ser EFETIVO sem depender de ninguém. Se você, assim como eu, é um ferrado que não tem que o indique, estude MUITO para concurso, não se esforce para assessoria, pois NÃO VALE A PENA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, parabéns! O seu exemplo é inspirador! Trabalhei no TJPR/ juizados civis, câmara de vereadores e etc.., sabe o que aprendi? Que um bom nome e ser bem nascido (a) no meio jurídico vale mais do que qualquer "competência profissional", ou notoriedade acadêmica. Tive amizade com vários (as) patricinhas q passavam suas temperadas na Europa, outras na vida mundana, enfiadas na putaria/drogas, pq tiveram a sorte de nascer dentro da panelinha do judiciário/ famílias abastadas. Gente q nunca pisava na faculdade, mas era compulsóriamente aprovada/o, pq a família era de tradição no direito, e/ou os pais eram juízes, desembargadores, procuradores e etc.
      Como estagiária sempre fiz o meu serviço e dos servidores. Ganhava mal. Passava fome com essas bolsas esmolas. Sabe o q aconteceu!? A-do-e-ci! Perdi a minha bolsa 100% no último semestre e me ferrei. Ninguém teve pena, se importou, pq como anônima, pobre da periferia a única coisa q sobra é a inviabilidade social. Estudava e muito pra manter
      a média mínima de 8,5 pra segurar a bolsa da faculdade! Trabalhei/ estudei muito! Perdia madrugadas. Para esses cargos de assessoria, até as manicures das amantes, ou os rapazes q faziam sexo nas escadarias do TJ com os magistrados levavam os cargos, menos eu. Hj, falida, trabalho em site de conteúdo adulto por necessidade para sobreviver. E adivinhem quem cuida dos seus processos!? A mesma patricinha q nunca assistiu 3 aulas de direito processual civil, ou penal e etc.

      Excluir
  13. Concordo com o colega acima. Você pode até ser um estagiário de excelência, mas se vc for um desconhecido e seu colega de estágio é amigo/conhecido do seu chefe....Esquece. Realmente, não é só questão de QI, como foi dito anteriormente, mas se esse fator existir no caso concreto( como citei acima do desconhecido) faz toda a diferença.

    ResponderExcluir
  14. E como o Eduardo disse, fazendo isso, PODE SER que vc consiga, mas não é nada garantido... Incerteza por incerteza é melhor estudar pra um cargo efetivo

    ResponderExcluir
  15. Concurso público para analista também seria uma boa…. Já já o MPU estará tomado de extraquadros , no limite do limite. Num limite meramente “pro forma” , pois quem guarda a lei não tem interesse em cumpri-la nesses casos de fazer concurso para servidor

    ResponderExcluir
  16. Minha dica de sucesso pra vc é: não consiga. Para manter uma qualidade/produtividade no trabalho, vc se tornará praticamente um escravo do serviço. Como consequência, não vai conseguir estudar com constância e alguma qualidade. Sugiro que procurem, sobretudo recém formados, os cursos de Residência jurídica, onde é possível, com uma carga horária menor, ter boa remuneração, aprender a prática e não ser tão exigido assim...

    Por muito tempo vinha aqui ler esse post pra saber como conseguir uma vaga. Após conseguir, descobri que foi a pior coisa que fiz na minha vida.

    ResponderExcluir
  17. Advogado pode continuar advogando e ser assessor? Há impedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, tem que dar baixa (cancelar em definitivo ou licenciar-se da oab)

      Excluir
  18. olá boa tarde. o link de seleção do MPPR não abre

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!