Dicas diárias de aprovados.

PORQUE COMEÇAR A ESTUDAR PARA CONCURSOS E O MEDO DE NÃO PASSAR


Olá pessoal!
Aqui é Rafael Bravo, editor do site do Edu, professor e orientador de estudos para concursos no site www.cursocliquejuris.com.br!

Desejo a todos uma excelente semana, com muito estudo, foco e determinação!
Alguns estudantes de direito, pessoas que estão terminando a faculdade, estagiários na Defensoria Pública, me perguntam se vale a pena estudar para concursos.

A grande preocupação da maioria dos estudantes que desejam se lançar nesse caminho que, notoriamente, é difícil e exige certos sacrifícios, é: Será que eu vou passar? E se eu estudar um, dois ou 5 anos para concurso e não passar em nada???! Tudo terá sido em vão?

Quanto dinheiro irei investir nessa preparação? E tempo? E no final, se eu não for aprovado em nenhum concurso?

Pessoal, não posso ser hipócrita e dizer que todos irão passar no concurso, até porque vocês devem conhecer casos de amigos/conhecidos que não passaram. Isso acontece sim, mas na sua maioria, acontece com quem desiste no meio do caminho.


Para aqueles que continuam estudando e persistem, uma boa parte passa em algum concurso, mesmo que não seja o cargo dos sonhos, mas passa em algum cargo bom, que lhe proporcionará estabilidade financeira, um bom vencimento/subsídio e uma qualidade de vida melhor.

Como exemplo, já tive alunos que estudavam para a Defensoria mas passaram para advogado do BNDES ou da Petrobrás. Outros que estudavam para a Defensoria, passaram para Promotor de Justiça ou delegado.

Isso acontece pessoal! O concurso escolhe você em muitos casos! E não contrário! rsrs

 Se aquele que passou para o BNDES continuar estudando, ele pode ser aprovado na Defensoria ou outro cargo como Ministério Público, AGU, PGE/PGM, dentre outros. Quem não conhece alguém que tinha um cargo público e que estudou e passou para outro melhor?

Agora, o que todos têm em comum?
Todos esses alunos que lhe falei, além de amigos e conhecidos, conquistaram uma vida melhor estudando para concursos!

Quem era estudante e não tinha salário, hoje é advogado da Petrobrás e está feliz, ganhando razoavelmente bem e com benefícios, além de estar acumulando prática jurídica para caso queira continuar estudando para concursos.

Quem advogava 12 horas por dia em escritório, ganhava mal ou razoável, e passou para o BNDES ou Analista de Tribunal, hoje tem mais qualidade de vida, um horário de trabalho regrado, um bom vencimento e estabilidade, além da possibilidade de continuar estudando para outros cargos.

Portanto pessoal, se lançar no mundo dos concursos exige do candidato um pouco de fé sim, mas também pensar que o estudo nunca é demais e que sempre podemos crescer e almejar algo melhor. Isso se chama ambição, que é algo positivo e nos impulsiona para frente! Não confunda ambição com ganância, que é negativo, que é o desejo exagerado de possuir ou conquistar qualquer coisa.

Rafael, e se eu não passar em nada??
Se você não passar em nada, vou repetir aquilo que sempre digo para os meus estagiários na Defensoria: você será um profissional melhor.

Se você for advogar em um escritório ou até mesmo investir em ter o seu próprio escritório, seja um advogado top, com muito conhecimento, atualizado com jurisprudência e doutrina.

Tenho certeza que, se você fizer um cursinho durante um ou dois alunos, assistir as aulas com dedicação e foco, elaborar seus cadernos, estudar com concentração, no mínimo você será um excelente advogado(a), e terá mais chances de ser bem sucedido no mercado de trabalho e até mesmo pode abrir portas para uma pós-graduação e depois um mestrado, uma elaboração de um livro e outros caminhos que podem impulsionar ainda mais sua carreira.

Toda essa explicação e exemplos pessoal é para dizer para vocês que estudar nunca é demais! Invista em você e tente superar o medo  que é não ser aprovado para caminhar por uma trilha que, a meu ver, sempre lhe renderá frutos, pois o conhecimento abre portas e mostra caminhos, muitas vezes os mais inesperados.

O sacrifício vale a pena! Pensem com calma, faça uma lista de prós e contras para tomar a melhor decisão para você, mas tenho certeza que estudar, se aprimorar e adquirir mais conhecimento terá um grande peso na sua decisão e na sua vida!

Qualquer dúvida estou à disposição de vocês!  Desejo sucesso a todos!

Abs a todos e até a próxima!

Rafael Bravo                                                                      Em 25/08/19.
instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog
www.cursocliquejuris.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!