//]]>

Dicas diárias de aprovados.

Postagem em destaque

DESAFIO BLOG DO EDU: LEIS ADMINISTRATIVAS EM 20 DIAS (PARA COMEÇAR 2026 COM TUDO)

Olá meus amigos tudo bem?  O mais clássico desafio de lei seca do país já tem data para começar: dia 05/01/2026.  Por que eu faço esses desa...

DICA PARA OS CALOUROS / DICAS PARA QUEM ESTÁ INGRESSANDO NO CURSO DE DIREITO EM 2026

 Oi meus amigos, tudo bem?


O texto de hoje me fez lembrar de 2008, ano em que comecei o curso de direito, e de toda minha jornada para estar aprovado na AGU em 2012, ainda durante a graduação. 


Vou escrever as minhas dicas para quem está começando o curso esse ano e já pensa em concursos (a grande maioria). Lembro de que no meu primeiro dia de aula um professor perguntou a nós, calouros, o que queríamos fazer após a graduação: 03 queriam advogar, 01 queria ser professor, 66 queriam concursos. Essa é a realidade ainda hoje: 90% de vocês que começam o curso querem concursos! Vou falar com vocês. 


Essas dicas eu queria ter recebido em 2008, mas aprendi na raça, sozinho, e foram o diferencial para minha aprovação tão cedo.  Quem seguir vai ter vantagem. 


DICA 01- SE VOCÊ É RUIM EM LÍNGUA PORTUGUESA, FIQUE BOM NISSO URGENTEMENTE. 

Já corrigi muita prova de estágio e muitas questões discursivas no blog e garanto a vocês: a grande maioria escreve muito mal, não tem noção minimamente adequada de língua portuguesa. 

Essa é uma das vantagens mais comuns do aluno de Universidade Pública, eles passaram no vestibular e normalmente têm noções melhores de como escrever uma boa dissertação, isso é uma vantagem considerável. 

Assim, o primeiro passo para todos: fiquem bons em língua portuguesa. Façam um bom curso de LP. Isso é um diferencial lá na frente.


DICA 02 - APRENDA A ESCREVER UMA BOA DISSERTAÇÃO.

Se você foi mal na dissertação do ENEM e de outras Faculdades, faça urgentemente um curso de redação. Como eu disse acima, 90% das provas de estágio que corrigi são lastimáveis. O aluno não consegue escrever o básico sobre o básico de direito. 

Não saber fazer uma dissertação é mais comum do que vocês imaginam e compromete a aprovação em concursos. 

Foi mal no ENEM (redação), faça um curso de redação para ontem, pois a faculdade não suprirá essa falta e o preço vai vir mais para frente. 


DICA 03- SE VOCÊ FOI MUITO MAL NOS VESTIBULARES QUE FEZ, FAÇA UM CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO. 

Para passar em concurso, o aluno precisa pensar. Quem não sabe e não aprende a pensar logicamente não vai passar mesmo. Se você foi mal nos vestibulares que fez, possivelmente você tem dificuldade de raciocínio, então faça um curso de raciocínio lógico, aprenda a pensar, a buscar a lógica das coisas, a razão, sequências, isso é fundamental. 


SEM LÍNGUA PORTUGUESA, SEM SABER ESCREVER E SEM APRENDER A PENSAR LOGICAMENTE VOCÊ NÃO VAI PASSAR EM UM CONCURSO DE ALTO NÍVEL E A FACULDADE DE DIREITO NÃO CORRIGE ESSE PROBLEMA DE BASE DE ESTUDO. ISSO SÓ VOCÊ CORRIGE POR FORA DA FACULDADE. 


Por que os alunos de faculdade pública passam percentualmente mais do que os de privada? 

R= porque o vestibular já selecionou quem escreve melhor (redação), quem é melhor em LP (matéria de base nos vestibulares de direito) e quem sabe pensar (toda questão objetiva envolve raciocínio).


Essa seria minha base antes de começar a faculdade. Sem isso, você pode até se dar bem na advocacia, mas vai ter uma dificuldade imensa em qualquer concurso e terá que suprir essas falhas cedo ou tarde se quiser ser aprovado para juiz, promotor ou procurador.


AGORA, NA FACULDADE...


DICA 04-  FACULDADE NÃO APROVA NINGUÉM.

Para fins de concurso, estudar na USP não significa absolutamente nada, assim como estudar na UNIESQUINA não faz mal nenhum. O nome da faculdade e até mesmo o conteúdo das aulas não é o diferencial para concurso. Então, estudar na mais renomada do Brasil ou em uma faculdade desconhecida não muda praticamente nada para fins de concurso. 


DICA 05- NÃO SE LIMITE AO QUE FOI APRENDIDO EM SALA DE AULA.

O que foi aprendido em sala de aula é o básico do básico de direito, não passa ninguém em concurso. Hoje, os melhores professores para concurso são os de cursinho e não os de faculdade. As aulas da faculdade são um norte bem superficial do que cair em concurso. Se você se limitar ao que seu professor der na sala da faculdade, chance zero de aprovação.

O diferencial é o quanto você vai estudar em casa, fora do horário de faculdade. 


DICA 06- O CADERNO DE ANOTAÇÕES DA FACULDADE NÃO APROVA NINGUÉM.

