Dicas diárias de aprovados.

MPPE x MPSP - POR QUE MINHA NOTA CAIU TANTO DE UMA SEMANA PARA OUTRA?

Fala pessoal, tudo bem?


Há poucos dias tivemos duas provas de MPEs muito esperadas, MPPE e MPSP. 


Ao fazer o MPPE senti que, após o gabarito, muitos leitores do blog ficaram muito satisfeitos com o resultado, mas dias depois veio o MPSP e um balde de água fria para muitos. 


Nota de corte prevista para o MPPE - mais de 80 pontos. Nota de corte prevista para o MPSP - cerca de 70 pontos. Vi pessoas que acertaram 75 no MPPE e menos de 60 no MPSP.


E qual o motivo da discrepância? 

R= a prova do MPPE foi muito mais simples, focando na lei seca especialmente e em jurisprudência muito consolidada. As questões foram menos elaboradas e muito menos complexas. Resultado: nota de corte nas alturas. 

Já o MPSP, embora tenha sido uma prova típica de MP no geral (salvo em empresarial) foi uma prova mais bem elaborada, enunciados maiores, alguns temas doutrinários na prova, e como consequência nota de corte menor. 


E qual deve ser meu parâmetro? R= a nota de corte. Para calcular sua evolução olhe sempre sua nota e veja quantos pontos ficou longe do corte.


Qual das duas provas retrata melhor a realidade de MPEs? R= a do MPSP, claro. As últimas provas de MPEs foram mais difíceis do que foi o MPPE. Vide os seguintes concursos: MPSP, MPMG, MPPR, MPDFT e MPRJ. Foram provas mais bem elaboradas e menos óbvias. 


Uma dica: se prepare para provas mais difíceis, tendo uma fonte doutrinária como principal meio de estudo (PDF/Aula/Manual) + leia a lei todos os dias. 


Seguindo essa fórmula vocês estarão se preparando para provas do estilo MPSP e de quebra estarão já estudando para provas mais simples, como foi o MPPE. 


Certo gente? 


Eduardo, em 15/04/2022

No instagram @eduardorgoncalves 

2 comentários:

  1. obrigada pela análise! penso exatamente como o Dr apesar da reprovação no mpsp(não fiz mppe)mas tenho assistido muitas livra de aprovados nos primeiros lugares do mpmg mpdft que estão passando só com leitura de material resumindo de cursinho em pdf....zoando de quem lê doutrina...nao entendo...mas eles estão sendo aprovados...frustante

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!