Dicas diárias de aprovados.

CONCUBINATO DE LONGA DURAÇÃO GERA EFEITOS PREVIDENCIÁRIOS?

 Olá senhores, bom dia! 


Questão de prova. Imaginem a seguinte situação: 

PEDRO é concubino de longos anos de MARIA. MARIA é casada há 30 anos com JOÃO,  e nos últimos 20 mantém o concubinato com PEDRO. Quando do falecimento de MARIA, PEDRO terá direitos previdenciários já que dividiu 20 anos de vida com a concubina? 


O que você marcaria nessa questão (certou x errado): 

(     ) É incompatível com a Constituição Federal o reconhecimento de direitos previdenciários (pensão por morte) à pessoa que manteve união com outra casada, porquanto o concubinato não se equipara, para fins de proteção estatal, às uniões afetivas resultantes do casamento e da união estável, salvo se o concubinato for de longo prazo e com aparência de constituição de família.


O enunciado está errado, e será dessa forma que a banca vai cobrar para te induzir ao erro. 


A tese correta é a seguinte:

"É incompatível com a Constituição Federal o reconhecimento de direitos previdenciários (pensão por morte) à pessoa que manteve, durante longo período e com aparência familiar, união com outra casada, porquanto o concubinato não se equipara, para fins de proteção estatal, às uniões afetivas resultantes do casamento e da união estável."


Ou seja, mesmo o concubinato de longo período e com aparência familiar não possui proteção constitucional! 


Eis alguns fundamentos da tese vencedora:

"A preexistência de casamento ou de união estável de um dos conviventes, ressalvada a exceção do artigo 1723, § 1º, do Código Civil, impede o reconhecimento de novo vínculo referente ao mesmo período, inclusive para fins previdenciários, em virtude da consagração do dever de fidelidade e da monogamia pelo ordenamento jurídico-constitucional brasileiro."


Principais argumentos: 

i- dever de fidelidade é consagrado no Código Civil em várias passagens. 

ii- o ordenamento brasileiro adotou a monogamia (“o Direito brasileiro, à semelhança de outros sistemas jurídicos ocidentais, adota o princípio da monogamia, segundo o qual uma mesma pessoa não pode contrair e manter simultaneamente dois ou mais vínculos matrimoniais” ). 


Exceção: se a pessoa casada estiver separada de fato ou judicialmente. Nesse caso, a (o) concubina (o) terá sim direitos previdenciários, obviamente se comprovar a nova união de fato com a outra pessoa. 


Certo gente? Esse julgado vai despencar em provas! 



Eduardo, em 17/08/2021

No instagram @eduardorgoncalves


2 comentários:

  1. Professor Eduardo, boa tarde, e se o concumbino no caso concreto, não souber do casamento ou união estável da companheira? ou seja ele desconhecia do casamento pensou se tratar de pessoa solteira ou foi enganado...

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!