Amigos, toda sala tem o aluno que anota tudo que o professor fala e na véspera da prova estuda só por esse caderno, decorando tudo. Esse aluno não será aprovado se não fizer nada além disso. Pode até tirar 10 na prova, mas para concurso ele não tem um material adequado em 99% das vezes. 


DICA 07- NÃO COMPRE TODOS OS LIVROS QUE SEU PROFESSOR INDICAR NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA.

No primeiro dia de aula, seu professor vai passar uma lista de obras no quadro e você vai ficar tentado a comprar uma ou várias delas. 

Essas não são as melhores obras para concurso. As melhores são as que eu indico aqui no blog e que são a base de 90% dos aprovados hoje em dia. É a bibliografia de sucesso que tem dado certo para 90% dos aprovados nos últimos 10 anos. 


DICA 08- NÃO ADIANTA COMPRAR UM MONTE DE MATERIAL.

Sair comprando tudo que te indicarem é um péssimo caminho. O ideal é comprar um material por disciplina, ler, estudar ativamente, revisar, revisar de novo e mais uma vez até memorizar tudo. O caminho da aprovação é a memorização de muito conteúdo no longo prazo. 


DICA 09- LER NÃO É ESTUDAR PARA CONCURSO. 

Quem estuda 30 páginas por hora, fazendo uma simples leitura não está estudando para concurso. O estudo para concurso é ativo, baseado em anotações, revisão e memorização. 8 a 10 páginas por hora bem estudadas, a ponto de não sair de uma página sem saber tudo que tem nela e voltar revisando sempre é o caminho.  

Ler você leu Machado de Assis para o vestibular. Para concurso, o livro de constitucional você vai estudar, anotar, revisar, decorar se for preciso. 

Eu devo ter estudado meu livro de constitucional umas 20 vezes. Nas últimas, lembro que só revisava o que eu não sabia e conseguia revisar 1000 páginas em 5 dias, mas isso só era possível porque eu já tinha estudado esse livro 19 vezes antes (as revisões ficam cada dia mais rápidas). 


DICA 10- PARA CONCURSO NÃO EXISTE ESSE PAPO DE NETWORKING.

Networking para concurso é com sua cadeira e mesinha de estudos, são horas, milhares delas, estudando, revisando, anotando, revisando, anotando, decorando se necessário for. Concurso é memorização e lembrar no longo prazo. 

Networking é para advocacia, para concurso seu compromisso é com seu bumbum na cadeira por milhares de horas. 


DICA 11- TIRAR 10 NA FACULDADE POR SI SÓ NÃO SIGNIFICA NADA.

O candidato concurseiro não estuda para passar de série, estuda para ser aprovado no concurso. Para passar de série você precisa de 10% do que precisa para concurso. Para tirar 10 na faculdade você precisa de 25% do que precisa para passar em concurso. 

Não estude só o conteúdo para fins de prova, estude para fins de ser aprovado em concurso. Seu professor vai cobrar na prova a ponta do Iceberg do que você precisa saber. 

Sua meta não é revisar seu caderno, mas sim estudar o livro indicado nas bibliografias do blog várias vezes. 


DICA 12- VOCÊ ESTÁ NA MELHOR FASE DA SUA VIDA PARA CONCURSOS. NÃO PERCA ESSA CHANCE.

Na faculdade você não tem cobrança, não tem ninguém te perguntando se já passou. É a hora mais leve de estudar para concurso. Se você esperar se formar para começar, vai ser aprovado 5 a 7 anos depois. Comece na faculdade e use esses 5 anos agora, para terminar o curso aprovado. 5 anos é o tempo necessário para conseguir todo o conhecimento que você precisa para passar. 


Muita gente me pergunta, como você passou na AGU tão rápido e ainda na faculdade (concurso mais difícil do país para recém-formados)?

R- eu estudei todos os dias, do primeiro ao quinto ano, de 08h a 17h em casa. E das 19h às 22h frequentei a faculdade. 

Agora imaginem o que é estudar durante 5 anos, 8h por dia, todos os dias e ainda na graduação. O resultado foi espetacular: 3 ano da faculdade, passei para analista do MPU, 4 ano da faculdade, passei para procurador do Estado do Paraná (todos meus professores da faculdade que fizeram a prova reprovaram), 5 ano passei para a AGU. No sexto ano (um ano após formado) passei no MPF e em 1 no MPPR. 

Passei rápido? R= Não, passei com 5 anos de estudos, aos 22 anos, mas com 5 anos bem estudados. Normalmente o aluno começa após a formatura, eu comecei antes, logo passei 5 anos antes. 


DICA 13- NO PRIMEIRO ANO DA FACULDADE.

Fique muito bem em direito constitucional (pelo menos um estudo do livro inteiro seguido de 03 revisões). Meus amigos, isso tem poder de te colocar em outro nível já no primeiro ano. 


DICA 14- LEIA A LEI SECA TODOS OS DIAS COMEÇANDO NO PRIMEIRO DIA DE AULA.

Comece pela CF, leia a lei seca até decorar. Se não entender não tem problema, a cada leitura você vai pegando mais e mais detalhes. Nosso sistema jurídico é legalista: quem lê a lei, passa primeiro.


Amigos, essas são apenas algumas dicas, algo que eu queria ter aprendido no primeiro dia de aula. 


Espero que sejam felizes no Direito. 


Bom início de ano a todos. 


Eduardo, em 22/2/2026 

No instagram @eduardorgoncalves 

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

NÃO DEIXE DE LER!