Dicas diárias de aprovados.

5 ATITUDES PARA OTIMIZAR SEU TEMPO DE ESTUDOS

Fala pessoal!!! Como estão os estudos? Correria total!!!!! Bora pra cima deles que vai dar!!!! Dominoni por aqui nessa segundona!!!
Pessoal, o assunto tempo de estudo ou tempo para estudos é recorrente. Volta e meia ele aparece nas rodas de concursos. 
Queridos, não tem muito mistério, mas não é fácil! Um dia desses li uma frase não me lembro onde, mas era a seguinte: a má notícia é que o tempo voa! A boa: você é o piloto! E é isso mesmo!!!
Vamos a algumas ideias que deram certo comigo, na minha trajetória, e que podem te ajudar de alguma maneira.
1º. Organize-se! Estabeleça um horário para estudar e cumpra! O respeito a isso é fundamental, e um fator de ânimo poderoso. Quando estabelecemos uma meta real de estudos e a cumprimos, isso nos anima a prosseguir. Daí a importância da adequação das metas às tuas possibilidades. Falaremos sobre isso em outra postagem.
2º. Evite as redes sociais! Sem dúvida, os maiores ladrões de tempo hoje são Insta, Face e Zap. Gente!!! Mesmo eu, que sou focado no que estou fazendo, se não me concentrar acabo por perder mais tempo do que o devido! Desliguem o celular!!! Principalmente quando estiverem estudando. Ainda que você consiga estudar ouvindo música…evite ligar o celular! Graças a Deus passei antes dessas redes todas... rsrsr
3º. Estude próximo ao trabalho! Lembro que em todos os lugares onde trabalhei (exceto no TRE/RJ) eu ficava depois da hora mais um pouco (às vezes por até 2, 3 horas a mais). Percebam: normalmente nosso expediente termina entre 17 e 19 horas. Principalmente para aqueles que vivem em grande centros urbanos, esse horário o trânsito é caótico. Daí que você, saindo às 17 horas e ficando estudando até as 20 horas, por exemplo, vai deixar de pegar aquele engarrafamento brabo, e aproveitar melhor o seu tempo.
4º. Estude fora de casa! Essa dica vale mais para as mães e pais concurseiros. É impossível, para um filho, ver a sua mãe e o seu pai em casa e compreender que eles devem ficar longe. Na minha época, ou eu saía de casa e estudava na biblioteca ou na sala de estudos do curso, ou a minha esposa saía com meu filho (normalmente aos sábados e domingos, para o clube).
5º. O Poder de 1 horinha! Muitas pessoas se programam para estudar 3, 4 horas por dia. Daí que ocorre algum imprevisto e só restam 2 horas…ou 1 horinha…ou alguns minutos…Gente, acreditem!!!! Esse tempinho que te resta para estudar vai fazer a diferença entre quem vai passar e quem vai ficar de mi mi mi! Principalmente pra gente que estuda, trabalha, é pai, mãe, esposa…enfim..mude o foco! Pare de ficar contando o número de horas que te resta para estudar! Não importa!!! De verdade!!!! Se você tem 5, 6 horas por dia para estudar, maravilhoso!!! Mas se você não tem isso tudo, estude de qualquer maneira! Mude o foco de “número de horas para estudar” para “% de horas disponíveis para o estudo”. O objetivo do concurseiro da modernidade é atingir 100% do tempo disponível para os estudos! Aproveite o que te sobrou para os estudos e mande ver!!!! Deus está olhando para o teu esforço e te recompensará grandemente! Eu sou a prova disso!!!!
Uma técnica que pode te ajudar a controlar melhor por quanto tempo você deve ficar concentrado nos estudos é a Técnica de Pomodoro (Strict Workflow). Eu já falei sobre ela nesse post aqui. Apesar de ter dado um enfoque diferente, vale a leitura para que você possa utilizá-la, controlando quanto tempo você deve ficar imerso nos estudos.
Espero que tenham gostado!
Vejo vocês na próxima quarta, aqui no blog!!!!
Boa jornada e contem comigo!!!!
Dominoni
www.marcodominoni.com.br
@dominoni.marco (no Instagram).
www.cursocliquejuris.com.br

4 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!