Dicas diárias de aprovados.

DICAS PARA MANTER A CONCENTRAÇÃO DURANTE OS ESTUDOS

Olá guerreiros, bom dia de domingo a todos. 

Como andam os estudos? Espero que bem. Lembrem-se do que falo todo domingo a vocês: hoje é um dia em que podem se permitir descansar sem peso na consciência, OK?

Pois bem, hoje vou dar dicas a vocês de como eu conseguia estudar longas horas por dia quando me preparava para a AGU. Espero ajudar na concentração de vocês. 

Pois bem, a primeira dica é: CRIE UMA ROTINA DE ESTUDOS. E por rotina eu digo estudar sempre no mesmo lugar, nas mesmas horas e com uma programação semanal já feita (ou seja, sem perder tempo sem saber o que estudar e em que dia). Estudar é o hábito da repetição. Vocês começarão com 2 horas, depois sobem para 4 horas e quando se derem conta já chegaram nas 8. 

O estudo na minha vida virou tanto hábito que mesmo depois que passei tive dificuldade em não estudar nos primeiros dias. 

Me perguntam se eu gostava? A resposta é não. Ninguém gosta, mas encarei como uma necessidade e tornei isso prazeroso. Melhor fazer de bom humor uma coisa que não se gosta, do que fazer com má-vontade, não é? 

A segunda dica é: ESTUDE EM LUGAR SILENCIOSO, preferindo salas vazias ou bibliotecas em que você conheça poucas pessoas.

Quando digo estudar em sala vazia quero dizer: em um cômodo da sua casa/AP em que não haja barulho, onde pessoas não fiquem entrando com frequência. Converse com seus familiares a necessidade de se manter um ambiente de estudo saudável e que isso passa pela colaboração de pessoas próximas. 

Evite, ainda, estudar com uma cama ao lado, pois inevitavelmente você poderá ter uma recaída no meio da tarde rsrsr. 

Evite estudar próximo a amigos, especialmente para aqueles que estudam em biblioteca. Quando morava em Jacarezinho eu costumava estudar na biblioteca da UENP (universidade onde cursei direito), pois lá o estudo efetivamente rendida, mormente nos dias em que eu estava com sono. Além disso, eu era praticamente o único na biblioteca no turno da tarde.  

Outra dica é: ESTUDE INTERCALANDO COM INTERVALOS DE ESTUDOS. Meu estudo de 8 horas era basicamente o seguinte: 

8h as 10h- matéria 01. 
Intervalado de 10 minutos. 
10h:10min as 12h:10min - matéria 01. 

Almoço - 50 minutos (dormindo 15 minutos). 

13h as 15h-  matéria 02. 
Intervalo de 10 minutos
15h10min até as 17h10min - matéria 02. 

Ou seja, a cada duas horas de estudos tirem 10 minutos de descanso usando esse tempo para: visualizar o whatsapp, o integram e para fazer um pequeno lanche. 

Com esses intervalos vocês conseguirão afastar o stress das horas anteriores de estudos além de que descansarão o tempo necessário para conseguir retomar para o restante do dia. 

Falando em celular, vamos lá: de duas uma ou estudem com o celular virado para baixo ou deixem-no fora do seu ambiente de estudos. 

Eu comecei deixando ele virado para baixo, mas como não deu certo, meu celular ficava na cozinha durante as duas horas e estudos. Eu só o via nos intervalos, o que recomendo que vocês façam. 

Outra dica importante: desapeguem do stories e do integram. Fazer postagem o dia todo não leva ninguém em lugar algum. Concurseiro raiz faz menos stories, menos tempo cronometrado e mais estudos. 

NINGUÉM PRECISA SABER O TANTO QUE VOCÊ ESTÁ ESTUDANDO, ISSO APENAS ATRAIRÁ MAIS RESPONSABILIDADE PARA VOCÊ. O CONCURSEIRO PRECISA DESSA PRESSÃO?

Fazer uma postagem por dia é normal, o problema é fazer várias postagens somadas a várias visualizações do aplicativo diariamente. O INSTAGRAM, para quem não o usa adequadamente, é um belo inimigo do concurseiro. 

Assim, utilizem-no com moderação: acesso antes de começar os estudos (10 minutos), no primeiro intervalo (10 minutos), no almoço (20 minutos), no meio do dia (10 minutos). Após, para quem estuda a de noite também, observe os mesmos intervalos. Usando adequadamente o aplicativo ajuda sim a aliviar o stress das horas anteriores de estudos, não podendo apenas tornar uma obsessão e ser utilizado sem moderação. 

Por fim, o que eu também fazia: DESAPEGUE DO COMPUTADOR. Computador no quarto é apenas no começo do estudo para ler a postagem do NOSSO SITE e eventuais outros que você seguir (preferencialmente antes de começar os estudos efetivamente), quando você tiver vídeo aula para assistir ou estiver respondendo questão. 

Fora isso: computador desligado e legislação seca ao lado (nada de usar a desculpa que usa o computador para procurar a legislação). 

A meu ver, o estudo em material físico é mais recomendado a  concurseiros (ao menos para mim foi melhor), pois o computador é um atrativo permanente ao desvio do foco. 

Eis algumas dicas concurseiros. 

O que acham? Mais alguma coisa que dê certo para vocês? 

Abraços,

Eduardo, em 27/08/2017
No insta: @eduardorgoncalves 

17 comentários:

  1. Assino tudo o que foi escrito. E digo mais:foi a orientaçao mais humana e realista que ja li. Pq ensina ao candidato a nao viver fora da vida social. Estudar pra concurso é importante.mas viver com moderaçao em tudo é necessario,pq nem só de estudo vive o ser humano.Parabens!!!!! Pelo conselho dado

    ResponderExcluir
  2. Pequenos intervalos entre os estudos são essenciais para uma boa produtividade, comprovado cientificamente. A cada 50 minutos estudados, descanso 10.

    ResponderExcluir
  3. E quem trabalha das 08 às 19. Faz como ? Ou é impossível e melhor desistir ?

    ResponderExcluir
  4. Acredito que impossível não será. Pode demorar um pouco mais, comparando com quem tem o dia todo pra estudar. Também trabalho o dia todo e não tem sido fácil manter a regularidade dos estudos. Lembrar do porque precisamos fazer esse esforço ajuda a continuar!

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas! Como foi perguntado antes, quais dicas tem pra quem trabalha o dia todo e precisa estudar?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Dicas valiosíssimas, Eduardo. Obrigado pela ajuda. Você poderia falar um dia sobre como funciona a questão dos honorários dos Advogados da União? Vi em outro post seu em que no início os advogados da união não recebem honorário. Só depois de um tempo que vão receber parcial e depois integralmente. Caso queira responder por aqui, melhor ainda meu querido. Abração!

    ResponderExcluir
  8. Excelente, vou começar a aplicar ainda hoje! As redes sociais, se não houver um bom controle, realmente se tornam um grande empecilho no aproveitamento dos estudos, e é isso que vem acontecendo cmg.... vamos à luta! 💪🏻👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  9. Muito pertinentes as dicas Eduardo, realmente a rotina e a repetição são as mães da excelência.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho grande dificuldade de ter concentração e foco nos meus estudos, trabalho muito isso me atrapalha muito, já começo a estudar cansado.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!