Dicas diárias de aprovados.

ESTABELECENDO UMA META PARA SUA APROVAÇÃO!

 Olá meu caros!


Aqui é Rafael Bravo, editor do Site do Edu, e hoje gostaria de tratar de um tema importante e que pode lhe ajudar a obter maior objetividade e disciplina na hora de estudar!


Quando me formei na faculdade, em janeiro de 2009, me lancei no mundo dos concursos para estudar de forma séria, mantendo minha rotina todos os dias! Eu tinha, para mim, como objetivo, alcançar a aprovação na Defensoria no prazo de 02 anos, ou seja, até janeiro de 2011.


Era uma meta ambiciosa, mas eu queria pelo menos chegar em uma 2ª fase nesse tempo, pois isso faria sentir que meus estudos estavam me levando em frente! A pior sensação é a da estagnação, quando estudamos 2 ou 3 anos e não conseguimos nenhum resultado, não é verdade?


Foi com esse prazo em mente que eu me lancei nos estudos, fazendo meu máximo todos os dias! É claro que imprevistos aconteciam, problemas familiares, questões profissionais para resolver. Mas, mesmo em dias ruins, eu tentava estudar um pouco e repor o tempo perdido no dia ou semana seguinte.


Estudar para concursos é perseverar, é sonhar com o cargo que você deseja e se esforçar, procurando sempre fazer um pouco mais, se possível!


Em 2015, quando me certifiquei em coaching, descobri que esse prazo que eu tinha em mente, de 2 anos para alcançar resultados e até ser aprovado no cargo que eu sonhava (Defensoria), era na verdade uma ferramenta, que muitas pessoas utilizam para obter produtividade!


E eu sempre pensei que, se atletas, CEO’s de empresas possuem meta, por que não o concurseiro que busca maior produtividade nos estudos?


Possuir uma meta de aprovação me ajudou muito! É claro que, se não conseguisse ser aprovado naquele tempo determinado por mim, eu não desistiria! Faria ajustes no meu objetivo e seguiria em frente!


Portanto, gostaria de ensinar para vocês essa ferramenta, que ensino para meus alunos ao longo desses anos como professor.


Chamamos de META SMART aquele objetivo que você possui em mente, aquele estado de coisas que você quer alcançar e que te coloca sempre para cima!


SMART significa “inteligente” em inglês e representa uma sigla:

S = Specific (A meta deve ser específica).

M = Measurable (A meta tem que ser mensurável)

A = Attainable (Atingível)

R = Relevant (Relevante)

T = Time-based (A meta tem que ter um tempo certo, um prazo)

 

Sem essas 5 características, você não possui uma meta! Por exemplo, a meta de “estudar até ser aprovado” não é uma meta, mas uma motivação, pois significa que você não irá desistir enquanto não alcançar o cargo desejado! Isso não é ruim! Pelo contrário, é bom você ser motivado na hora de estudar!


Entretanto, para ser mais objetivo, você precisa ter uma meta mais tangível, determinada.


Vamos ao significado dessas características:


ESPECÍFICA: A meta precisa ser específica. Você precisa pensar na carreira ou carreiras dos seus sonhos – ex: Defensoria e Magistratura Estadual. Ainda, pense em qual estado ou região você gostaria de ser aprovado. Não adianta você só desejar a aprovação e ficar “atirando para todos os lados”, pois você pode acabar se perdendo nos estudos e nunca construir sua base!

MENSURÁVEL: A pior coisa que tem é você correr e não perceber se está se aproximando da linha de chegada! Você precisa sentir que está se aproximando da sua meta! E ser aprovado em concurso é mensurável sim, pois você sente um avanço na sua preparação quando acerta mais questões objetivas ou chega em uma 2ª fase, por exemplo.

ATINGÍVEL: A meta precisa ser atingível, ou seja, possível! E passar em concurso é sim uma meta atingível, pois vários candidatos passam, cada um com circunstâncias e contextos distintos.

RELEVANTE: A meta precisa ser relevante para você, ou seja, algo que você sonhe, que você se imagine naquele cargo e como seria sua vida, prestando aquela atividade, tendo estabilidade financeira. Você pensa no que você faria sendo Defensor, Juiz, Promotor ou Procurador? Como seria sua vida? Seu dia a dia? Se você não sonha, pensa naquele cargo com frequência, sendo que você tem dúvidas sobre advogar, por exemplo, significa que a meta de ser aprovado não é relevante para você!

PRAZO: Determine um mês e ano que você gostaria de ver seu nome na lista de aprovados ou chegar em uma segunda fase! Estudar até ser aprovado é uma motivação, mas não uma meta!


É claro que essa ferramenta é apenas se fizer sentido para você! Para mim, me ajudou muito! E já ajudou diversos alunos também! E a meta não é para deixar você ansioso ou ansiosa! É apenas uma “luz no fim do túnel”, um estado de coisas que você gostaria de alcançar e que você vai ter em mente para motivar você a estudar e fazer seu melhor dia após dia!


Eu tenho alunos que passam rapidamente nas carreiras jurídicas, dentro 1 ou 2 anos, por exemplo. Outros demoram um pouco mais, como 3 ou 4 anos. Mas todos seguem a sua meta e quem persiste consegue colher resultados!


Espero que essa dica lhe ajude a ter mais disciplina nos estudos, objetividade na hora de estudar!


Abraço e bom estudo!

Rafael Bravo                                                                                      13/06/22

Instagram com dicas: @rafaelbravog e @cursosaberjuridico

www.cursosaberjuridico.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!