Dicas diárias de aprovados.

DPE/RO VAI SAIR - COMO INICIAR OS ESTUDOS

Bom dia leitores do Site do Edu!
Aqui é Rafael Bravo, editor do site e professor do Curso Clique Juris.
Hoje gostaria de chamar a atenção de todos os interessados nas provas das Defensorias Estaduais! 
Publicou recentemente no site da DPE/RO a contratação da banca do IV Concurso para ingresso na Carreira de Defensor Público de Rondônia. A notícia foi veiculada no site da própria DPE e a banca contratada foi a VUNESP.
É um excelente concurso para os alunos da região Norte e para os alunos de outras regiões, que pretendem passar para uma Defensoria Pública mais próxima do seu estado, é uma boa oportunidade para ingressar na carreira, ganhar bem e continuar estudando para outros concursos.
A remuneração da carreira é um atrativo, sendo que os Defensores possuem em média 21 mil reais de subsídio mais adicional de representação, auxílio-saúde e transporte, etc.
Na página da DPE/RO você pode encontrar a remuneração dos membros da carreira! Claro que aqueles que estudam para a Defensoria e outras carreiras buscam também a realização profissional, mas uma boa remuneração também é um atrativo e gera uma maior tranquilidade para continuar estudando ou se dedicar a sua carreira, por exemplo.
Portanto, fiquem atentos que o concurso da DPE/RO se aproxima!! Excelente concurso!!
Para os alunos que querem adiantar os estudos, como iniciar a preparação para esse concurso?
Inicialmente, foquem no regulamento do concurso! Sim! Já temos o regulamento!
Foi publicado no Diário Oficial Estadual de 19 de janeiro de 2017 a resolução do CSDPE-RO nº 54, de 04 de novembro de 2016. Estou encaminhando um link bem legal da própria folha dirigida que pode auxiliar vocês na leitura do regulamento. (https://static-files.folhadirigida.com.br/uploads/regulamento-concurso-defensoria-publica-ro-2017.pdf)
Alguns pontos que destaco para vocês agora:
“Art. 19. A prova objetiva, com caráter eliminatório, compreenderá a formulação mínima de 100 (cem) questões, compreendendo as seguintes disciplinas, que serão divididas em grupos:

I - Direitos Humanos;
II - Direito Constitucional;
III - Direito Penal, Criminologia e Execução Penal;
IV - Direito Processual Penal;
V - Direito Civil;
VI - Direito do Consumidor;
VII - Direito Processual Civil;
VIII - Direito da Criança e do Adolescente;
IX - Direito Administrativo;
X - Direito Tributário;
XI - Tutela Coletiva, Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência;
XII - Princípios e funções institucionais da Defensoria Pública;
XIII - Sociologia Jurídica e Teoria Geral do Estado.”

Ainda, interessante ressaltar que muitos alunos poderão passar para a segunda fase e ter sua prova corrigida, o que é uma boa oportunidade para o aluno que não passou para a segunda fase treinar e se preparar para outros concursos e ter a oportunidade de colocar sua peça ou dissertação para correção.
Portanto, mesmo que a DPE/RO não seja seu objetivo, acho interessante o concurso e a possibilidade de ter sua prova corrigida em uma segunda fase! Se passar e for para a prova oral, excelente!! Melhor ainda!
Destaco o artigo 20 do regulamento:
Art. 20. Serão considerados aprovados na Primeira Fase os candidatos que, concomitantemente: I - obtiverem 60% (sessenta por cento) de acertos na prova global; II - obtiverem no mínimo de 30% (trinta por cento) de acertos em cada grupo de disciplinas; III - estiverem classificados até a 285ª (docentíssima octogésima quinta) posição no caso de candidatos concorrentes na lista geral e até a 15ª posição no caso de candidatos concorrentes na lista especial de deficientes. Parágrafo único. No caso de empate na posição estabelecida como linha de corte, todos os candidatos que se encontrarem empatados nesta posição estarão aptos a prosseguir no concurso.

Rafael, a DPE/RO é a Defensoria do meu Estado ou moro no Estado vizinho ou tenho muito interesse em passar para essa defensoria! Como faço para estudar para esse concurso? O que fazer nessa etapa onde o edital se aproxima?
Muitos alunos me perguntam sobre como controlar a ansiedade e se organizar para o concurso.
Agora é hora de correr atrás do material que você não tem. Se você não possui um livro esquematizado ou resumo de certa disciplina, a hora de procurar e adquirir esse material é agora! As disciplinas se encontram no regulamento e supra.
Olhem o último edital, do III concurso. O certame anterior foi organizado pela CESPE, mas o conteúdo programático pode ser o mesmo, até porque as disciplinas continuam as mesmas (Direito dos Idosos e Portadores de Deficiência, Consumidor, Tributário, etc). Uma única mudança que percebi foi que agora não será cobrado direito previdenciário!
Portanto, foquem na leitura do regulamento e adquiram os livros esquematizados, sinopses ou resumos das disciplinas que vocês não possuem material de estudo. Continuem estudando as disciplinas básicas e se preparando para o estudo da DPE/RO especificamente, ok?
Nada de ansiedade pessoal! A hora agora é de estudar com determinação e alegria, pois teremos editais publicando e muitas oportunidades para alcançar a sonhada aprovação!!
Abraço e bom estudo!
Rafael Bravo, em 29/05/2017
rafaelbravo.coaching@gmail.com


www.cursocliquejuris.com.br

1 comentários:

  1. Preciso desse edital esquematizado para DPE's urgenteee kkkkk

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!